𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Vitória (Espírito Santo)

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, e uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Florianópolis e São Luiz). Está localizada na região Sudeste, a mais desenvolvida do País. Sua localização é estratégica, próxima dos grandes centros urbanos e está, em média, a uma hora de vôo do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Localizada na latitude sul 20º 19' 09' e longitude oeste de Greenwich 40° 20' 50', Vitória limita-se a norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.

Com uma população de 292.304 habitantes, segundo o Censo de 2000, a capital integra uma área geográfica de grande nível de urbanização denominada Região Metropolitana da Grande Vitória, compreendida pelos municípios de Vitória, Serra, Fundão, Vila Velha, Guarapari, Cariacica e Viana.

Circundado pela baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Santa Maria, Bubu, Marinho e Aribiri, o município apresenta ilhas, encostas, enseadas, pontas, mangues e praias, elementos de grande recurso paisagístico.

O município de Vitória é formado por um arquipélago composto por 34 ilhas e por uma porção continental. Sua área total é de 104.260.787km2, aí considerados a ilha maior (denominada Ilha de Vitória), o território continental, todas as ilhas costeiras, estuarinas e oceânicas de Trindade e Martin Vaz. Inicialmente, o município era constituído por mais de 50 ilhas, porém muitas delas já foram agregadas, por meio de aterro, à ilha maior.

O relevo das ilhas é um prolongamento do continental, de constituição granítica, circundado pelo mar e áreas de mangue e restinga. O maciço central da ilha de Vitória, Morro da Fonte Grande, possui altitude de 308,8m e os principais afloramentos graníticos são a Pedra dos (Dois) Olhos com 296m e o Morro de São Benedito com 194m de altitude.

O clima é tropical úmido, com temperatura média mensal máxima de 30,4ºC e mínima de 24ºC, com ocorrência de precipitações pluviométricas, principalmente nos meses de outubro a janeiro.

História

A história de Vitória está intimamente ligada à colonização do Brasil. Em 1534, o rei de Portugal, Dom João III, dividiu as terras do Brasil em Capitanias Hereditárias, cabendo ao fidalgo Vasco Fernandes Coutinho a Capitania do Espírito Santo, assim batizada em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Vitória é a terceira capital mais antiga do País, fundada em 08 de setembro de 1551, logo depois de Recife (1548) e Salvador (1549). Segundo o historiador José Teixeira de Oliveira, antes mesmo desta data já existia a Villa de Victória, uma povoação localizada na antiga Ilha de Santo Antônio, a qual se tornou, por um período, conhecida como Vila Nova, em oposição ao nome de Vila Velha, como era designada a sede anterior da Capitania do Espírito Santo.

Nesse mesmo ano, o padre jesuíta Afonso Brás, fundou o Colégio de São Tiago da Companhia de Jesus em Vitória, hoje o Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual. O nome Anchieta foi dado em homenagem ao padre espanhol José de Anchieta, que em 1569 foi encarregado de visitar o Espírito Santo, percorrer as aldeias e estabelecer outras, destinadas à catequese dos índios goytacazes, tupiniquins, puris e aimorés.

Até meados do século passado, os limites urbanos iam do morro onde se ergue o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, na Vila Rubim, até o Forte São João, que mantinha a segurança na entrada da baía de Vitória. Em meio ao pequeno núcleo urbano de feições coloniais havia pequenas plantações ou roças, que na língua indígena eram chamadas "capi-xa-ba", expressão que acabou servindo para denominar os habitantes da ilha e, posteriormente, todos os espírito-santenses.

Os índios moradores da região chamavam Vitória de "lha de Guaananira", que significa "Ilha do Mel". Alguns dizem que é pela beleza da cidade, sua geografia e amenidade do clima, com baía de águas piscosas e manguezal repleto de moluscos, peixes, pássaros e muita vida. Estudiosos afirmam que o nome dado pelos indígenas se deve ao fato de uma planta peculiar de áreas de mangue possuir um aroma semelhante ao do mel. Dentre outros apelidos atribuídos a Vitória, são conhecidos Cidade Sol, Cidade Presépio e Delícia de Ilha.

Nos trezentos anos iniciais de sua história, Vitória foi uma vila-porto, enfrentando franceses, ingleses e holandeses atrás de pau-brasil e açúcar. Sua emancipação política se deu em 24 de fevereiro de 1823, quando um decreto de lei imperial concedeu fórum de cidade à Vitória.

en:Vitória fr:Vitória (Brésil)

talvez você goste