𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Corfebol

Corfebol (do holândes korfbal) é um esporte coletivo praticado principalmente na Holanda e na Bélgica. Ele difere de outros esportes similares porque é praticado por times mistos, formado cada um por quatro homens e quatro mulheres.

História do Corfebol

O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuyesen, inspirado num jogo sueco denominado Ringball.

"Naquela altura a Associação de Educação Física de Amsterdão solicitava um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, solicitasse uma actividade física geral e que fosse atraente para os jovens. Um jogo com estes requisitos não existia mas Broekhuysen sentiu tê-lo encontrado na Suécia...".

Teve uma boa aceitação e expansão da modalidade logo após a sua apresentação, e em 1903 constitui-se a Associação Holandesa de Corfebol. Nos anos seguintes a actividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda e junto dos mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes, sendo actualmente cerca de 100 mil na Holanda.

Em 1920, foi apresentada como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos. Nessa altura a Bélgica inicia a sua prática e devido à sua proximidade geográfica com a Holanda, depressa se desenvolveu, levando à formação da Associação Nacional em 1921. Oito anos mais tarde, foi novamente modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amsterdão, em 1928.

Em 1933 a modalidade sofre um novo impulso com a criação da IKF. Após a Segunda Guerra Mundial, inicia-se o processo de divulgação a nível mundial, começando pela Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América e Austrália. O número de países praticantes tem vindo a aumentar progressivamente. Actualmente os países de Língua Portuguesa que praticam Corfebol são Portugal e Brasil.

O Corfebol em Portugal

Em Portugal o corfebol tem cerca de 1000 atletas federados sendo a sua captação efectuada essencialmente ao nível do Desporto Escolar. Em termos geográficos, há uma predominância de atletas na zona de Lisboa. Alguns dos principais clubes nacionais são o Clube de Carnaxide Cultura e Desportos, o Núcleo de Corfebol de Benfica, o [http://cco.no.sapo.pt Clube de Corfebol de Oeiras, a Escola Secundária de Carcavelos e o Grupo Desportivo dos Bons Dias.

O Corfebol no Brasil

No Brasil, o esporte está se desenvolvendo por iniciativa do professor de Educação Física Marcelo Soares representante e divulgador oficial da modalidade no Brasil, que há cerca de cinco anos vem desenvolvendo e divulgando a modalidade não só no Rio como em outros estados do país, como Minas Gerais e São Paulo.

Motivado pela receptividade e alto nível de integração entre meninos e meninas da comunidade Fernão Cardim (Pilares) Cardim, em Pilares, e Vila Cruzeiro, na Penha, ambas no Rio. Marcelo começou aos poucos, reunir amigos e parentes até formar a primeira equipe de demonstração do esporte e atual seleção brasileira de Corfebol. Hoje, Soares treina 5 equipes: uma, no Clube de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica, em Cascadura – primeiro clube da América do Sul a apoiar o esporte.


Por ser o representante da modalidade no Brasil e principal divulgador, Marcelo Soares, recebe ajuda da federação internacional, que envia bolas oficiais e as cestas de vime, vídeos, etc. O trabalho desenvolvido no Brasil e a grande motivação de Marcelo conseguiu contagiar os Holandeses que em novembro de 2002, enviou dois técnicos portugueses e integrantes da IKF para acompanhar o trabalho e ajudar na divulgação e implantação do esporte no país.

Com o incentivo do Professor Marcelo Soares, o esporte tem tido um crescimento sensível e se prepara para o confronto, em 2006, contra os Estados Unidos, decidindo a única vaga do continente para o Mundial de 2007. Site do Corfebol Brasil

ca:Corfbol de:Korfball en:Korfball fr:Korfball fy:Kuorbal ja:コーフボール nl:Korfbal pl:Korfball

talvez você goste