𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Barcelona

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Barcelona (desambiguação).

Predefinição:Info/Município da Espanha

Barcelona é a capital da Catalunha, uma comunidade autônoma da Espanha, da comarca do Barcelonès e da província de Barcelona. É onde se encontram as instituições mais importantes do governo da Catalunha: a Generalidade da Catalunha (governo autônomo) e o parlamento autônomo.

Localização geográfica

Localização de Barcelona na comunidade autónoma da Catalunha

Situada na província homônima, ao longo da costa do Mediterrâneo (41°23′N 2°11′E), entre o desaguar dos rios Llobregat e Besòs, o território de Barcelona está dividido em três áreas bem delimitadas: a serra da Collserola (com 512 metros de altura é o ponto mais alto da cidade, em seu topo está localizado o Tibidabo), o plano e os deltas dos rios Besòs e Lobregat, que juntamente com o litoral delimitam seu território. Cerca de 160km a sul das montanhas dos Pirenéus.

A população da cidade de 1.605.602 habitantes (estimativa em 2006), sendo que a população da área metropolitana é de 3.161.081 (estimativa em 2006). A população da província é de 5.226.354 (estimativa em 2005), mas cobre apenas 7,773 km² da cidade. O Prefeito de Barcelona é Jordi Hereu. A população catalã é conhecida pelos seus hábitos rudes para os padrões brasileiros.

História

Catedral da Sagrada Família, construída pelo arquiteto catalão António Gaudí

Os primeiros vestígios de povoamento em Barcelona remontam ao final do período Neolítico (2000 a 1500 a.C.). Do século VII ao VI a.C. não está documentada a existência de povoamento de nenhuma tribo ibérica. Aparentemente, por essa mesma época teria existido uma colônia grega (Kallipolis) na região, apesar de os historiadores discordarem sobre a sua localização exata. Os cartagineses teriam ocupado a região durante a Segunda Guerra Púnica e depois os romanos se instalariam no local.

Em sentido estrito, Barcelona teria sido fundada pelos romanos no final do século I a.C., sobre o mesmo assentamento ibérico anterior onde já se haviam instalado anteriormente desde o ano 218 a.C., e teria sido convertida numa fortificação militar, chamada de Iulia Augusta Paterna Faventia Barcino, que estava situada sobre o então chamado Mons Taber, uma pequena elevação onde hoje está situada a catedral da cidade e a praça de Sant Jaume. No século II as suas muralhas foram construídas por ordem do Imperador Cláudio e já no início do século III a população de Barcino estava estimada entre 4.000 e 8.000 habitantes.

No século V, Barcelona foi ocupada pelos visigodos de Ataulfo (ano 415) provenientes do norte da Europa. Em 531, Amalarico foi assassinado. No século VIII a cidade foi conquistada pelo vizir árabe Al-Hurr e iniciou-se um período de quase um século de domínio muçulmano que terminou em 801 quando foi ocupada pelos carolíngios, que a converteu em capital do Condado de Barcelona. A potência econômica da cidade e a sua localização estratégica fizeram com que os muçulmanos voltassem em 985, comandados por Almansor, ocupando-a durante alguns meses.

Arquivo:Barcelona1.JPG
Um dos portos de recreio de Barcelona. Visível o catamarã que faz a ligação com as Ilhas Baleares.

A partir do século XIV a cidade iniciou uma era de decadência que se estendeu durante os séculos seguintes. A união dos reinos de Aragão e Castela, oficializada com o casamento entre os reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela, gerou um ambiente tenso entre catalães e castelhanos que chegou ao momento mais crítico com a Guerra dels Segadors (de 1640 a 1651) e posteriormente com a Guerra da Sucessão Espanhola (de 1702 a 1714), que terminou com a abolição das leis institucionais próprias da Catalunha e com a destruição de boa parte do Bairro da Ribera e da construção da Ciutadella.

Até o fim do século XVIII, Barcelona iniciou uma recuperação econômica que lhe favoreceu a industrialização progressiva do século seguinte. A segunda metade do século XIX coincidiu com o projeto de derrube das muralhas antigas que envolviam a cidade e outras cidades próximas são incorporadas à Barcelona. Dessa forma, são incorporadas à Grande Barcelona as cidades de Gràcia, Sarrià, Horta, Sant Gervasi de Cassoles, Les Corts, Sants, Sant Andreu de Palomar e Sant Marti de Provençals. Isso permitiu que a cidade executasse o projeto de Eixample e de desenvolvimento da indústria, feito que lhe permitiu entrar no século XX como um dos centros urbanos mais avançados de Espanha. Foi sede de duas Exposições Universais nos anos de 1888 e de 1929.

A escalada da Guerra Civil Espanhola e a derrota das forças republicanas tornaram o panorama desfavorável novamente, uma vez que Barcelona se havia posto ao lado da República, e no final de 1939, as tropas franquistas ocuparam a cidade na última fase da guerra.

