𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ecoturismo

Segundo o documento "Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo", publicado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com a EMBRATUR e o IBAMA, Ecoturismo é “UM SEGMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA QUE UTILIZA, DE FORMA SUSTENTÁVEL, O PATRIMONIO NATURAL E CULTURAL, INCENTIVA SUA CONSERVAÇÃO E BUSCA A FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTALISTA ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DO AMBIENTE, PROMOVENDO O BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES”.

Para alguns, ecoturismo significa simplesmente que a principal motivação para a viagem de turismo é o desejo de ver ecossistemas em seu estado natural, sua vida selvagem e sua população nativa intactos.

Contudo, muitas vezes se considera o ecoturismo como sendo mais do que isso. Seus defensores afirmam que ele se relaciona também com o desejo de ver os ecossistemas preservados e que a população local viva melhor por conta dos efeitos do turismo.

Mesmo sem considerar esse último aspecto, muitas pessoas veriam uma relação íntima entre ecoturismo e turismo sustentável, uma vez que o ecoturismo é visto como:

· Um turismo em pequena escala; · Mais ativo do que outras formas de turismo; · Uma modalidade de turismo na qual a existência de uma infra-estrutura de turismo sofisticada é um dado menos relevante; · Empreendido por turistas esclarecidos e bem educados, conscientes das questões relacionadas a sustentabilidade, além de ávidos por aprender mais sobre estes temas; · Menos espoliativo das culturas e da natureza locais do que as formas “tradicionais” de turismo.

Locais de Visitação

Atividades Ecoturísticas

Tirolesa

A Tirolesa é a prática da travessia de montanhas, vales, canions, por meio de cordas utilizando uma roldana e equipamentos apropriados. Essa modalidade de esporte radical é muito difundida no mundo inteiro, principalmente na Nova Zelândia, onde foi inventada.

Cavalgada

Percorrer à cavalo percursos em meio a natureza. É uma atividade especialmente indicada para terrenos muito acidentados ou que seja necessário transportar equipamentos para outras atividades em terrenos onde o tráfego de carros não seja possível ou permitido.

Passeios a pé em veredas e "levadas"

A ilha da Madeira, a meio do Oceano Atlântico, é um local muito procurado para passeios a pé ao longo de veredas, ou trilhos, de montanha, com diferentes graus de dificuldade em função do número, quantidade e inclinação de subidas e descidas, do grau de perigosidade (p. ex., locais altos e de largura reduzida sem protecção); e também em "levadas", isto é, canais de irrigação ao longo dos quais se pode caminhar e que permitem visitar lugares de rara beleza paisagística.

Veja também

talvez você goste