𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Teatro Oficina

O Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, conhecido simplesmente por Teatro Oficina, é uma companhia de teatro das mais importantes do Brasil localizada em São Paulo. Fundado em 1958 por José Celso Martinez Corrêa, então estudante de Direito, e dirigido por ele até hoje, o Oficina foi responsável pela formação de centenas de atores ao longo de suas décadas de existência. Atualmente, o seu maior projeto é construir um Teatro de Estádio no Bairro do Bixiga em São Paulo, onde também estaria funcionando uma escola para as crianças e moradores do bairro, chamado Bixigão, realizando o antigo vislumbre da Ágora.

Foi neste lugar que em 1967 seria lançado na cultura brasileira o que ficou conhecido como Tropicalismo, estética ligada ao movimento antropofágico de Oswald de Andrade e que influenciou músicos, cineastas, poetas e outros artistas.

O Grupo tem uma trajetória que ultrapassa os limites estéticos, passando por várias formas de interpretação, gestão e arquitetura. A última montagem do Oficina é a adaptação de "Os Sertões" para o palco, apresentada recentemente num Festival de Teatro na Alemanha.

O novo Oficina, assim como o MASP, foi concebido por Lina Bo Bardi que reformou o teatro no início da década de 1990, transformando-o em um teatro-pista, com parede de vidro, teto móvel, sendo sua arquitetura vencedora da Bienal de Praga em 1999. Estão entre as principais montagens do Grupo textos de Eurípedes, Shakespeare, Artaud, Nelson Rodrigues, Jean Genet, dentre outros.

Trata-se de um foco de resistência política dos mais importantes em nosso país hoje.

Páginas externas

talvez você goste