𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Distrito de Bragança

Distrito de Bragança
Localização do Distrito
de Bragança

Distrito português, pertencente à província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro. Limita a norte e a leste com Espanha, a sul com o Distrito da Guarda e com o Distrito de Viseu e a oeste com o Distrito de Vila Real. Área: 6608 km² (5º maior distrito português). População residente (2001): 148 808. Sede de distrito: Bragança.

Subdivisões

O distrito de Bragança subdivide-se nos seguintes 12 municípios:

Na actual divisão principal do país, o distrito encontra-se integrado na Região Norte e dividido em duas subregiões, ambas integrando também concelhos de outros distritos: Alto Trás-os-Montes e Douro. Em resumo:

Geografia Física

O distrito de Bragança é composto por duas regiões distintas, que correspondem grosso modo à divisão que foi feita no agrupamento dos municípios por NUTS III: a norte, as regiões de maior altitude constituem a Terra Fria Transmontana, ou o Alto Trás-os-Montes, onde a paisagem é dominada pelos baixos declives do planalto trasmontano; a sul, fica a Terra Quente Trasmontana, de clima mais suave, marcada pelo vale do rio Douro e pelos vales dos seus afluentes.

É, aliás, o Douro que constitui a característica geográfica mais importante, visto que serve de limite ao distrito ao longo de toda a sua fronteira sul, e da maior parte da fronteira oriental, até à extremidade nordeste do território português. É no vale do DOuro que se situam os terrenos de menor altitude do distrito, que se situa quase todo acima dos 400 m, com excepção dos vales dos rios principais e da região de Mirandela.

Além do Douro, os principais rios do distrito correm de norte para sul ou de nordeste para sudoeste, e fazem todos parte da bacia hidrográfica do Douro. Os principais são o Tua, que nasce em Espanha como Tuela e banha a zona ocidental do distrito, e o Sabor, que também nasce em Espanha (e bastante perto do Tuela, por sinal), mas que corre através da zona oriental do distrito. Ambos têm uma rede de afluentes com algum significado.

Entre os vales dos rios, erguem-se serras. A serra da Nogueira separa os vales do Tuela e do Sabor, erquendo-se até aos 1 320 m. Mais a sul, é a serra de Bornes que separa o Tua do Sabor, subindo até aos 1 199 m. A leste, a serra do Mogadouro é pouco mais que uma série de colinas que separam o Sabor do Douro, mas mesmo assim chega aos 997 m. A norte, junto à fronteira espanhola, erguem-se as serras maiores: a serra da Coroa sobe até aos 1 273 m de altitude a norte de Vinhais e a serra de Montezinho prolonga-se por território espanhol, onde chega aos 1 600 m de altitude.

Com excepção da Barragem do Azibo, construída no rio Azibo, afluente da margem direita do Sabor, todas as barragens do distrito situam-se no Douro. São elas, de juzante para montante, a Barragem de Valeira, a Barragem do Pocinho, a Barragem de Saucelle (já no Douro Internacional), a Barragem de Aledeadávila, a Barragem da Bemposta, a Barragem do Picote e a Barragem de Miranda.

talvez você goste