Benfica é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, com 7,94 km² de área e 38 523 habitantes (2005). Densidade: 4 852,0 hab/km².
Em Benfica fica grande parte do grande pulmão da capital portuguesa, o Parque de Monsanto (cerca de dois terços).
História
Benfica começou por ser uma aldeia de camponeses. Com eles também algumas ordens religiosas se instalaram no terítório.
No séc XV foi promovida a sede de julgado sendo-lhe consedidos dois juízes privativos. Foi também nessa altura que se fixaram três importantes Irmandades: Nossa Senhora do Amparo, Santo António e São Sebastião.
Três séculos depois começou-se a registar uma forte atracção de novas classes abastadas, seduzidas pela paisagem.
No séc XIX aparecem as ligações com transportes públicos, e assiste-se à divisam da paróquia em dois e ao crescimento da cidade. Em 1885 separam-se do Concelhos de Belém para passarem a ser território de Lisboa. O território devide-se e dá origem a São Domingos de Benfica em 1959.
A cidade continua a crescer de forma veloz e deliberada. Chegam mais homens ricos que trazem riqueza e maior desenvolvimento ás terras.Na década de 50 habitavam na área 17 843 pessoas que cresceram para 50 000 em quarenta anos.
Nos últimos dez anos do séc XX assiste-se a uma diminuição da população para 42 000 habitantes devido ao envelhecimento da população.
Monumentos
A maioria dos monumentos em Benfica ficaram das quintas que se espalhavam pelo território. Algunsdeles estão em mau estado de preservasam tais como a Vila Ana, que espera recuperação, e a Quinta da Granja que está a ser incluída num Parque urbano cujas obras estão paradas desde 2002. Entre outros destacam-se:
- Igreja de Nossa Senhora do Amparo, na Estrada de Benfica.
- Quinta da Fonte do Calhariz, Travessa Francisco Resende.
Ver também
Links externos
[1] Fotografia de satélite de Benfica
[2] Sítio na Internet Oficial