Jacareí é uma cidade brasileira do Estado de São Paulo. Localiza-se no Vale do Paraíba, microrregião de São José dos Campos, a 78 km da capital. Suas coordenadas geográficas são 23º18'10" sul e 45º17'31" oeste.
De acordo com o IBGE, os habitantes em julho de 2004 eram 205 360, distribuídos numa área total de 460 km2 (área urbana: 62 km2). A densidade demográfica municipal é de 443,54 hab/km2.
Os municípios limítrofes são São José dos Campos a norte e nordeste, Jambeiro a leste, Santa Branca a sudeste, Guararema a sudoeste, Santa Isabel a oeste e Igaratá a noroeste.
História
Os documentos históricos de Jacareí registram o início de um povoamento em 1652 com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Parayba, pela iniciativa de Antônio Afonso e seus três filhos. Em 22 de novembro de 1653 o local foi elevado à Vila e tornou-se cidade em 3 de abril de 1849.
Antigo caminho para as Minas Gerais, usando o rio Paraíba, Jacareí passou de humilde pousada colonial de tropeiros, ao longo dos anos, para cidade progressista, a partir de 1790.
Segundo as pesquisas, o núcleo inicial da cidade está nas redondezas da Capela do Avareí (1728) e depois o Largo da Matriz (século 19), que foi urbanizado na década de 1930. O largo da Matriz continua ainda hoje como palco das festas em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora Imaculada Conceição, que são realizadas há mais de 100 anos. O dia da padroeira é 8 de dezembro, feriado municipal. Em 1920, a igreja passa por uma reforma, na qual são imprimidos os traços atuais.
Outro monumento histórico da cidade é a Santa Casa de Misericórdia, com suas instalações oficializadas em 1850. A edificação foi construída graças aos donativos arrecadados e pelo trabalho gratuito dos negros escravos, cedidos pelos senhores abastados. Em 1854, terminada a primeira parte da construção e feitas as instalações preliminares, a Santa Casa começou a funcionar. O Brasão, a Bandeira e o Hino Oficial da cidade foram instituídos por lei municipal em 1952, 1961 e 1969, respectivamente.
Dados Gerais
- Área total do município: 463 km²
- Área da zona rural: 370 km²
- Área da zona urbana: 62 km²
- Área inundada (Rio e represas): 31km²
Infra-estrutura/saneamento:
- Rede de água: 99%
- Rede coletora de esgoto: 98%
Economia
O número de indústrias na cidade chega próximo de 300. Os estabelecimentos comerciais são em número de 4.000. As principais empresas são: Ambev, Kaiser, Cognis, VCP, Cebrace, Rohm and Haas e Gates. Os principais hotéis são: Piazza Hotel, Real Park Hotel, Hotel Brisa Rio, Six Hotel e Hotel Paraíso do Vale.
A cidade possui PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e Banco do Povo, localizado na rua Alfredo Shurig, centro, cujo telefone é 3951-7943. Destaque-se que a cidade é a única da região que possui entreposto aduaneiro. Possui rede de gás natural com 26,8 km de tubulação que atende a 10 indústrias.
Jacareí é destaque no panorama nacional como uma das melhores cidades para se viver. Pesquisa publicada em 2005 pela revista Você S/A mostra que a cidade subiu no ranking entre as 100 melhores para se trabalhar. Cada vez mais, o município atrai novas empresas e investimentos, aumentando a oferta de trabalho e renda da população.
Jacareí possui também um shopping com as mais modernas salas de cinema, além dos espaços da Fundação Cultural de Jacarehy "José Maria de Abreu" para a manifestação artística da população.Atualmente a cidade é admistrada palo prefeito marco Aurelio de Sousa(pt).
Saúde e educação
Hospitais e Clínicas: Valecor (especialidade em doenças do coração), Hospital São Francisco, Hospital Policlin, Hospital Alvorada, Hospital Antônio Afonso (24 horas) e Santa Casa de Misericórdia.
O desenvolvimento em Jacareí inclui a melhoria da qualidade de vida da população, contando com um dos menores índices de mortalidade infantil do Estado de São Paulo, um moderno laboratório de análises clínicas e está construindo uma nova e ampla unidade de especialidades para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços do setor. Além disso, a cidade investe pesado na saúde da população por meio do Programa Saúde em Casa, entre outras ações.
Demografia
Dados do Censo - 2000
População Total: 191.291
- Urbana: 183.377
- Rural: 7.914
- Homens: 94.634
- Mulheres: 96.657
Densidade demográfica (hab./km2): 415,85
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,67
Expectativa de vida (anos): 70,80
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,19
Taxa de Alfabetização: 93,97%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,809
- IDH-M Renda: 0,752
- IDH-M Longevidade: 0,763
- IDH-M Educação: 0,913
(Fonte: IPEADATA)
Educação
Faculdades: Faculdade Maria Augusta (Administração de empresas, Formação de executivos, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Comércio Exterior); Faetec -Faculdade de Educação e Tecnologia Tereza Porto Marques (Pedagogia e Tecnologia em Processamento de Dados); UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba
Aspectos geográficos
A cidade é banhada pelos rios Comprido, Paraíba do Sul, Turi e Parateí. O relevo irregular, formado por morros, colinas e várzeas entre elevações da Serra da Mantiqueira.
O município está situado na latitude: 23 18' 10" Sul e na longitude: 45 17' 31" W Gr. O clima da cidade é mesotérmico com verão e inverno seco. O relevo é regular, formado por morros e várzeas. As distâncias: de São Paulo - 78 km; de São José dos Campos - 17 km; de Campos do Jordão - 98 km; de Campinas - 141 km.
Altitude: 567 m
Hino de Jacareí
Antonio Afonso, homem eterno
O fundador, o pai e o herói
deste torrão gentil e mui terno
que a grandeza da Pátria constrói!
Berço puro de filhos brilhantes,
tradição de inegável valor,
teu passado foi feito de instantes
de trabalho, de força e de amor!
Morada do Progresso
luto por ti!
Cidade - paz
Jacareí
E bem sei que o futuro não dista
novamente serás
grande Atenas Paulista
És terra e a todos encanta
-- E ver teu Rio Paraíba altaneiro
é perceber que o vento nos canta
grande ventura em ser brasileiro!
Os teus bairros tranquilos, serenos
tuas praças e teus cidadãos
que são negros, são loiros, morenos
sempre iguais como puro irmãos!
E a tua alma é um sonho brilhante,
pra conduzir teu povo feliz!
És bela flor do vale gigante
bem como orgulho deste país!
Lar de escolas, de fé e de igrejas,
De comércio tão firme e leal!
Lar da indústria, é preciso que sejas
deste vale a incomum capital!
- Letra: Benedito José Mendes e Silva
- Música: Messias Santos