PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor") é uma linguagem de programação de computadores, interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na Web.
A linguagem surgiu por volta de 1994, como um subconjunto de scripts Perl criados por Rasmus Lerdof. Com as adições de Zeev Suarski e Andi Gutmans, em 1997 era lançada a PHP 3, primeira versão estável e parecida com a linguagem atual. Em maio de 2000 veio a público a versão 4, e em julho de 2004, a versão 5.
Trata-se de uma linguagem extremamente modularizada, o que a torna ideal para instalação e uso em servidores web. É muito parecida, em tipos de dados, sintaxe e mesmo funções, com a linguagem C e com a C++, embora não possua orientação ao objeto. Pode ser, dependendo da configuração do servidor, "embebida" (inserida dentro) de código HTML normal. Além disso, deve ser citada a extrema facilidade com que PHP lida com servidores de banco de dados, como MySQL, Microsoft SQL e Oracle.
Existem versões da PHP disponíveis para ambientes Windows e POSIX. A Wikipédia funciona sobre um software inteiramente escrito em PHP, o WikiMedia.
cs:PHP da:PHP de:PHP en:PHP programming language eo:PHP es:PHP et:PHP fr:PHP Hypertext Preprocessor he:PHP it:PHP ja:PHP Hypertext Preprocessor lt:PHP nl:Programmeertaal PHP no:PHP pl:PHP ru:PHP sl:PHP sv:PHP tr:PHP vi:PHP zh:PHP