𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Flagelado

Disambig grey.svg Nota: Para o indivíduo que sofre flagelação, veja Flagelação.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFlagelados
Giardia lamblia
Giardia lamblia
Classificação científica
Reino: Protista
Filo Plasmodroma
Classe Mastigophora
  • Subclasse 1 Phytomastigina
    • Ordem 1: Chrysomonadina
    • Ordem 2: Cryptomonadina
    • Ordem 3: Phytomonadina
    • Ordem 4: Euglenoidina
    • Ordem 5: Chloromonadina
    • Ordem 6: Dinoflagellata
  • Subclasse 2 Zoomastigina
    • Ordem 1: Choanoflagellina
    • Ordem 2: Rhizomastigina
    • Ordem 3: Protomonadina
    • Ordem 4: Retortamonadina
    • Ordem 5: Diplomonadina
    • Ordem 6: Oxymonadina
    • Ordem 7: Trichomonadina
    • Ordem 8: Hypermastigina

s, euforbiáceas, etc.; Trypanoplasma é um parasita transmitido por sanguessugas e aparece no sangue dos peixes; Trypanosoma, são estreitos e finos parecendo folhas 6rtrsdm ieiitii epppt 45rk,34eples nadam muito bem, aparecem no sangue de vertebrados e são transmitidos principalmente por artrópodos, doença do sono africana, transmitidos pelas moscas tsé-tsé; doença de Chagas, transmitida por percevejos da América do Sul.

Ordem 4: Retortamonadina

São protozoários que apresentam dois a quatro flagelos, o citóstoma fica no ventre junto a um flagelo que funciona como um tentáculo adaptado para levar o alimento até o citóstoma. Exemplos de retortamonadinas parasitas: Chilomastix aparece principalmente no intestino de vertebrados.

Ordem 5: Diplomonadina

São protozoários geralmente parasitas, possuem uma simetria bilateral perfeita, apresentam quatro pares de flagelos. Principal representante é a Giardia que aparece no intestino de vertebrados, inclusive no homem, os trofozoítos são as formas ativas no hospedeiro, sendo que a forma infetante são os cistos, multiplicando-se no intestino da pessoa infetada.

Ordem 6: Oxymonadina

São protozoários com quatro ou mais flagelos tipicamente em dois pares, um par para cada lado, alguns são parasitas, mas outros são comensais como por exemplo: Oxymonas e Phyrsonympha que vivem numa relação de protocooperação contribuindo com a digestão da celulose nos intestinos dos cupins.

Ordem 7: Trichomonadina

São protozoários que possuem de quatro a seis flagelos sendo um dobrado para trás e os outros para frente, possuem também uma membrana ondulante, são todos parasitas. Principais representantes: Trichomonas no sistema digestivo e reprodutor do homem e outros animais. O Trichomonas vaginalis causa na mulher coceira vaginal juntamente com corrimento abundante; o Trichomonas foetus causa aborto em vacas; a Devescovina aparece no intestino de cupins aparentemente numa relação de protocooperação.

Ordem 8: Hypermastigina

São protozoários que apresentam muitos flagelos, são heterótrofos, os Trychonympha e os Staurojoenina vivem nos intestinos de cupins numa relação de mutualismo colaborando com a digestão da celulose que foi ingerida pelo cupim; Laphomonas aparecem nos intestinos de baratas.

História dos Flagelados

  • Antigamente referia-se ao Filo dos Protozoários. Atualmente o termo protozoário tem sido empregado como uma designação coletiva, sem valor taxonômico. Os antigos Subfilos passaram a ser os atuais Filos.
  • A taxonomia dos protistas justifica-se por eles apresentarem características que são variáveis entre plantas e animais e, por vezes singulares. Os flagelados (Flagellata) são classificados na Classe Mastigophora que na antiga classificação pertencia ao Subfilo Plasmodroma do Filo Protozoa incluído dentro do Reino Animal. No entanto com a criação do novo Reino Protista que engloba os protozoários e as algas unicelulares o Filo Protozoa desapareceu, perdeu seu valor taxonômico e seus dois subfilos, Subfilo Plasmodroma e Subfilo Ciliophora ganharam o estatus de Filo e hoje são chamados Filo Plasmodroma e Filo Ciliophora. Pouca coisa mudou porque as classes e as ordens continuam nas mesmas posições que ocupavam antes dessa reforma, apenas os Subfilos se transformaram em Filos. *Atualmente após a criação do Reino Protista, os Flagellata continuam classificados na Classe Mastigophora mas esta Classe agora se situa dentro do Filo Plasmodroma e este Filo agora faz parte do Reino Protista e não mais dentro do Reino Animal como estavam classificados antigamente, portanto a única coisa que mudou foi a transformação do Subfilo Plasmodroma em Filo Plasmodroma que agora pertence ao Reino Protista.
  • Os taxonomistas já haviam incluído as divisões de algas unicelulares Crisófitas, Euglenófitas e Pirrófitas do Reino Protista, além disso definiram os termos Phytoflagelatta o mesmo que "fitoflagelados" quando se referem aos flagelados autótrofos que possuem cloroplastos e fazem fotossíntese e, o termo Zooflagelatta o mesmo que "zooflagelados" que se refere aos flagelados que não possuem cloroplastos e não fazem fotossíntese ou sejam, aqueles flagelados heterótrofos que precisam comer para se alimentarem . Outro exemplo do uso desses termos vem de algumas amebas, que em parte de sua vida revertem sua morfologia para formas flageladas ou têm flagelos não-funcionais na superfície de seu corpo e por isso também são chamadas de "zooflagelados" pois são heterótrofos que apresentam flagelos em pelo menos alguma fase de suas vidas.

Referências bibliográficas

  • Zoologia Geral por Tracy I. Storer e Robert L. Usinger; tradução de Cláudio Gilberto Froehlich, Diva Diniz Corrêa e Erika Schlens. Brasil - SP - Companhia Editora Nacional, 2ª edição 1976.

Ligações externas

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Flagelado

talvez você goste