𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Charles Darwin

Charles Darwin.png

Charles Robert Darwin (12 de Fevereiro de 1809, Shrewsbury, Inglaterra - 19 de Abril de 1882, Downe, Kent, Inglaterra) foi um naturalista britânico.

Charles Darwin foi o propositor da Teoria da Seleção Natural e da base da Teoria da Evolução em seu livro A Origem das Espécies.

Teve suas principais idéias em uma visita ao arquipélago de Galápagos, quando percebeu que pássaros da mesma espécie possuíam características morfológicas diferentes e isto estava relacionado com o ambiente em que viviam.

Vida

Darwin era filho de Robert Darwin, um abastado médico, e de Susannah, filha do famoso ceramista Josiah Wedgwood, que pertencia a elite intelectual da época, sendo membro da Sociedade Lunar de Birmingham composta por cientistas e industriais dos Midlands tais como James Watt, inventor da máquina a vapor.

Na escola de Shrewsbury onde ingressou em 1818, só se interessava em colecionar minerais, insetos e ovos de pássaros, caça, cães e ratos.

Em 1825, se formou em medicina em Edimburgo, que desde meados do século XVIII era uma das mais notáveis cidades intelectuais da Europa, chamada de Atenas do Norte, centro do Iluminismo escocês. Os pilares da educação de Darwin foram Hume, Adam Smith e Dugald Stewart. Neste período de sua vida aprendeu taxidermia com um negro e manteve contato com Robert Grant, zoólogo, que defendia a evolução de Lamarck. Participou da Sociedade Pliniana, onde se liam comunicações sobre história natural. Na década de 1820, após abraçar a religião anglicama foi para Cambridge estudar para pastor no Christ's College, mas desistiu para cursar a Universidade.


A publicação do Diário de Viagem do Beagle granjea-lhe o respeito de Lyell, J. D. Hooker (botânico) e T. H. Huxley, grandes nomes científicos do período. Darwin torna-se secretário da Sociedade de Geologia e em 29 de janeiro de 1839 casa-se com Emma Wedgwood. Em 26 de março de 1835 teria sofrido um ataque de Benchuca, um inseto negro que, como se descobriu depois, é transmissor da doença de Chagas.

Até então as idéias evolucionistas já estavam bem definidas na mente de Darwin, mas elas se chocavam com a noção bíblica de uma criação especial e mesmo com a noção filosófica grega de formas ideais.



Mas as idéias defendidas na obra (evolucionismo, selecção natural, competitivadade e sobrevivência do mais forte) se consolidaram atribuindo um maior dinamismo ao processo de desenvolvimento das espécies, porém chegando ao extremo de serem utilizadas para justificar a dominação entre raças (Darwinismo Social).

Darwin cunhou a expressão árvore da vida para designar a linha evolutiva dos seres vivos.

talvez você goste