𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Grêmio origem: www.hqfl.dk

Dados do Time
Local Porto Alegre, RS
Apelido Tricolor Gaúcho
Fundação 15 de Setembro de 1903
Estádio Olímpico Monumental
Capacidade 55.000 pessoas
Presidente Paulo Odone Ribeiro
Técnico Mano Menezes
Divisão 2006 Série A
Ranking CBF 1º lugar
Site Oficial: Grêmio.net
Site não-oficial NaçãoTricolor.com.br

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube de futebol, da cidade de Porto Alegre, RS tem como cores o azul, o preto e o branco. Desde 1946 o clube tem um mascote na figura do Mosqueteiro. Seu estádio é o Olímpico Monumental.

O Grêmio ocupa o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, que congrega todos os clubes do Brasil. Além disso, ele é hoje o 3º melhor clube do Brasil no ranking da CONMEBOL, que congrega os times sulamericanos.

O Grêmio também possui a maior torcida de futebol do Rio Grande do Sul, conforme o ranking da Revista Placar e a pesquisa Top of Mind realizada anualmente no estado. O Grêmio também é o clube onde se formou para o futebol Ronaldinho Gaúcho, eleito melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005 (jogando pelo Barcelona, seu atual clube).

O Grêmio disputou a Série B do Campeonato Brasileiro em 2005, mas em 26 de novembro de 2005 consagrou-se campeão, o último título que lhe faltava na história esportiva, em vitória histórica de 1 a 0 sobre a equipe do Náutico, em Recife, jogando com somente 7 jogadores, após o adversário ter disperdiçado dois pênaltis. Assim o time voltou à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

O Grémio é rival histórico de um time de Porto Alegre, o Internacional. As partidas entre Grêmio e Internacional. são conhecidas como Gre-Nal.

História

"Já estava escurecendo. No mês de setembro, quando começa a escurecer são 19 horas. Essa a hora em que nos reunimos na Rua José Montauri, para fundar o Grêmio, por idéia do paulista Cândido Dias da Silva, o dono da bola. E ali onde existe o restaurante Dona Maria. Era um hotel muito bom na época." Palavras de Frederico Reinoldo Panitz, o último sócio-fundador ainda vivo, em 1971, aos 88 anos de idade.

O Grêmio F.B.P.A., na época Grêmio Portoalegrense, foi fundado em 15 de Setembro de 1903. Num hotel da atual Rua Dr. José Montauri, 33 rapazes reuniram-se e fundaram, então aquele que seria um dos maiores clubers brasileiros de futebol. A bola de couro trazida pelo paulista Cândido Dias da Silva foi um dos fatores decisivos para a fundação do Grêmio Portoalegrense.

Seu primeiro presidente foi Carlos Luiz Bohrer. Seu primeiro campo, a Baixada dos Moinhos de Vento, foi inaugurado em 1904. Localizava-se em uma área nobre de Porto Alegre, entre as atuais Rua Mostardeiros e Dona Laura. O primeira participação do Grêmio em campeonatos oficiais ocorreu em 1910, na disputa da Liga de Porto Alegre. Em 1911, o clube venceu pela primeira vez o referido campeonato, fato que viria a se repetir mais 32 vezes. O primeiro campeonato estadual vencido pelo Grêmio foi em 1921. Desde então, o clube venceu mais 31 vezes a disputa estadual.

Em 1954, foi inaugurado o Estádio Olímpico, na época o maior estádio privado do país. Em 1980, com o fechamento do anel superior, o estádio passou a chamar-se Olímpico Monumental. Em 1981, foi registrado o público recorde do estádio, que foi de 98.421 pessoas (85.751 pagantes) no jogo Grêmio x Ponte Preta, válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Posteriormente, com a implantação de cadeiras, a capacidade do estádio foi sendo reduzida até 51.081 pessoas.

Em 1981, o Grêmio conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro com uma vitória pelo placar de 1 a 0 sobre o São Paulo no estádio Morumbi. O clube voltaria a vencer o Campeonato Brasileiro em 1996, com uma vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa de Desportos em jogo disputado no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. O Grêmio venceu ainda quatro vezes a Copa do Brasil, nos anos de 1989 (vencendo o Sport Recife), 1994 (vencendo o Ceará), 1997 (vencendo o Flamengo) e 2001 (sobrepujando o Corinthians nos jogos finais).

O clube venceu também duas vezes a Taça Libertadores da América, a maior e mais prestigiada competição de futebol do continente americano. A primeira conquista se deu em 1983, com uma vitória sobre o Peñarol na final. Naquele mesmo ano, o Grêmio viria a se sagrar campeão intercontinental: ao vencer o Hamburgo, da Alemanha, na disputa pela Taça Intercontinental Toyota em Tóquio, Japão. No ano de 1995, o clube voltaria a vencer a Taça Libertadores da América ao derrotar o Atlético Nacional da Colômbia.

Ao lado do Cruzeiro, o Grêmio é o clube com mais títulos na Copa do Brasil. Ele tem quatro títulos em sete finais. O Cruzeiro também tem quatro títulos, mas participou duas vezes a mais que o Grêmio, pois o Grêmio não podia participar da Copa do Brasil por estar jogando a Taça Libertadores da América.

Seu primeiro rebaixamento ocorreu em 1991. Antes da realização do campeonato, devido à sua importância no cenário nacional, os dirigentes dos grandes clubes apresentaram então uma nova proposta para a CBF: um campeonato de 32 equipes, divididas em quatro grupos. Com um detalhe: 16 delas estariam garantidas automaticamente na primeira divisão do ano seguinte, salvando-se da Série B. O time, que faz parte do Clube dos 13, disputou a Série B em 1992, e terminou na 11º posição, o que não garantiria vaga na primeira divisão, mas no meio do campeonato a CBF resolveu subir 12 e não 4, excepcionalmente naquele ano, dessa forma o tricolor da Azenha acabou garantindo sua participação na Série A do Campeonato Brasileiro em 1993.

