𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Teuthida

Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o molusco. Para outros significados, veja Lula (desambiguação).
Lulas
Squid.jpg

Lula juvenil no plancton
Antártida

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
Ordem: Teuthida
Subordens

Myopsina
Oegopsina

As lulas são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, subclasse Coleoidea, ordem Teuthida, que inclui duas subordens, Myopsina e Oegopsina (esta última inclui a espécie Architeuthis dux, a lula gigante).

Como todos os cefalópodes, caracterizam-se por possuírem cabeça distinta, simetria bilateral e tentáculos com ventosas. Assim como o choco, a lula tem dez tentáculos, dos quais dois se destacam. As lulas têm cromatóforos na sua pele e a capacidade de expelir tinta como resposta a uma ameaça. Sendo coleóides, têm um endoesqueleto que na lula é uma placa única. As lulas movem-se com a ajuda de um sifão capaz de expelir água sob pressão. Na boca, as lulas apresentam a rádula quitinosa que lhes permite triturar alimentos e que é a característica comum a todos os moluscos. As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários. São animais exclusivamente carnívoros, alimentando-se de peixes e outros vertebrados, que capturam através dos tentáculos.

A maioria das lulas não tem mais que 60 cm de comprimento, mas já foram identificadas lulas gigantes com 20 metros, que são os maiores invertebrados do mundo.

A lula é uma comida popular em muitas partes de mundo e parte integrante de muitas gastronomias regionais incluíndo a Portuguesa e a Brasileira. Na Espanha os calamares são uma receita feita de lulas fritas em rodelas.

de:Tintenfische en:squid eo:Sepio es:Sepia fr:Calmar he:דיונון ja:イカ nl:Zeekat (inktvis) pl:Kałamarnice zh:乌贼

talvez você goste