Ao componente biológico das transformações características da adolescência dá-se o nome de puberdade. A puberdade não é, portanto, sinônimo de adolescência, mas uma parte desta, compreendendo o período desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento do testículo e/ou desenvolvimento de pelos pubianos), até o completo desenvolvimento físico e parada de crescimento.
A idade de início da puberdade apresenta ampla variação individual, ocorrendo no sexo feminino mais comumente entre 9 e 13 anos e no sexo masculino entre 10 e 14 anos O processo de crescimento e desenvolvimento da adolescência ocorre em diversos setores do organismo, porém as manifestações mais evidentes e marcantes relacionam-se ao aumento de altura e peso e à maturação sexual.
Estas características biológicas são universais e ocorrem de forma semelhante em todos os seres humanos. Elas podem ser quantificadas e classificadas através de avaliação clínica (tabelas de crescimento, critérios de Tanner), exames laboratoriais (dosagem de hormônios, radiografias) e data da primeira menstruação (menarca). Entretanto, estas características não são imutáveis, pois podem ser modificadas ou interrompidas por fatores ambientais, incluindo situações de estresse (medo, ansiedade, depressão, perdas afetivas), atividade física intensa, desnutrição ou uso de substâncias químicas lícitas ou não.
Considera-se como puberdade atrasada a ausência de qualquer característica sexual secundária em meninas a partir dos 13 anos e em meninos a partir dos 14 anos. Já a puberdade precoce pode ser considerada quando o início das características sexuais nas meninas ocorre antes dos 8 anos e nos meninos antes dos 9 anos.
A puberdade se refere ao processo de mudanças físicas (também chamado de amadurecimento sexual) pelo qual o corpo de uma criança se torna um corpo adulto capaz de reprodução. O crescimento acelera na primeira metade da puberdade e atinge seu término próximo ao final. As diferenças do corpo entre garotos e garotas antes da puberdade são quase que inteiramente restritas aos genitais. Durante a puberdade, grandes diferenças de tamanho, forma, composição, e função se desenvolvem em muitas das estruturas e sistemas do corpo. Num sentido estrito, o termo puberdade refere-se as mudanças corpóreas do amadurecimento sexual em vez dos aspectos psicossociais e culturais do desenvolvimento.
A adolescência é o período de transição psicológica e social entre a infância e a vida adulta. A adolescência em grande parte se sobrepõe ao período de puberdade mas seus limites são definidos de maneira menos precisa e se referem tanto as características psicossociais e culturais do desenvolvimento durante os anos de adolescência quanto as mudanças físicas da puberdade.
Maturação sexual
A maturação sexual abrange o desenvolvimento das gônadas, órgãos de reprodução e caracteres sexuais secundários. Existe uma ampla variação normal da idade de início e da velocidade de progressão da maturação sexual dentro de uma população. Na maioria das vezes os estágios de maturação sexual ocorrem numa seqüência constante.
Sexo masculino
No sexo masculino os sinais de maturação sexual costumam ocorrer na seguinte seqüência: aumento dos testículos e da bolsa escrotal (média 10,9 anos), crescimento de pelos pubianos (em torno do 11,3 anos), pelos axilares, pelos sobre o lábio superior, na face e em outra partes do corpo, mudanças da laringe e da voz e crescimento do pênis.
Sexo feminino
A primeira manifestação da puberdade no sexo feminino é geralmente constituída pelo aparecimento do botão ou broto mamário (média 9,7 anos), seguindo-se dentro do mesmo ano o início de desenvolvimento dos pêlos pubianos. Os pelos axilares surgem em torno de 10,4 anos, acompanhados do desenvolvimento das glândulas sudoríparas. A menarca (primeira menstruação) ocorre em média aos 12,2 anos e os primeiros ciclos menstruais são anovulatórios e irregulares.
bg:Пубертет
da:Pubertet
de:Pubertät
en:Puberty
es:Pubertad
fr:Puberté
hr:Pubertet
he:התבגרות
lt:Lytinė branda
ja:思春期
no:Pubertet
sl:Puberteta
sv:Pubertet