𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

São José dos Campos

Predefinição:DadosMunicípioBrasil São José dos Campos é um município do estado de São Paulo, Brasil. Localizado no Vale do Paraíba, São José dos Campos é considerado o maior centro de pesquisas em alta tecnologia do Brasil, pólo automobilístico e das telecomunicações, material bélico, eletroeletrônicos, metalurgica e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina. Aqui estão instaladas importantes multinacionais como Philips, Panasonic, Johnson & Johnson, General Motors (GM), Petrobras, Ericsson, Monsanto, a sede da Embraer entre outras. No setor aeroespacial destaca-se o CTA, o INPE, o IEAv e o ITA. É a sétima maior cidade do estado de São Paulo.

Possui dois distritos administrativos: São Francisco Xavier e Eugênio de Melo. Subdivide-se em cinco administrações regionais: Centro, Norte (Santana, Alto da Ponte, Jardim Telespark, Buquirinha e outros), Sul (Parque Industrial, Jardim Satélite,Dom Pedro I e II,Campo dos Alemães e outros) e Leste (Vila Industrial, Vista Verde, Novo Horizonte, Santa Inês e outros).

São José dos Campos esta localizada no entorno da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).


História

Quando a lei de 10 de setembro de 1611 que regulamentava aldeamentos indígenas nos pontos que melhor conviessem aos interesses do Reino, foi posta em vigor, os índios deslocaram-se para o interior (para os sertões). Entre os antigos aldeamentos, distantes de Piratininga e que vieram a merecer a atenção dos jesuítas, figurava, para as bandas de leste, o aldeamento de São José localizado no bairro do Rio Comprido, a dez quilômetros de onde hoje se situa a cidade. Então, os padres trazendo mais alguns silvícolas, conseguiram entrar em entendimentos com os índios e dar certa vida ao aldeamento mas, devido às desvantagens da localização deste, resolveram buscar um ponto melhor.

De 1643 a 1660, os religiosos obtiveram para os índios diversas léguas de terras, concedidas por João Luís Mafra, cavalheiro fidalgo de Sua Majestade. Essas terras situavam-se em magnífica planície, onde hoje se acha São José dos Campos. E a aldeia progredia mais e mais, passando a ser denominada "Vila Nova de São José".

Sabe-se ainda que a organização urbana no plano teórico e prático da aldeia, é obra atribuída ao padre jesuíta Manoel de Leão, cuja principal ocupação era a de ser administrador, estando em São Paulo desde o ano de 1663, encontrava-se à frente das fazendas mais remotas. Entre estas, figurava-se o aldeamento em solo joseense.

Em 1759, os jesuítas foram expulsos; com isso, alguns brancos agregaram-se aos índios sob a direção de José de Araújo Coimbra, Capitão-Mor de Jacareí e deram impulso à povoação. Por ordem do governador-geral, D. Luís António de Sousa Botelho Mourão, a 27 de Julho de 1767, pelo Ouvidor e Corregedor Salvador Pereira da Silva, foi criada a vila com o nome de São José do Paraíba - sem ter sido freguesia.

A partir de 1871, o município passou por duas fases distintas: o desenvolvimento agrícola - com forte preponderância da cultura do café - e a criação da estância climática, conseqüência natural de seus bons ares.

A principal dificuldade de São José era o fato de a Estrada Real passar fora de seus domínios.O algodão teve uma rápida evolução na região quando São José conseguiu algum destaque e cuja produção atinge seu apogeu em 1864. Nesse mesmo ano, a 22 de abril, a Vila é elevada à categoria de cidade. E, em 1871 recebe a atual denominação de São José dos Campos, seguida pela criação da Comarca em 1872.

Quase simultaneamente, há o desenvolvimento da cultura cafeeira no Vale do Paraíba que começa a ter alguma expressão a partir de 1870, já contando, inclusive com a participação de São José. No entanto, foi no ano de 1886, quando já contava com o apoio da Estrada de Ferro inaugurada em 1877, que a produção cafeeira joseense teve seu auge, mesmo num momento em que já acontecia a decadência dessa cultura na região, conseguindo ainda algum destaque até por volta de 1930.

A procura do município de São José dos Campos para o tratamento de tuberculose pulmonar, teria se tornado perceptível no início deste século, devido às condições climáticas supostamente favoráveis. Entretanto, somente em 1935, quando o município foi transformado em Estância Hidromineral, que São José passou a receber recursos oficiais que puderam ser aplicados na área sanatorial.

O processo de industrialização do município, toma impulso a partir da instalação do Centro Técnico de Aeronáutica-CTA, em 1950 e também com a inauguração da Rodovia Presidente Dutra, possibilitando assim uma ligação mais rápida entre Rio de Janeiro e São Paulo e cortando a parte urbana de São José dos Campos. A conjunção desses fatores permitiu que o município caminhasse para o potencial científico-tecnológico em que se encontra.

