Gay é uma palavra adotada do inglês que originalmente significava alegre, exuberante, vivamente excitado, colorido, deslumbrante, etc... Origem: inglês médio ou Middle English, de gai do francês médio. Luiz Mott, antropólogo e líder do Movimento Homossexual Brasileiro, argumenta que a esta palavra antecede ao francês e tem suas origens na Península Ibérica (favor pesquisar o termo gaiato).
A palavra gay evoluiu para designar não somente homossexuais masculinos mas também mulheres lésbicas e, inclusive, transsexuais e pessoas transgêneres... em resumo, todas as pessoas de sexualidade minoritária ou GLBTT. A palavra gay espalhou-se pelo mundo inteiro através do inglês popular e comercial moderno (i.e. Alemanha, Dinamarca, Argentina, Brazil, Paraguay, Bélgica, Espanha, países da Ásia, África, et cétera...)
Vale notar que existem ópiniões no Brasil que preferem o termo "guei" ao invéz do que já se tornou convencional internacionalmente.
Existem muitos sinônimos desta palavra no idioma português, a vastíssima maioria são pejorativos. Por exemplo, bicha, viado, puto, boiola, biroba, paneleiro, chibungo, pederasta e boitola, entre muitos outros. À medida que a sociedade avança e se torna mais progressiva, seu idioma a acompanhando e novos termos mais neutros o mesmo positivos começam a surgir.
Links externos