𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ajuda:Página principal

Jogos Empresariais

Origem

Apesar de algumas divergências sobre a origem dos jogos empresariais, para Koller (1969: 72) e Sauaia (1995:8), eles surgiram acerca de 3.000 anos em ambientes militares, como China e Índia, com a proposta de educar e desenvolver habilidades, tendo como primeiro representante o jogo de xadrez, tais jogos foram incrementados nos Estados Unidos na década de 50, ainda de acordo com Sauaia, o primeiro jogo empresarial para estudantes teve aplicação na Universidade de Washington em 1957. No mundo dos negócios é necessário tomar decisões constantes diante de cenários incertos, e o aperfeiçoamento dos jogos empresarias, através de pesquisa e desenvolvimento, possibilitam diversas simulações adequando os modelos à realidade empresarial, atualmente os Jogos de Empresas são aplicados e desenvolvidos nos mais diversos campos, tanto a nível empresarial quanto no nível acadêmico como: treinamento de pessoal; desenvolvimento de pessoal; avaliação de potencial; em planejamento; tomada de decisão e formação de Administradores.

Definições

Existem muitas definições acerca dos Jogos Empresariais, segundo Martinelli, a disciplina de jogos de empresas é normalmente ministrada em cursos de Política de Negócios, que não só representa um papel integrativo apenas no currículo, mas sim aprofunda muito mais a integração na prática entre as áreas básicas da administração, procurando um caminho para responder, de maneira científica, as questões mais vitais ligadas à atividade empresarial, complementando para Godoy & Cunha, num jogo de empresas é criada uma descrição de uma empresa fictícia (com sua situação financeira, patrimonial, seu plano estratégico, seus recursos humanos e corpo gerencial, histórico e todas as informações que se julgarem pertinentes à composição do contexto e da situação-problema), onde os participantes do jogo são levados a tomar decisões em rodadas sucessivas e a acompanhar os resultados das suas decisões, portanto percebe-se que os jogos são o elo entre a teoria e a prática capazes de integrar o acadêmico ao cotidiano organizacional, fazendo com que este perceba o resultado das suas decisões e os levem a pensar estrategicamente nos problemas apresentados. Para Gramigna , além do aperfeiçoamento de habilidades técnicas, o jogo proporciona o aprimoramento das relações sociais entre as pessoas. As situações oferecidas modelam a realidade social e todos têm a oportunidade de vivenciar seu modelo comportamental e atitudinal.

Objetivos

Tanabe (1977) enumera os objetivos básicos dos jogos de empresas: 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício e experiências num ambiente simulado, tão parecido quanto possível ao ambiente no qual as mesmas terão que ser realmente desempenhadas. 2. Didático: transmitir conhecimentos específicos (conhecimentos, técnicas e instrumentos) do campo da Administração de Empresas de um modo prático e experimental. 3. Pesquisa: utilizar o cenário propiciado pelo jogo de empresas como um laboratório para: descobrir soluções para problemas empresariais; esclarecer e testar aspectos da Teoria Econômica; pesquisar aspectos da Teoria da Administração e investigar o comportamento individual e grupal em condições de tomada de decisões sob pressão de tempo e incerteza.

Tipos de Jogos

Gramigna (1993 :11) sugere uma classificação sobre os jogos de empresas de acordo com os métodos existentes: •Jogos de comportamento: são aqueles cujo tema central permite que se trabalhem temas voltados às habilidades comportamentais. Neles, o facilitador enfatiza questões como: cooperação, relacionamento inter e intragrupal, flexibilidade, cortesia, afetividade, confiança e autoconfiança, dentre outras. Os jogos de comportamento são aqueles que compõem os programas de Desenvolvimento Pessoal; •Jogos de Processo: nos jogos de processo a ênfase maior é dada às habilidades técnicas. São preparados de tal forma que, para atingir seus objetivos, as equipes passam por processos simulados, como negociar, liderar grupos, montar estratégias, administrar finanças e outros; •Jogos de mercado: reúnem as mesmas características dos jogos de processo, mas são direcionados para atividades que reproduzem situações de mercado, tais como concorrências, pesquisa de mercado, relação empresa-fornecedores, terceirização etc.;

Jogos empresariais inserido no contexto acadêmico

Para a G & V Consultoria Empresarial os jogos de empresas têm sido um importante instrumento no ensino de Política dos Negócios. Além disso, eles têm desempenhado um importante papel no treinamento de estudantes e executivos de empresas, apresentando uma grande contribuição ao exercício da tomada de decisões e ao desenvolvimento de habilidades fundamentais à atividade eficaz de um executivo. Este método, muito bem aceito pelos educadores por combinar satisfação e aprendizagem, representa um recurso valioso que, se bem explorado, pode contribuir para o avanço da educação gerencial. De acordo com Bok (1988: 110), todas as escolas buscam não apenas transmitir informações, mas também desenvolver em cada estudante uma forma disciplinada de pensar sobre os problemas característicos da carreira, a partir deste fato, o ensino através de jogos de empresas pode atingir diversos objetivos.

http://www.gv2000.com.br/Jogos_empresariais_gv.html http://br.monografias.com/trabalhos/utilizacao-jogos-empresas-ensino-administracao/utilizacao-jogos-empresas-ensino-administracao.shtml#_Toc136915772 http://www.eps.ufsc.br/disserta97/giordano/cap2.htm

talvez você goste