Predefinição:DadosMunicípioBrasil
Astorga é um município brasileiro do estado do Paraná. Localiza-se a uma latitude 23º13'57" Sul e a uma longitude 51º39'56" Oeste, estando a uma altitude de 675 metros. Sua população estimada em 2005 era de 24.376 habitantes.
Possui uma área de 435,82 km2.
História
Fundada em 14 de novembro de 1951, foi elevado a município em 14 de dezembro de 1952, sendo desmembrado de Arapongas. O nome da cidade é uma homenagem à homônima espanhola.
Faculdade
FPA - Faculdade Palas Atena
Cursos oferecidos:
Administração - com habilitação em Análise de Sistemas, Administração - com habilitação em Comércio Exterior, Administração - com habilitação em Gestão Ambiental e Normal Superior - com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Histórico
A cidade de Astorga é uma das realizações da [[Companhia de Terras Norte do Paraná]], dentro do seu plano de colonização do setentrião paranaense. Astorga foi fundada em 1945, quando aquela Companhia resolveu lotear oito alqueires em terras de sua propriedade e integrantes do Município de Mandaguari, dando início, assim à formação de um Patrimônio.
As primeiras famílias de colonos que se estabeleceram no novo Patrimônio foram as de Antenor Domingues e Miguel Francisco da Costa. Depois, outros compradores de lotes foram chegando e fixando residência na localidade onde seria erguida a nova cidade. Em 1947, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e, em 1951, a Município.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Astorga ex-povoado, pela lei estadual n.º 2, de 10-10-1947, no município de Arapongas.
Elevado à categoria de município com a denominação de Astorga, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Arapongas. Sede no antigo distrito de Astorga, Constituído de 3 distritos: Içara, Santa Fé e Santa Zélia. Instalado em 14-12-1952.
Pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, é criado o distrito de Tupinambá e anexado ao município de Astorga.
Pela lei estadual n.º 2486, de 14-11-1955, desmembra do município de Astorga o distrito de Santa Fé. Elevado à categoria de município.
Símbolos municipal
Brasão
Dados oficial:
- Origem
Foi adotado em 8 de maio de 1975, através da Lei Municipal nº 632/72-E, a pedido do então prefeito Ricieri Resquetti. A mudança foi feita pois o brasão antigo não enfocava detalhes a respeito de Astorga.
- Criador
De autoria do heraldista Prof. Arcinos Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista.
Descrição oficial
- O escudo samnítico:
Usado para representar o Brasão de Armas de Astorga, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora de nossa nacionalidade.
- A coroa mural:
É símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de seis torres, das quais apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na terceira grandeza, ou seja, sede de Município a ilumina de goles (vermelho) pelo significado heráldico da cor. Lembra as qualidades próprias dos dirigentes da comunidade.
- O metal jalde (ouro) do canto do escudo:
É símbolo de glória, esplendor, grandeza, riqueza, soberania.
- Em abismo (centro ou coração do escudo):
O leão rompante de goles (vermelho) firmado em pala uma espada de argente (prata), das armas da Província de Leon da Espanha, lembra o objetivo da escolha do topônimo "ASTORGA" da cidade espanhola, em homenagem à colônia desse país, visando atrair colonos.
- A cor goles (vermelho):
Simboliza a dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia.
- As buzinas de caça, estilo boiadeiro, de sable (preto):
Representam no brasão, a pecuária de corte e leiteira, que se destaca na economia do município.
- A cor sable (preto):
É símbolo de prudência, sabedoria, moderação e firmeza de caráter.
- Ao termo (parte inferior do escudo):
A asna ou chaveirão de blau (azul) carregada de três abelhas do argente (prata), lembra no brasão o desenvolvimento da sericultura no município.
- A cor blau (azul):
É símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade e o metal argente (prata) simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade.
- Em ponta:
O galinácio representa no brasão, a avicultura, outra atividade econômica em destaque.
- Nos ornamentos exteriores:
O café e o milho, apontados os principais produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, esteios da economia municipal.
- Nos lites de goles (vermelho):
Em letras argentinas (prateadas), inscreve-se a topônimo identificador "ASTORGA".
Bandeira
- Origem
Foi adotada em 8 de maio de 1975, através da Lei Municipal nº 632/72-E a pedido do então prefeito Ricieri Resquetti. A mudança foi feita pois a bandeira antiga não enfocava detalhes a respeito de Astorga.
- Criador
A bandeira foi de autoria do heraldista Prof. Arcinos Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista.
- Brasão
O brasão aplicado na bandeira representa o Governo Municipal.
- Triângulo isóceles amarelo
Representa a própria cidade-sede do município - é o triângulo símbolo heráldico da liberdade e fraternidade e a cor amarela simboliza a glória, esplendor, grandeza, riqueza, soberania.
- Faixa amarela central carregada de sobre-faixa vermelha
Representa a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território. A cor vermelha é símbolo de dedicação, amor, pátrio, audácia, intrépidos, coragem, valentia.
- Faixas externas azuis
Representam as propriedades rurais existentes no território municipal.A cor azul é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade.