Wireless (sem fio) ou Wi-fi (Wireless Fidelity) é o termo usado para receptores de rádios. O termo começou a ser usado no Reino Unido, logo depois que uma rádio começou a transmitir para outros sinais.
Um protocolo de comunicação sem fios desenhado com o objetivo de criar redes wireless de alta velocidade e que não faz mais do que transferir dados por ondas de rádio em freqüências não licenciadas.
É precisamente pelo fato de serem freqüências abertas, que não necessitam de qualquer tipo de licença ou autorização do regulador das comunicações para operar, ao contrário das demais áreas de negócio, o que as torna tão atrativas.
No uso moderno, wireless se refere a comunicação sem cabos ou fios e usa principalmente freqüência de rádio e ondas infra-vermelho. Por exemplo, internet sem fio ou Wlan.
O funcionamento do 'Wi-Fi' é simples. Para se ter acesso à Internet através de uma rede Wi-Fi ( também conhecida como Wlan) deve-se estar no raio de ação de um ponto de acesso (normalmente conhecido por hotspot) ou local público onde opere uma rede sem fios e usar um dispositivo móvel, como um computador portátil, um Table PC ou um assistente pessoal digital com capacidades de comunicação Wireless.
Um Hotspot 'Wi-Fi' é criado para estabelecer um ponto de acesso para uma conexão de Internet. O ponto de acesso transmite um sinal sem fio numa pequena distância – cerca de 100 metros. Quando um Device permite 'Wi-Fi', como um Pocket PC, encontrar um hotspot, o Device pode na mesma hora conectar na rede sem fio. Muitos hotspots estão localizados em lugares que são confortavelmente acessíveis ao público, como aeroportos, cafés, hotéis e livrarias. Muitas casas e escritórios também têm redes 'Wi-Fi'. Enquanto alguns hotspots são gratuítos, as maiorias das redes públicas são suportadas por uma Internet Service Provider (ISPs) que cobram uma taxa dos usuários para conectar na Internet.
Para os portáteis mais recentes, a Intel, maior fabricante mundial de microprocessadores, já fornece o chip Centrino. Para os que não venham equipadas com este processador, as soluções é recorrer às mais diversas placas e cartões especialmente desenvolvidos para o efeito.
Método de comunicação que usa ondas de rádio com baixa-freqüências para transmitir dados entre dispositivos. Altas-freqüências de transmissão geralmente precisam ser licenciadas pelo governo. Ver ANATEL para Brazil e ANACOM para Portugal. Com isso, cresceu a indústria comercial da rádio e milhares de outras tipos de radiodifusão. Ondas de rádio estão sendo agora crescentemente usadas regularmente por usuários de computador, conhecidas por streaming.
Desenvolvedores de software e hardware estão criando computadores menores que formam uma internet sem fio ad-hoc, com protocolos como Wifi. A IEEE 802.11 padronizou o uso wireless de conexões locais.
Ótimos roteadores bandwidth com internet sem fio requerem o cálculo em tempo-real da melhor direção do tráfego das ondas.
Fornos de Microondas usam radiação 2.45 GHz de alcance. Telefones celulares, internet sem fio, e outras ferramentas semelhantes estão a 2.4 GHz de alcance. Isto é porque a proximidade das ondas podem romper a comunicação sem fio, ou wireless.
Links Internos
- Rádio
- Internet sem Fio
- Wireless Network (en)
- Radio Frequencies (en)
- Wireless Energy Transfer (en)
- Wi-Fi (en)
- Wlan (en)
Links Externos
- Veja uma lista de links relacionadas sobre Wireless - Portais, Artigos, ONGs, Redes Livres, Hand Helds, Pesquisa & Desenvolvimento, Empresas e Blogs.
- http://wireless.com.pt Forum portugues sobre Wireless Lan 802.11