Já no ano seguinte, o clube retomou uma longa série de conquistas: em 1994 Copa do Brasil, em 1995 a Taça Libertadores da América e o Campeonato Gaúcho, em 1996 a Recopa Sul Americana, Campeonato Gaúcho e o Campeonato Brasileiro, em 1997 a Copa do Brasil e em 1999 a Copa Sul e o Campeonato Gaúcho. Em 2001 a Copa do Brasil e o Campeonato Gaúcho.

No ano de seu centenário (2003), o Grêmio escapou do descenso apenas na última rodada, com uma vitória sobre o Corinthians. Em 2004, a péssima campanha no Campeonato Brasileiro – com apenas 9 vitórias em 46 jogos – o levou novamente à Série B. O rebaixamento foi uma conseqüência quase lógica da desastrosa política de reforços do presidente Flávio Obino, bem como das dívidas contraídas devido à quebra da parceria com a empresa suíça ISL e a ações trabalhistas movidas por ex-jogadores.

Em 2005, o Grêmio disputou a Série B do Campeonato Brasileiro e foi campeão depois de um jogo histórico contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Depois de ter dois pênaltis marcados contra (desperdiçados pelo Náutico) e 4 jogadores expulsos, o tricolor gaúcho, ainda assim, conseguiu marcar o gol do título, através do jovem Anderson – já vendido ao Porto de Portugal por cinco milhões de euros. Anderson foi o grande destaque do time na temporada, e responsável direto pela volta do Grêmio à Primeira Divisão.

Títulos

Principais Conquistas

Outras Conquistas

Hino do Grêmio

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver
Cinqüenta anos de glórias
Tens imortal tricolor
Os feitos da tua história
Canta o Rio Grande com amor
Nós como bons torcedores
Sem hesitarmos sequer
Aplaudiremos o Grêmio
Aonde o Grêmio estiver
Lara o craque imortal
Soube seu nome elevar
Hoje com o mesmo ideal
Nós saberemos te honrar

Música e letra de Lupicínio Rodrigues.

Elenco atual

Nacionalidade Nome Posição
Goleiros
Brasileiro Caio Venâncio Goleiro
Brasileiro Cássio Ramos Goleiro
Brasileiro Rodrigo José Galatto Goleiro
Brasileiro Marcelo Grohe Goleiro
Defensores
Argentino Julian Edgardo Maidana Zagueiro
Brasileiro Marcelo José Oliveira Zagueiro
Brasileiro Fábio Pereira da Cruz Zagueiro
Brasileiro Evaldo Silva Santos Zagueiro
Brasileiro Alessandro Mori Nunes Lateral Direito
Brasileiro Luiz Felipe Rodrigues Marques Lateral Direito
Brasileiro Patrício Antônio Boques Lateral Direito
Chileno Alejandro Adrián Escalona Martinez Lateral Esquerdo
Brasileiro Wellington Santos Silva Lateral Esquerdo
Meio-Campos
Brasileiro Jeovânio Rocha do Nascimento Volante
Brasileiro Eduardo Martins Nunes Volante
Brasileiro Sandro Gomes da Luz (Sandro Goiano) Volante
Brasileiro Lucas Pezzini Leiva Volante
Brasileiro Marcos Rogério Volante
Brasileiro Bruno Coutinho Martins Meia
Brasileiro Marcelo Pereira da Costa Meia
Brasileiro Ramón Rodrigo de Freitas Meia
Brasileiro Anderson Simas Luciano (Tcheco) Meia
Brasileiro Paulo Rafael de Oliveira Ramos Meia
Atacantes
Brasileiro José Ricardo dos Santos Oliveira (Ricardinho) Atacante
Brasileiro Cézar do Nascimento Atacante
Uruguaio Marcelo Lipatin Lopez Centro Avante
Brasileiro Pedro Bispo Moreira Júnior Atacante
Argentino Germán Gustavo Herrera Atacante
Brasileiro Reinaldo José da Silva Centro Avante
Técnico
Brasileiro Mano Menezes Técnico

Jogadores históricos

Curiosidades

  • O Grêmio é o único time fora do eixo RJ-SP a ser Campeão Intercontinental.
  • O Grêmio é o único time do sul do Brasil a conquistar a Taça Libertadores da América.
  • Já ganhou de 23 a 0 do Nacional Clube de Porto Alegre, em 1912.
  • O jogador Sisson marcou 14 gols em uma única partida.
  • Já jogou na neve, em Bento Gonçalves, contra o Esportivo.
  • Já goleou o Internacional de 10 a 0.
  • Seu jogador, Eurico Lara, virou parte do hino.
  • A primeira partida de futebol transmitida a cores no Brasil foi Caxias X Grêmio, em 1972.
  • Foi a primeira equipe de fora do Rio de Janeiro a vencer no Maracanã (Flamengo 1 x 3 Gremio), em 1951.
  • Durante uma excursão à Europa, na década de 60, o Grêmio jogou na Hungria, e em homenagem ao Tricolor gaúcho, um pai deu a uma criança nascida nesta época o nome de Gremina.

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Campeonato Brasileiro de Futebol

de:Grêmio Porto Alegre en:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense fr:Grêmio Football Porto-Alegrense ja:グレミオ sv:Grêmio FBPA

talvez você goste