𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Meãs do Campo

{{#coordinates:}}: latitude inválida

Predefinição:Info/Freguesia Meãs do Campo é uma freguesia portuguesa do concelho de Montemor-o-Velho, com 9,58 km² de área e 1 716 habitantes (2001). Densidade: 179,1 hab/km².

Até ao liberalismo constituía o reguengo de Meãs, na comarca de Coimbra. Foi integrado no concelho de Tentúgal em 1832.

A Freguesia de Meãs situa-se a cerca de 8 quilómetros da Sede do Concelho, tendo limites com as freguesias de Arazede a norte, Tentúgal a nascente e Carapinheira a Sul e Poente. Meãs, segundo António dos Santos Conceição, " há um pedaço de paraíso, perdido num recanto da Natureza, onde tranquilamente repousa e onde, longe do ruído do Mundo, 1600 homens e mulheres, continuam apegados a terra, numa labuta de oitocentos anos e que jamais terminará..."

A origem desta povoação remonta a fundação da nacionalidade Portuguesa, tomando o nome de "Póvoa", como se observa num treslado de 17 de Janeiro de 1898, concedido por El-Rei D. Pedro aos "moradores do lugar de Meãs, que antigamente se chamava Póvoa...", e descrito no Tombo da Casa de Aveiro - Reguengo de Meãs.

Para se distinguir de outras povoações com o mesmo topónimo, tomou o nome de Meãs do Campo, graças à extensa área de campo inserida no seu "território administrativo".

Esta povoação foi terra importante, pois o Cadastro de 1527 dá-lhe 52 "vizinhos" a que correspondem cerca de 180 habitantes. No Século XVIII, o reguengo de Meãs tinha jurisdição de crime, com juiz ordinário e Jurisdição cível.

Em 1832 era sede de concelho que se extinguiu em 1840. indo engrossar o concelho de Tentúgal até 1853, altura em que, com a extinção deste. passa para a jurisdição concelhia de Montemor-o-Velho.


Ícone de esboço Este sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

es:Meãs do Campo nl:Meãs do Campo ru:Меанш-ду-Кампу

talvez você goste