𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Wahhabismo

Wahhabismo é uma seita islâmica composta pelos seguidores de um indivíduo chamado Muhammad bin abdul Wahhab, que no século dezoito iniciou suas pregações de caráter puritano e extremista na Península Arábica. E que mais tarde por intermédio de sangrentas guerras com o apoio de forças colonizadoras se tornou a fé e ideologia dominante da região através da igual aberta aceitação e colaboração da família Saud (Sauditas).

A história da Wahabiya e seus seguidores (wahabis) é repleta de violência e crimes, contra todos os elementos Islâmicos que eles consideram desviados ou incrédulos, principalmente os Shias e Sufis, e contra elementos não-Islâmicos também. Os wahabis e salafis (uma variação dessa seita, mas com os mesmos ideais) através de seu poderio financeiro conseguiram tomar a frente de quase todos os trabalhos Islâmicos, levando sua mensagem aos quatro cantos do mundo, construindo mesquitas, colocando literatura a disposição, efetuando eventos e acampamentos, enfim, utilizando-se do dinheiro para manter estabelecimentos próprios ou pelo menos manter outros ligados de uma maneira ou outra a eles.

Muitos problemas são também ocasionados no período de Hajj (peregrinação Islâmica) onde muitos Muçulmanos reclamam de maus tratos, repressão e desrespeito devido ao fato de serem Shias ou Sunnis que não se alinham ao comportamento wahabi, majoritário na região.

Grupos como os Taliban e Sipah-i-Sahaba são de aberta orientação wahabi-salafi, e provam isso com suas atitudes ultra-conservadoras, como desrespeito às mulheres, sectarismo e intolerância religiosa, interpretação radical do Islamismo, instigação de guerra civil, violência extrema, etc...

Apenas como exemplos das orientações ditas islâmicas de alguns ditos Sheiks wahabis-salafis, cabem citar a defesa ao antropoformismo de Deus e a possibilidade de Deus causar e encorajar o mal. Ambas doutrinas que vão de encontro com os ensinamentos Islâmicos puros, mas que são defendidas por wahabis-salafis convictos. Há também relatos de autoridades wahabis-salafis emitindo decretos ou proferindo discursos, onde defendem e encorajam o assassinato de outros Muçulmanos, assim como o tráfico e venda de mulheres e crianças Shia, Sufi ou mesmo Sunni. De fato, no Afeganistão de domínio Taliban, mas não somente lá, isso era muito comum, com freqüentes exortações criminosas do tipo por parte de personalidades infames como o Mula Umar e outros líderes Taliban.


Ver Também:


Referências Externas

Ícone de esboço Este sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

ar:وهابية cs:Wahhábismus da:Wahabiter de:Wahhabiten en:Wahhabism es:Wahhabismo eu:Wahhabismo fa:وهابیت fi:Wahhabismi fr:Wahhabisme he:והאביה ia:Wahhabismo id:Wahhabi it:Wahhabismo ja:ワッハーブ派 ko:와하브 운동 nl:Wahabisme pl:Wahhabizm ru:Ваххабизм sr:Вехабизам sv:Wahhabism

talvez você goste