D. Pedro V (16 de Setembro 1837 - 11 de Novembro 1861), cognominado O Esperançoso, O Bem-Amado ou O Muito Amado, foi Rei de Portugal de 1853 a 1861. Era o filho mais velho da Rainha Maria II de Portugal e do seu consorte Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha.
Pedro foi um monarca capaz e trabalhador, que se esforçou por melhorar as condições de vida dos portugueses. Esta consciência foi fruto de uma educação cuidada, que incluíu trabalhos cívicos junto das populações e viagens pelo estrangeiro. Sob a orientação do seu pai, Pedro procurou a modernização do país, implementando infrastruturas como estradas, linhas telegráficas e caminhos de ferro. A saúde pública foi outra das suas preocupações. Juntamente com a mulher, a princesa Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen, Pedro fundou hospitais públicos e instituições de caridade.
Pedro morreu com apenas 24 anos, provavelmente de cólera. A sua morte provocou uma enorme tristeza em todos os quadrantes da sociedade. Não tendo filhos, foi sucedido pelo irmão, o infante D. Luís.
Ver também
- RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por Maria II |
{{{título}}} |
Sucedido por Luís I |