𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Psicologia analítica

Psicologia Analítica é a doutrina de Carl Gustav Jung que se distingue da psicanálise propriamente dita por uma noção alargada da libido e pela introdução do conceito de inconsciente coletivo.

Ao contraário de Freud, Jung via a psique como positiva e negativa, um repositória não só das memórias e das pulsòes reprimidas, mas também uma instância da dinâmica da divindade.

A psicologia analítica foi desenvolvida com base no amplo conhecimento que Jung tinha da tradição psicológica contida na alquimia e na astrologia.

Conceitos fundamentais

  • Eu ou ego
  • Sombra
  • Sizígia: animus-anima
  • Si-mesmo


Pós-junguianos

A Psicologia Analítica conheceu depois de estruturação por C.G.Jung um grande desenvolvimento nos chamados pós-junguianos, os quais, ampliaram a visão de Jung.

Merece destaque neste desenvolvimento a Escola Desenvolvimentista que estudou o desenvolvimento humano desde o nascimento até a fase adulta e que tem como fonte a Escola Junguiana de Londres e a pessoa de Michael Fordham com sua obra "A criança como indivíduo" e também a pessoa de Eric Neumann com a obra "A criança". Além desta, há também a Psicologia Arquetípica que é fruto do trabalho de James Hillman, o qual, explora e desenvolve ao máximo a importância dos arquétipos na vida das pessoas.

Enlaces Relacionados

Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

talvez você goste