𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cimabue

Crucifixo, 1287-1288, Basílica da Santa Cruz, Florença.

Cenni di Petro (Giovanni) Cimabue (c.1240 – 1302) foi um pintor florentino e criador de mosaicos. Ele também é popular por ter descoberto Giotto e ser considerado o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina.

Sua biografia foi descrita por Giorgio Vasari no livro "As Vidas dos Artistas". Seu nome foi mencionado no Purgatório da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cimabue morreu em Pisa.

Cimabue introduziu a idéia de tratar imagens e obras como indivíduos. Seu grande rival era Duccio, em Siena. Muitas de suas obras estão no interior da Basílica de São Francisco de Assis e na Galleria degli Uffizi, na Itália e no Louvre, em Paris.

Julgando por suas encomendas, Cimabue parece ter sido uma artista muito reconhecido em seu tempo. Enquanto trabalhava em Florença, Duccio foi seu principaç rival em Siena. Cimabue pintou dois grandes afrescos na Basílica de São Francisco de Assis: a Crucificação e a Descida da Cruz.


Ver também

Ícone de esboço Este sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cimabue

be:Чымабуэ be-x-old:Чымабуэ bg:Чимабуе bs:Cimabue cs:Cimabue da:Giovanni Cimabue de:Cimabue en:Cimabue es:Cimabue fi:Cimabue fr:Cimabue hr:Cimabue hu:Cimabue it:Cimabue ja:チマブーエ lv:Čimabue nl:Cimabue no:Cimabue pl:Cimabue ru:Чимабуэ sk:Cimabue sv:Cimabue

talvez você goste