𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cacém

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Cacém (desambiguação).
Portugal Portugal Cacém 
  Freguesia  
Localização
[[File:Predefinição:Mapa de localização/Portugal Continental|290px|Cacém está localizado em: Predefinição:Mapa de localização/Portugal Continental]]
<div style="position: absolute; z-index: 2; top: Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.%; left: Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.%; height: 0; width: 0; margin: 0; padding: 0;"><div style="position: relative; text-align: center; left: -Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.px; top: -Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.px; width: Predefinição:Mapa de localização/Portugal Continentalpx; font-size: Predefinição:Mapa de localização/Portugal Continentalpx;">
<div style="font-size: 90%; line-height: 110%; position: relative; top: -1.5em; width: 6em; Erro de expressão: Operador < inesperado.">Cacém
Localização de Cacém em Portugal
Coordenadas 38° 46' 10" N 9° 18' 12" O
Região Predefinição:Info/Freguesia de Portugal/Região
Município Predefinição:Info/Freguesia de Portugal/Concelho
História
Fundação 3 de julho de 2001 (23 anos)
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
Área total 8 km²
População total (2011) 21 289 hab.
Densidade 2 661,1 hab./km²
Código postal 2735 Agualva-Cacém
Outras informações
Orago Coração Imaculado de Maria
Sítio Junta de freguesia do Cacém

Cacém é uma freguesia portuguesa, pertencente à cidade de Agualva-Cacém e ao concelho de Sintra. A freguesia do Cacém foi criada em 3 de Julho de 2001, pela Lei n.º 18-C/2001, que extinguiu a antiga freguesia de Agualva-Cacém e criou as novas freguesias de Agualva, Cacém, Mira-Sintra e São Marcos.

Das quatro freguesias constituintes da cidade de Agualva-Cacém, a freguesia do Cacém é a segunda maior.

Património

Cacém - Largo D. Maria II e fonte de 1849 (31 de Julho de 2006).
  • Largo de D. Maria II - é ainda hoje o lugar de reunião dos habitantes mais antigos do Cacém: à beira do lago do Chafariz, à porta do barbeiro ou bebendo um copo nas tascas/restaurantes da zona.

A Rainha D. Maria II, mandou colocar neste largo um chafariz porque, pensa-se, este era o principal local de passagem no Cacém, nas viagens entre Lisboa e Sintra, dos membros da Casa Real da época.

Diz a tradição, que no Pátio Saladino (atualmente em avançado estado de degradação), existia na época uma cavalariça, onde o Rei mudava frequentemente de cavalos, e daí a necessidade da construção do chafariz.

Devido à obra mandada construir pela Rainha, foi atribuído o seu nome ao largo, bem como à rua que desce até à baixa do Cacém.

A cidade do Cacém é constituida pelas freguesias de Mira-Sintra, São Marcos, Agualva e Cacém. Até 1953 a freguesia da Agualva pertencia a Belas enquanto que o Cacém pertencia a Rio de mouro

A ligação ferroviária entre Lisboa e Sintra, concluída em 1887, veio trazer um grande desenvolvimento ao lugar do Cacém. Foi a partir dos anos 60 que se deu um maior crescimento desta zona, chegando hoje a uma cidade com cerca de 100 mil habitantes. As principais atividades económicas são o comércio, serviços e possui dois parques industriais com dimensões significativas.

Existem vestígios de ocupação humana no Cacém que remontam à época pré-histórica. Os dois mais conhecidos são a Anta da Agualva e os vestígios encontrados na gruta de Colaride.

Personalidades

  • Joaquim Ribeiro de Carvalho, 1880-1942, proprietário da Quinta da Bela Vista, político da Primeira República, jornalista, escritor, poeta e tradutor. Existe na freguesia uma rua com o seu nome, que começa junto do portão da referida Quinta. Dá hoje nome a um agrupamento escolar no Cacém.
  • D. Domingos Enes Jardo Foi fundador das Escolas Gerais em Portugal e Bispo de Évora e Lisboa. Foi Chanceler Mor do rei D.Dinis. Faleceu em 1293 não sendo conhecida a data do nascimento. Fundou o convento de Santo Eloy, habitualmente chamado de Convento dos Lóis. Inicialmente funcionou como hospital e posteriormente foi entregue à congregação dos Lóis. Tem hoje no Cacém um agrupamento escolar com o seu nome.
  • Matias Aires Nasceu em São Paulo a 27 março de 1705. Faleceu em 1763 e foi sepultado na Quinta da Fidalga. Nasceu no seio de uma família abastada e veio para Portugal em 1716. Estudou na Faculdade de Direito de Coimbra e em Madrid, Baiona e Paris. Foi escritor, pensador e filósofo. Existe hoje no Cacém uma escola com o seu Nome.

Educação

  • Escola Secundária Ferreira Dias
  • Escola Secundária Matias Aires
  • Escola Secundária Gama Barros
  • Agrupamento Ribeiro de Carvalho

Saúde

  • Centro de Saúde de Agualva-Cacém (Extensão do Olival)
  • Centro de Saúde de Agualva-Cacém
  • Centro de Saúde de São-Marcos

Desporto

Cacém - Complexo desportivo do Atlético Clube do Cacém (Agosto de 2006).

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre Freguesias, integrado no Projecto Grande Lisboa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste