𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cloroplasto

Predefinição:Biologia celular

Esboço da estrutura de um cloroplasto.
Células vegetais apresentando cloroplastos.

Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e de outros organismos.

A fotossíntese típica dos cloroplastos também é realizada por algumas bactérias, as cianobactérias, o que é considerado como uma das evidências nas quais se baseia a teoria endossimbiótica de origem dos cloroplastos. Segundo esta teoria, os cloroplastos teriam se originado de uma cianobactéria ancestral vivendo em simbiose dentro da célula eucariótica precursora. Essa teoria também é empregada para explicar a origem das mitocôndrias[1].

Estrutura

Os cloroplastos possuem nas suas delimitações duas membranas lipoproteicas. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior do cloroplasto, formando os tilacoides e as lamelas.

Na membrana interna dos cloroplastos estão os fotossistemas com várias moléculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espécie de antena, que capta a luz. Os fotossistemas possuem outras substâncias além da clorofila que também participam da fotossíntese[2].

Os fotossistemas são de dois tipos:

  • Fotossistema I - P700: É o responsável pela produção de NADPH. O fotossistema I recebe elétrons provenientes da cadeia transportadora de elétrons e os direciona até a clorofila que absorve luz no comprimento de 700 nanômetros.
  • Fotossistema II - P680: Nesse fotossistema ocorre a quebra da água, também chamada de fotólise da água, ou ainda, reação de Hill. Cada molécula de água produz dois prótons H+ e dois elétrons não excitados que são direcionados para o centro de reação do fotossistema, para um melhor aproveitamento da energia utilizada.

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Predefinição:Portal-biologia

Ícone de esboço Este sobre Botânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste