𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Sobrenatural

Disambig grey.svg Nota: Para a série veja, veja Sobrenatural (série). Para outros significados, veja Sobrenatural (desambiguação).
Diversos atos sobrenaturais são atribuídos a Jesus.

O termo sobrenatural (registrado pela primeira vez entre 1520-1530 dC) em geral designa o que não está sujeito às leis da física.[1][2] Na filosofia, na cultura popular e na ficção, o termo é associado com paranormalidade, religiões e ocultismo. O sobrenatural não possui comprovação científica, sendo que tudo comprovado cientificamente é considerado natural.

Fundamentos

Em geral explicações sobrenaturais pressupõem a existência de algum tipo de realidade além da física, como o mundo espiritual, deus(es) ou uma dimensão mental não detectável pela matéria. Seria então nesta instância superior que estaria a causa do fenômeno sobrenatural, que não poderia ser detectada por meios físicos, visto estar "acima" da natureza, transcendendo-a.

Desafio de Randi

Com base na larga experiência de refutação de alegações sobrenaturais, surgiram alguns prêmios para desafiar pessoas que aleguem poder apresentar um evento sobrenatural. Um dos mais famosos é desafio com premiação de um milhão de dólares oferecido pela fundação James Randi, a James Randi Educacional Foundation. Segundo as regras do desafio, ganha o dinheiro quem conseguir demonstrar a existência de algum fenômeno que a fundação não consiga explicar como oriundo de causa natural. Ainda não houve ganhador algum.

Desafio de Zammit

Victor Zammit, advogado aposentado de Nova Gales do Sul (Austrália) e da Suprema Corte da Austrália, criou um desafio de um milhão de dólares para qualquer cético que conseguir refutar seus argumentos que defendem a existência da "vida após a morte". As condições são expostas na página do desafio. Também ainda não houve ganhador algum.

Críticas

Conforme afirmado pelo próprio proponente [3], este prêmio em particular é criticado por exigir refutação da evidência, e não da hipótese ou conclusão que dela se tira; e por exigir refutação de uma ampla série de evidências às quais se atribui explicação "sobrenatural". Conforme expresso na página da proposta:

"My challenge is directly related to the expressly stated evidence I presented in my book A LAWYER PRESENTS THE EVIDENCE FOR THE AFTERLIFE. In other words the applicant has to REBUT the expressly stated evidence. This is a normal procedural process in litigation."

que, em livre tradução, implica algo como:

"Meu desafio está diretamente relacionado à expressamente afirmada evidência que eu apresentei em meu livro "A LAWYER PRESENTS THE EVIDENCE FOR AFTERLIFE". Em outras palavras o candidato tem que REFUTAR a evidência expressamente afirmada. Esse é um procedimento natural em um processo litigante."

A exemplo, uma explicação alternativa naturalista ao estilo Rorschach para as vozes ou imagens "reconhecidas" entre os ruídos das gravações em aparelhos eletrônicos "estrategicamente" montados para prover "comunicação com o além" em detrimento da interpretação da gravação de algo realmente "sobrenatural" não seria em princípio suficiente; pois a veracidade da evidência em si bem como a possibilidade da interpretação pelo proponente defendida não foram refutadas.

Assim como em um processo legal, o objetivo central não seria pois estabelcer a realidade subjacente aos fatos - a real culpa ou inocência do réu, ou a existência ou não existência de "vida" após a morte no caso - mas sim o de julgar a compatibilidade das alegações da "promotoria" com as evidências por ela mesma previamente selecionadas; mantendo-se à parte da discussão a possibilidade de que, diante da Navalha de Occam, tais alegações não sejam por demonstração a mais natural e simples entre as explicações possíveis; e tampouco as que realmente refletem a realidade subjacente às evidências.

Prêmio Randi versus Prêmio Zammit

Em vista do prêmio da Fundação James Randi, pode-se também argumentar que a existência concreta de evidência verificável que não tenha por explicação possível outra a não ser a existência de um universo transcendente onde vivem almas, espíritos ou o algo que "sobrevive após a morte" seria notoriamente fator mais que suficiente para o conhecedor de tal evidência se inscrever e ganhar o prêmio James Randi; incluindo-se por certo no leque de candidatos o próprio proponente do prêmio Zammit. Não houve ganhadores até o momento, contudo, para nenhum dos prêmios.

Ver também

Referências

Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Ligações externas

Predefinição:Religião/Tópicos

talvez você goste