A engenharia civil é o ramo da engenharia que projecta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e trabalhos de hidráulica fluvial e marítima.
O engenheiro civil projecta e acompanha todas as etapas de uma construção ou reabilitação. Deve estudar as características do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção.
Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, as redes de instalações elétricas, hidro-sanitárias, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipas, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregues em obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor.
A engenharia civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas.
O profissional de engenharia civil exerce a sua atividade em:
1- Area técnica,como elaboração de projeto
2- Área gerencial, como execução de obra, gestão de empresas ou departamentos de grandes empresas
3- Área financeira, como gestão de carteiras de clientes corporativos (empresas) em bancos ou instituições financeiras
Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a engenharia civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que àqueles que se dediquem à boa formação académica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira.
Termos técnicos
Associados à engenharia civil existem uma série de termos técnicos, que interessa definir correctamente, de forma a evitar ambiguidades.
de:Bauingenieurwesen en:Civil engineering es:Ingeniería civil fr:Génie civil it:Ingegneria civile ja:土木工学 nl:Civiele techniek sv:Väg och vattenbyggnadsteknik tr:İnşaat Mühendisliği zh:硕士