Microsoft Windows, Windows ou simplesmente Win é um Sistema operacional muito popular, criado pela Microsoft (empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen).
O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada versão, embora haja uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas.
O impacto deste sistema no mundo atual é simplesmente incalculável devido ao enorme número de cópias instaladas. A Microsoft tornou-se numa empresa que dita os padrões no mercado informático, e as suas decisões afetam a vida de pessoas, empresas e até governos por todo o mundo. Um conhecimento mínimo do sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são indispensáveis para qualquer pessoa, mesmo leiga em informática.
Significado do nome
A palavra windows em inglês significa janelas. A sua interface é baseada num padrão de janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.
Este padrão de interface não foi, no entanto, criado pela Microsoft, como veremos adiante. A empresa teve dificuldades em registrar a marca Windows, não por isso mas devido ao facto da palavra ser de uso comum no inglês.
Necessidade
Podemos dizer que um computador não possui nenhuma utilidade prática sem pelo menos um sistema operacional instalado. Resumidamente, ele é responsável pelo funcionamento do computador, controle dos periféricos, execução de aplicativos, gerência de memória, rede, etc. Mais detalhes podem ser vistos no artigo específico de sistemas operacionais.
As versões do Windows estão preocupadas em atender essas necessidades no mercado empresial e doméstico, e suas características e falhas devem ser vistas neste contexto.
Origem e história
O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows 95 lançada em Agosto de 1995. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.
O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
Principais versões
Windows 1.0 a Windows 3.1
Windows 3.11 for Workgroups
Voltada principalmente a redes locais (LANs) propiciando maior facilidade aos usuários construírem suas próprias redes.
Pode ter sido responsável pela saída do mercado de empresas como Novell e Lantastic que dominavam como fornecedoras de NOSes (sistemas operacionais para redes) em plataformas cliente-servidor e ponto a ponto, respectivamente.
Windows 95
Lançada em 24 de agosto de 1995. Mudança redical na forma de apresentação e interface com o usuário.
Windows NT
Wokstation e Server (Até a versão 4.0)
Windows 98
Lançado pela em julho de 1998, contava com alguns novos recursos e estética um pouco melhorada. Uma segunda edição, chamada de Windows 98 SE (de Second Edition) foi lançada em 1999 e trazia drivers e programas atualizados.
Windows ME
Com poucas diferenças para o Windows 98, ele parece ter sido um sistema que foi lançado para dar alguma resposta aos fãs que esperavam por uma nova versão, enquanto o Windows XP não fosse lançado. Trata-se basicamente de uma implementação do Kernel do Windows 2000 na arquitetura do Windows 98, resultando no Windows ME.
Windows 2000
Versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server
Windows XP
Versões: Professional, Home, Tablet PC e Embedded
Windows Server 2003
Versões: Standard Edition, Enterprise Edition, Data Center Edition e Web Edition (32 e 64 bits)
Windows CE
Versão minimista que equipa dispositivos com sistemas embarcados como rádios automotivos, celulares, PDAs, robôs, TVs e etc...
"Longhorn"
Prometido para 2006
"Blackcomb"
prometido para 2008
Até a versão 3.11, o sistema roda em 16 bits, daí em diante, em 32 bits. As últimas versões (como o XP, o 2003 e o futuro "Longhorn" (nome de código)) já estão preparadas para os 64 bits.
Compatibilidade
Características técnicas
A principal linguagem de programação usada para se escrever o código-fonte das várias versões do Windows é a linguagem C++.
Domínio de mercado e monopólio
ca:Microsoft Windows cs:Microsoft Windows da:Microsoft Windows de:Microsoft Windows en:Microsoft Windows eo:Vindozo es:Microsoft Windows fi:Microsoft Windows fr:Microsoft Windows he:Windows hr:Microsoft Windows hu:Microsoft Windows it:Microsoft Windows ja:Microsoft Windows ko:마이크로소프트 윈도우즈 ku:Microsoft Windows minnan:Microsoft Windows nds:Microsoft Windows nl:Microsoft Windows no:Microsoft Windows pl:Microsoft Windows ru:Windows simple:Microsoft Windows sk:Microsoft Windows sl:Microsoft Windows sv:Microsoft Windows th:ไมโครซอฟท์วินโดวส์ tr:Microsoft Windows zh:Microsoft Windows