𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

São Mamede (Lisboa)

Predefinição:Info/Freguesia São Mamede é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, com 0,60 km² de área e 6004 habitantes (2001). Densidade: 10 073,8 hab/km².

Existiu uma antiga freguesia de S. Mamede, pelo menos desde 1190, situada na encosta do Castelo, cuja igreja paroquial ficava na actual rua de S. Mamede (ao Caldas), tendo sido transferida, em 1769, para o Vale do Pereiro, onde foi delimitado um novo território e construída uma nova sede paroquial, junto à Rua Nova de S. Mamede.

A freguesia detém património de grande valor histórico e artístico, quer edifícios pré-pombalinos quer imóveis recentes de uma arquitectura de empresas que nos últimos anos avança para esta zona central de Lisboa.

São Mamede integra o percurso romântico da cidade - a «Sétima Colina» que, por ocasião da Capital Europeia da Cultura (Lisboa 94) inventou - conserva o singular conjunto fabril e de habitação das Amoreiras, e tem ainda para mostrar a Rua do Salitre, o ambiente de início de século do bairro Barata Salgueiro ou os exemplos de Art Deco e modernismo radical nas Ruas Rodrigo da Fonseca e Nova de S. Mamede, entre outros aspectos igualmente significativos.

Património

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Predefinição:Lisboa-Geral

de:São Mamede (Lissabon) en:São Mamede (Lisbon) es:São Mamede (Lisboa) ru:Сан-Мамеде (Лиссабон) tr:São Mamede (Lizbon)

talvez você goste