Depois de um pós-guerra duro para Barcelona, teve início uma fase de desenvolvimento baixo o mandato do prefeito Josep María de Porcioles i Colomer, e assim é com toda a região próxima à cidade que ainda mantinha alguma tradição agrícola e rural e que aos poucos se vai urbanizando com grandes bairros cheios de imigrantes procedentes de outras partes da Península Ibérica. Restaurada a democracia após a morte do ditador Franco, um novo desenvolvimento cultural e urbanístico acontece, com uma crescente participação da população civil, dotando a cidade de grandes infra-estruturas dignas de uma metrópole moderna e cosmopolita atrativa para o turismo. Nesta última etapa celebraram-se os Jogos Olímpicos de Verão de 1992 e o Fórum Universal das Culturas em 2004.

Economia

Barcelona foi históricamente uma cidade muito ligada à indústria. Foi a primeira cidade em Espanha a acolher a revolução Industrial e apesar de ter tido algumas crises económicas é hoje o maior centro indústrial do país.

O porto de Barcelona converteu-se nos últimos anos no mais importante do Mediterrâneo em tonelagem de mercadorias e contentores. Também é o primeiro porto mediterrânico en número de cruzeiros que fazem escala na cidade.

Centro cultural, económico e político, Barcelona é uma referência não só dentro de Espanha como também no contexto da União Europeia.

Distritos e bairros

Barcelona cresceu e anexou municípios vizinhos que atualmente são bairros da cidade. Destacam-se a aportação fenomenal de Ildefons Cerdà e a ordenação urbanística.

Barcelona está dividida em dez distritos (enumeram-se alguns bairros históricos):

  • Ciutat Vella: Raval, bairro Gótico, Ribera e a Barceloneta.
  • L'Eixample: Sant Antoni, Esquerra de Eixample, Dreta de Eixample, Sagrada Família, Fort Pienc.
  • Sants-Montjuïc: Can Tunis, Montjuïc, Badal, Hostafrancs, Bordeta, Sants, Poble Sec, Zona Franca, Font de la Guatlla.
  • Les Corts: les Corts, Pedralbes, Sant Ramon.
  • Sarrià - Sant Gervasi: Sarrià, Galvany, Sant Gervasi de Cassoles, El Putxet, Tres Torres, Bonanova, Vallvidrera, Les Planes.
  • Gràcia: Vallcarca, Penitents, Salut, Gràcia, Camp d'en Grassot.
  • Horta-Guinardó: Horta, Carmel, Teixonera, Can Baró, Font d'en Fargas, Guinardó, Vall d'Hebron, Montbau, Sant Genís dels Agudells, Baix Guinardó.
  • Bairro Novo (Nou Barris): Vallbona, Ciutat Meridiana, Torre Baró, Canyelles, Roquetes, Trinitat Nova, Prosperitat, Guineueta, Verdum, Turó de la Peira, Vilapicina.
  • Sant Andreu: Congrés, La Sagrera, Sant Andreu de Palomar, Bon Pastor, Trinitat Vella.
  • Sant Martí: Sant Martí de Provençals, Clot, Camp de l'Arpa, Poble Nou, Vila Olímpica, Besòs, Verneda, Ciutadella, Nova Icària, Diagonal Mar.

Cultura

Durante muitos anos conhecida como a capital industrial da Espanha, Barcelona é actualmente considerada um dos centros culturais mais importantes da Europa. Aqui encontram-se as mais importantes obras do famoso arquitecto António Gaudí:

Ainda merecem atenção:

Esportes

A cidade de Barcelona também se destaca no futebol, onde os clubes do Futbol Club Barcelona e Espanyol se destacam. A cidade também já sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1992 e alguns jogos da Copa do Mundo de 1982.

O clube do Barcelona é o maior da Catalunha, onde já passaram diversos jogadores de futebol famosos como Maradona, Ronaldo, Rivaldo, Romário, Michael Laudrup, Cruyff e Luis Figo. Actualmente os maiores jogadores são Ronaldinho, Messi, Thierry Henry e Samuel Eto'o

Apesar de grande destaque no futebol, outros desportos se destacam na cidade catalã, entre eles esportes náuticos, automobilísticos, além de outros.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Barcelona

Predefinição:Link FA

als:Barcelona an:Barzelona ar:برشلونة ast:Barcelona bg:Барселона br:Barcelona bs:Barcelona ca:Barcelona cs:Barcelona cy:Barcelona da:Barcelona de:Barcelona el:Βαρκελώνη en:Barcelona eo:Barcelono es:Barcelona et:Barcelona eu:Bartzelona fa:بارسلون fi:Barcelona fr:Barcelone frp:Barcelona ga:Barcelona gl:Barcelona he:ברצלונה hr:Barcelona hu:Barcelona hy:Բարսելոնա ia:Barcelona id:Barcelona io:Barcelona is:Barcelona it:Barcellona ja:バルセロナ ka:ბარსელონა ko:바르셀로나 ku:Barcelona la:Barcino lad:Barselona lb:Barcelona lt:Barselona lv:Barselona nds:Barcelona nl:Barcelona (stad) nn:Barcelona no:Barcelona oc:Barcelona pl:Barcelona qu:Barcelona ro:Barcelona ru:Барселона scn:Barcillona (Spagna) sco:Barcelona sh:Barcelona simple:Barcelona sk:Barcelona sl:Barcelona sq:Barcelona sr:Барселона sv:Barcelona th:บาร์เซโลนา tl:Lungsod ng Barcelona tr:Barselona ty:Barcelona uk:Барселона vec:Barcełona vi:Barcelona vo:Barcelona (Spanyän) zh:巴塞罗那

talvez você goste