𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cesar (Portugal)

Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados da palavra, veja Cesar.

Predefinição:Info/Freguesia Cesar é uma freguesia urbana portuguesa do concelho de Oliveira de Azeméis, com 6,56 km² de área e 3 288 habitantes (2001). Densidade: 501,2 hab/km². Foi elevada a vila em 13 de Julho de 1990. Cesar naceu na base do monte Calbo, serra onde existiu até à baixa idade média um importante castro, o Castro Calbo. Com as invasões romanas, nomeadamente após o consulado de Caio Julio César como governador da "Ulterior" no século I AC, todo o norte de Portugal foi ocupado e pacificadas as cidades dos lusitanos, incluindo o Castro Calbo, Castro de Romariz, etc. Em Cesar a ocupação romana terá sido na planície que hoje é realmente habitada, visto o casto estar totalmente soterrado, senão mesmo destruído. Os topónimos actuais, Vilarinho e Cimo de Vila provavelmente indicam as possíveis localizações das primeiras vilas romanas e onde se terão estabelecido. Estes topónimos estão quase sempre relacionados com a ocupação romana. Aliás, o lugar de Cimo de Vila foi o centro de Cesar até que, com a destruição da igreja original, aliás uma das mais antigas da região e que estava em Cimo de vila no campo de Carregais (hoje Casa Azul), com a contrução das duas sucessivas igrejas, primeiro abadia e depois a actual igreja iniciou a descentralização do foco populacional. Actualmente, Cesar é um centro industrial por excelência, predominando a indústria do alumínio, dos moldes e calçado. Foi elevada a vila a 13 de Julho de 1990.

Património

  • Igreja Paroquial de Cesar, capela de Senhora da Graça, capela de Vilarinho e capela do século XVII na célebre casa do Outeiro.
  • Núcleo urbano do Largo da Igreja.
  • Quintas do Outeiro (quinta milenar onde nasceram dois mártires de Portugal, Pêro Godinho (batalha de Alcácer Quibir) e Frei Simão de Vasconcelos (guerras liberais), da Herdade e do Sr. Amorim e de Justino Francisco Portal.
  • Núcleos rurais de Vilarinho e dos Arcos.
  • De grande destaque há a visitar as casas património municipal nomeadamente a conhecida "casa do monte" (retrato cristalino do príncípio do século XX)com ricas ornamentações pictóricas do conhecido e cotado pintor Joaquim Lopes. Esta foi a primeira casa a ter iluminação eléctrica autónoma.
  • Deve ser vistiado o castro mediaval e pré-romano do "monte Pinheiro" onde se encontram ainda hoje diversos vestígios do antigo castro (ainda por explorar) e onde no passado foram encontrados valiosos artefactos.

Curiosidades

  • A vila de Cesar é visitadas por dezenas de milhares de pessoas na altura das Festas Grandes, na primeira semana de Julho, em honra de São Pedro, do Mártir São Sebastião e de Nossa Senhora da Graça. Nesta ocasião organiza-se uma procissão religiosa, acompanhada por diversas bandas de música assim como uma festa profana com diversas diversões.
  • Todos os meses (dia 18) realiza-se uma das mais importantes feiras da região, tendo já tradição secular.
  • Estão sediadas na vila de Cesar as conhecidas empresas Silampos [1], Plasim [2], Ibotec [3], Fersil [4], Irmãos Azevedo, Celar [5], Highsters Conceptual Design, Dias Verdes (Green Days)[6], Cultifera entre outras.
  • Em Cesar encontra-se uma das mais puras e ricas jazidas de Caulino, havendo também zonas ricas em quartzo de grande pureza.

talvez você goste