Bonsai (japonês: 盆栽) significa árvore cultivada em um vaso em forma de bandeja. A arte tenta gerar a ilusão de uma árvore antiga que pode ser encontrada na natureza, e envolve o uso de técnicas de jardinagem.
Podem ser encontrados bonsai de vários tamanhos, sendo que a maioria fica entre 5 cm e 1 metro. Os bonsai medindo até aproximadamente 25 cm podem ser chamados shohin. Costuma-se chamar os bonsai menores que 7 cm de mame.
O crescimento das árvores é controlado com a aplicação de várias técnicas:
- Restrição do crescimento das raízes pelo vaso utilizado. Uma árvore não possui essa restrição na natureza, por isso cresce livremente.
- Poda das raízes. Dependendo da idade e espécie da árvore, as raízes são podadas, em geral na primavera, e é realizada a troca da terra (substrato).
- Exposição solar. Diminui o tamanho das folhas.
- Uso de adubos com menor quantidade de nitrogênio. O nitrogênio em excesso provoca crescimento acelerado e folhas com tamanho maior que o desejado.
- Rega em quantidades moderadas.
As árvores não são modificadas geneticamente. Praticamente qualquer espécie pode ser utilizada, sendo as mais famosas, as dos gêneros Pinus, Acer, Ulmus, Juniperus, Ficus, Rhododendrum, dentre outros.
Estilos
Podemos encontrar na natureza árvores que crescem em formas bastante variadas. Essas formas são imitadas através de "treinamento" (aramação e poda). Os estilos abaixo são os básicos tradicionais. Existem outros que são considerados subtipos dos descritos abaixo.
Chokan - Estilo ereto formal. Árvore com tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Os ramos devem ser simétricos e bem balanceados.
Moyogi - Estilo ereto informal. Tronco sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção a medida que progride para o ápice. A árvore deve dar a impressão de um movimento gracioso.
Shakan - Estilo inclinado. Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se em uma direção predominantemente.
Kengai - Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direção da base do vaso, ultrapassando-a. Os vasos nesse estilo são estreitos e profundos.
Han-kengai - Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore se dirigindo para fora da lateral do vaso, mas não segue para a base do vaso.
ar:بونساي ca:Bonsai de:Bonsai en:Bonsai es:Bonsái fr:Bonsaï it:Bonsai ja:盆栽 nl:Bonsai pl:Bonsai sr:Бонсаи