Geografia

  • Área total: 1099,60 km² (por volta de 425 milhas)
  • área urbana: 298,99 km² (27,19%)
  • área urbana de expanssão (leste): 45,04 km² (4,09%)
  • área urbana de expanssão (oeste): 81,18 km² (7,38%)
  • área rural: 673,39 km² (61,23%)

Meio Ambiente

O Parque da Cidade tem uma área de 516 mil metros quadrados. O cartão postal de São José dos Campos, o Banhado, tem uma área de proteção ambiental de cinco milhões de metros quadrados em frente ao centro da cidade. A Reserva Ecológica Augusto Ruschi, com 2 milhões e meio de metros quadrados, fora do perímetro urbano, é uma Área de Proteção Ambiental de espécies nativas. São Francisco Xavier, distrito do município, tem a metade de sua área (que é de 322 quilômetros quadrados) definida como Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. O Parque Santos Dumont abriga duas Escolas de Educação Infantil, play-ground, jardim japonês, lago com criação de peixes, criação de aves, quiosques com churrasqueiras, pista para cooper, pista de skate, quadra poli-esportiva e aparelhos para ginástica. No jardins bem cuidados encontra-se em exposição um avião Bandeirantes e sondas fabricadas pelo INPE. O Parque tem cerca de 46 mil m².

Clima

O clima é úmido e subtropical. As grandes precipitações ocorrem de novembro à março contribuindo com 72% do volume anual.

Demografia

Histórico populacional
Census
ano
População

1940 36,279
1950 44,804
1960 77,533
1970 148,332
1980 287,513
1991 442,370
2000 539,313
2002 est. 559,710
2004 est. 589,050
2005 est. 600,089

A grande população foi resultado de migração de outras regiões do país. Como conseqüencia, 1991 pessoas que nasceram em São José dos Campos representaram apenas 47% da população (de acordp com IBGE). De acordo com nova pesquisa da Univap, este número cresceu para 48,83% em 2004.

Na cidade, a população (de acordo com census de 2000) 48,06% das pessoas tinham menos de 24 anos, 38,52% de 24 á 49 anos, 13,4% com 50 anos ou mais.

Rodovias

Turismo

São José dos Campos faz parte do Programa Nacional de Municipalização do Turismo, ao qual está ligado através do Conselho Municipal de Turismo. Cabe a este conselho a elaboração do plano diretor para o desenvolvimento turístico bem como a emissão de pareceres para o BNDES e agentes especializados, recomendando ou não empréstimos financeiros de uma linha especial de créditos, criada pela Secretaria Nacional de Turismo e pela EMBRATUR.

setor tecnológico e de negócios

Como pólo de indústrias aeroespaciais, de telecomunicações e automotivas, o município atrai grande contingente de visitantes com interesse voltado para a tecnologia de ponta que aqui se desenvolve. São destaque também os institutos de pesquisas INPE e CTA, que trabalham com desenvolvimento das ciências aeroespaciais. Ainda no setor de negócios, os sofisticados shoppings aparecem como um motivo de visitação na cidade.

Recursos naturais, artificiais e culturais

Com 62,62% de sua área territorial considerada como Área de Proteção Ambiental, São José dos Campos oferece grandes atrativos como o Parque da Cidade, o Horto Florestal, o Banhado e o seu Patrimônio Histórico.

O distrito de São Francisco Xavier

Este Distrito possui um "turismo espontâneo" que vem se desenvolvendo cada vez mais devido aos belos locais para visita que apresenta, como cachoeiras, trilhas, e regiões alpinas.

Divisão política e administrativa

A cidade

O município é composto por três distritos: São José dos Campos, Eugênio de Melo e São Franscisco Xavier. O último é conhecido pelos locais naturais e pelo ecoturismo. O distrito de São José dos Campos é divido em 4 zonas admistrativas: Centro, Norte (Jardim Telespark), Sul (Parque Industrial, Jardim Satélite, Dom Pedro I e II, Campo dos Alemães) e Leste (Vila Industrial).

Esporte

Clube Esporte Liga Estádio
São José Rugby Clube Rugby Liga Nacional Brasileira Estádio Martins Pereira
São José Esporte Clube Futebol Campeonato Paulista Série A3 Estádio Martins Pereira
Clube Atlético Joseense Futebol Campeonato Paulista Série B Estádio Martins Pereira
Tenis Clube São José Basquete / Vôlei n.d.a. Ginásio Esportivo Manuel Bosco Ribeiro / Ginásio Municipal José Edvar Simões

Educação e centros de pesquisa

Biblioteca do ITA, desenhado por Oscar Niemeyer

São José dos Campos é um centro de pesquisas importante no Brasil. O INPE tem seu quartel-general lá, e coordena pesquisas intensas e desenvolvimento em áreas como observação da Terra, ciências espacias e tecnologias espaciais. O CTA também tem sua sede na cidade. Há 53 escolas de segundo grau, 54 escolas primárias 109 pré-escolas.

Instituições de ensino superior e universidades
Centros de pesquisa
Escolas técnicas

Inclusão digital

São José dos Campos possui dois infocentros que oferecem Internet gratuita na cidade, eles ficam localizados no Shopping Centro - 2º andar - sala 54 e Shopping Colinas.


Ligações externas


Ícone de esboço Este sobre municípios do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Municípios paulistas mais populosos

en:São José dos Campos gl:São José dos Campos nl:São José dos Campos (stad) no:São José dos Campos sv:São José dos Campos

talvez você goste