Os antibióticos são drogas com capacidade de interagir com microorganismos mono ou pluricelulares que causam infecções no organismo. Se as primeiras substâncias descobertas eram produzidas por fungos e bactérias, atualmente são sintetizadas em laboratórios farmacêuticos e têm a capacidade de impedir ou dificultar a manutenção de um certo grupo de células vivas.
São utilizados em medicina para a luta contra infecções bacterianas. Seu uso indiscriminado e sem controle médico faz com que surjam cepas de bactérias resistentes a estas drogas, sendo necessário a descoberta constante de novas drogas mais eficazes. Isto tem aumentado consideravelmente o custo do tratamento das infecções.
O primeiro antibiótico, a penicilina, foi descoberto por acaso por Alexander Fleming, que reparou que numa determinada cultura de bactérias, contaminada por uma determinada espécie de fungos, as bactérias não se desenvolviam.
O antibiótico pode ser bactLink titleericida, quando elimina a bactéria ou bacteriostátLink titleico, se interrompe a sua reprodução.
ca:Antibiòtic da:Antibiotikum de:Antibiotikum en:Antibiotic es:Antibiótico fi:Antibiootti fr:Antibiotique he:אנטיביוטיקה hu:Antibiotikum id:Antibiotik ja:抗生物質 ko:항생제 lt:Antibiotikas nl:Antibioticum pl:Antybiotyk ru:Антибиотик sv:Antibiotika tr:Antibiyotik zh:抗生素