Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa.Fevereiro de 2008) ( |
Fluxo de Trabalho (em inglês: Workflow) é a seqüência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, envolvendo a noção de processos, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra de acordo com algumas regras.
Conceito
Segundo a WfMC (Workflow Management Coalition) é a automação do processo de negócio, na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos.
A automação do processo de negócio identifica as várias atividades do processo, regras de procedimento e controle de dados associados para gerenciar o workflow durante a ativação do processo.
Muitas instâncias individuais fazem parte de um mesmo processo. Todas devem atuar de forma harmônica para se tornarem operacionais, cada uma associada a um conjunto específico de dados relevantes.
Espécies
Uma simples distinção entre os tipos de workflow é o seguinte:
- Ad hoc WorkFlow: no qual as regras de procedimentos podem ser modificadas ou criadas durante a operação do processo.
- Workflow de Produção (Production Workflow): no qual a maioria das regras de procedimentos está definida
- Workflow Administrativo: é um meio-termo entre um workflow "Ad hoc" e um de "produção", envolve atividades fracamente estruturadas, repetitivas, previsíveis e com regras simples de coordenação de tarefa. Exemplos são o processamento de ordens de compras e autorização de férias e viagens.
Sistemas de Gerenciamento de Workflow - WfMS
Os sistemas de gerenciamento de workflow (WfMS - Workflow Management Systems) se inserem no contexto geral de software cujo objetivo é o suporte ao trabalho cooperativo, onde se enfatiza a interação entre usuários, e não apenas a interação usuário/sistema.
O gerenciamento de workflow necessita de um conjunto de ferramentas para administrar, monitorar, controlar as aplicações clientes do workflow, as aplicações invocadas, ferramentas de processos dentre outras, e passa por várias transformações buscando melhorar processos de seu próprio gerenciamento.
As ferramentas utilizadas para gerenciamento de workflows apresentam algumas deficiências, como por exemplo, podem não descrever processos de exceções, apresentar interações pouco flexíveis e não terem escalabilidade.
Comparativo entre Workflows e Processos de Software
Workflows e processos de Engenharia de Software possuem pontos em comum. Ambos têm como objetivo definir processos, sendo que o primeiro define processos de negócios enquanto o segundo define o processo de produção de software.
O conceito de Workflow surgiu no campo dos negócios, com a necessidade de definir de uma maneira formal as atividades executadas na empresa. Paralelamente os processos de software surgiram no meio acadêmico, com o objetivo de definir formalmente como um software deve ser produzido.
Ver também
Ligações externas
- «Workflow patterns»
- «Workflow Management Coalition»
- «Simplifique modelos de workflow complexos»
- «Arquitetura do Windows Workflow Foundation»
af:Werkvloei ar:سير العمل ca:Flux de treball cs:Workflow de:Arbeitsablauf el:Ροή εργασιών en:Workflow es:Flujo de trabajo fr:Workflow hy:Գործահոսք id:Alir kerja ja:ワークフロー ko:워크플로 mk:Workflow pl:Workflow ru:Поток работ tr:İş akışı uk:Потік робіт vi:Luồng làm việc zh:工作流技术