𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Viriato

Viriato (180 a.C. - 139 a.C.) foi um dos líderes da tribo lusitana que confrontou os romanos na Peninsula Iberica. Ele foi traído por um punhado de seguidores por dinheiro. Contudo, depois de Viriato morrer, os seus seguidores foram mortos ou escravizados.

Viriato, um pastor e caçador nos montes da Lusitânia, foi eleito chefe dos lusitanos. Depois de defender vitoriosamente as suas montanhas, Viriato lançou-se decididamente numa guerra ofensiva. Entra triunfante na Hispânia Citerior, (divisão da Península Ibérica em duas províncias, Citerior e Ulterior, separadas por uma linha perpendicular ao Ebro e que passava pelo saltus Castulonensis (a actual Sierra Morena, em Espanha), e lança contribuições sobre as cidades que reconhecem o governo de Roma.

Roma envia novo general, Servílio Cipião. Este renova os combates por Viriato, e alcança alguns triunfos, que, no entanto, vem apagar com sucessivos desastres.

Para sair da situação vergonhosa em que o colocara a sua ambição, Cipião recorreu ao suborno de três dos companheiros de Viriato, que assassinaram o grande chefe enquanto dormia. O assassínio de Viriato deixou para sempre amarrados ao pelourinho da História, o seu instigador, Servílio Cipião, e os seus três autores, Audas, Ditalco e Minuro...

Ícone de esboço Este sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

de:Viriatus en:Viriathus es:Viriato

talvez você goste