𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Charles Darwin

Disambig grey.svg Nota: Se procura Darwin sistema operacional, veja [[Darwin]].
Charles Darwin.png

Charles Robert Darwin (12 de Fevereiro de 1809, Shrewsbury, Inglaterra - 19 de Abril de 1882, Downe, Kent, Inglaterra) foi um naturalista britânico.

Charles Darwin foi o propositor da Teoria da Seleção Natural e da base da Teoria da Evolução em seu livro A Origem das Espécies.

Teve suas principais idéias em uma visita ao arquipélago de Galápagos, quando percebeu que pássaros da mesma espécie possuíam características morfológicas diferentes e isto estava relacionado com o ambiente em que viviam.

Vida

Darwin era filho de Robert Darwin, um abastado médico, e de Susannah, filha do famoso ceramista Josiah Wedgwood, que pertencia a elite intelectual da época, sendo membro da Sociedade Lunar de Birmingham composta por cientistas e industriais dos Midlands tais como James Watt, inventor da máquina a vapor.

Na escola de Shrewsbury onde ingressou em 1818, só se interessava em colecionar minerais, insetos e ovos de pássaros, caça, cães e ratos.

Em 1825, se formou em medicina em Edimburgo, que desde meados do século XVIII era uma das mais notáveis cidades intelectuais da Europa, chamada de Atenas do Norte, centro do Iluminismo escocês. Os pilares da educação de Darwin foram Hume, Adam Smith e Dugald Stewart. Neste período de sua vida aprendeu taxidermia com um negro e manteve contato com Robert Grant, zoólogo, que defendia a evolução de Lamarck. Participou da Sociedade Pliniana, onde se liam comunicações sobre história natural. Na década de 1820, após abraçar a religião anglicama foi para Cambridge estudar para pastor no Christ's College, mas desistiu para cursar a Universidade.

Foi influenciado pela obra “A Narrativa Pessoal” de Alexandre von Humboldt, que participou de diversas expedições de pesquisa pelo mundo, tanto que em 1831 segue em uma expedição geológica no norte do País de Gales com seu professor Sedgewick.

No mesmo ano o pesquisador Henslow o convida para as viagens científicas do navio Beagle. É nessa viagem que Darwin efetua diversas observações que preparariam sua teoria da evolução das espécies. Entre estas observações destacaram-se:

  • as semelhanças dos fósseis de tatus antigos (maiores) e dos atuais.
  • a diversidade das espécies distantes entre si na América.
  • a semelhança de espécies da África e de Cabo Verde.
  • as tartarugas das Galápagos - nitidamente diferentes mas impressionantemente semelhantes.

A publicação do Diário de Viagem do Beagle granjea-lhe o respeito de Lyell, J. D. Hooker (botânico) e T. H. Huxley, grandes nomes científicos do período. Darwin torna-se secretário da Sociedade de Geologia e em 29 de janeiro de 1839 casa-se com Emma Wedgwood. Em 26 de março de 1835 teria sofrido um ataque de Benchuca, um inseto negro que, como se descobriu depois, é transmissor da doença de Chagas.

Até então as idéias evolucionistas já estavam bem definidas na mente de Darwin, mas elas se chocavam com a noção bíblica de uma criação especial e mesmo com a noção filosófica grega de formas ideais.

Contudo a crença em um antepassado comum era compartilhada por sábios como Diderot, Lamarck e Erasmo. Esta visão era reforçada pelos estudos da história lingüística: Sir Willian Jones (séc. XVIII) – estudou as semelhanças fonéticas entre latim, grego, sânscrito e em 1816 o filólogo Franz Bopp falava de uma raiz comum Indo-européia. Mas Darwin adiou a publicação do livro com suas idéias evolucionistas porque havia o receio de controvérsias e perseguições, por causa do conflito gerado com suas próprias crenças religiosas e porque queria mais provas de suas teorias.

Em 1846 ele publica uma obra sobre a geologia da América do Sul e em 1 de julho de 1858, juntamente com Alfred Russell Walace, publica o artigo "Sobre a Tendência das Espécies para Formarem Variedades; e sobre a Perpetuação das Variedades de Espécies por Meios Naturais de Seleção".

Somente em 1859 é publicada “A Origem das Espécies”, obra defendida por T. H. Huxley, J. D. Hooker e Walace, mas atacada ferozmente pelo bispo Wilberforce. Para os membros do clero Darwin era o homem mais perigoso da Europa. Seu antigo professor Sedgewick se dizia confundido e frustado com o "erro" do aluno.

Mas as idéias defendidas na obra (evolucionismo, selecção natural, competitivadade e sobrevivência do mais forte) se consolidaram atribuindo um maior dinamismo ao processo de desenvolvimento das espécies, porém chegando ao extremo de serem utilizadas para justificar a dominação entre raças (Darwinismo Social).

Darwin cunhou a expressão árvore da vida para designar a linha evolutiva dos seres vivos.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Charles Darwin
Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

bg:Чарлз Дарвин bn:চার্ল্‌স্‌ ডারউইন bs:Charles Darwin ca:Charles Robert Darwin cs:Charles Darwin cy:Charles Darwin da:Charles Darwin de:Charles Darwin en:Charles Darwin eo:Charles DARWIN es:Charles Darwin et:Charles Darwin eu:Charles Darwin fi:Charles Darwin fr:Charles Darwin gl:Charles Darwin he:צ'ארלס רוברט דארווין hr:Charles Darwin hu:Charles Darwin it:Charles Darwin ja:チャールズ・ダーウィン ko:찰스 다윈 ku:Charles Darwin la:Carolus Darwin lt:Čarlzas Darvinas lv:Čārlzs Darvins ms:Charles Darwin nl:Charles Darwin no:Charles Darwin pl:Charles Darwin ro:Charles Darwin ru:Дарвин, Чарлз simple:Charles Darwin sk:Charles Robert Darwin sl:Charles Darwin sr:Чарлс Дарвин sv:Charles Darwin tr:Charles Darwin zh:查尔斯·罗伯特·达尔文

talvez você goste