𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

América do Sul

Localização da América do Sul

A América do Sul é um subcontinente que compreende a porção meridional das Américas. Sua extensão é de 17.819.100 km2, abrangendo 12% da superfície terrestre, porém só tem 6% da população mundial. Une-se a América Central, ao norte, pelo istmo do Panamá. Tem uma extensão de 7.400 km desde o mar do Caribe até o cabo de Hornos.

Mapa político da América do Sul

Lista de países da América do Sul

(incluindo códigos e siglas adotados pela ONU e suas capitais)

América do Sul, imagem a partir de satélite

Idiomas Falados na América do Sul

O número total de línguas faladas diariamente na América do Sul vai muito além do espanhol, português, francês, neerlandês (holandês) e inglês.

Uma classificação básica dos idiomas utilizados regularmente por toda a América do Sul pode ser a sua divisão entre idiomas oficiais e idiomas não oficiais.

No entanto, lingüísticamente falando, é muito mais produtivo e interessante classificar as línguas presentes na América do Sul nos seguintes dois grandes grupos:

  • Idiomas Exóctones (originárias de além, não originários na terra):
As línguas não nativas podem ser classificadas nas seguintes categorias principais (3):
    • idiomas colonizadores, i.e. espanhol (castelhano) e português, mas também francês, neerlandês e inglês, embora em menor escala.
    • Idiomas de escravidão africana, i.e. yorubá, bantu, etc... intrínsecos na forte cultuação dos ritos religiosos afro-brasileiros, etc.

Economia

A América do Sul experimentou, a partir de 1930, um notável crescimento e diversificação na maioria dos setores econômicos. Grande parte dos produtos agrícolas e pecuários é destinada ao consumo local e ao mercado interno. No entanto, a exportação de produtos agrícolas é fundamental para o equilíbrio da balança comercial da maioria dos países. Os principais cultivos agrários são justamente os de exportação, como a soja e o trigo. A produção de alimentos básicos como as hortaliças, o milho ou o feijão é grande, mas voltada para o consumo interno. A criação de gado destinada à exportação de carne é importante na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e na Colômbia. Nas regiões tropicais os cultivos mais importantes são o café, o cacau e as bananas, principalmente no Brasil, na Colômbia e no Equador. Por tradição, os países produtores de açúcar para a exportação são: Peru, Guiana e Suriname, sendo que no Brasil, a cana-de-açúcar também é utilizada para a fabricação de álcool combustível. Na costa do Peru, noroeste e sul do Brasil cultiva-se o algodão.

Cinqüenta por cento da superfície sul-americana está coberta por florestas, mas as indústrias madeireiras são pequenas e direcionadas para os mercados internos. Nos últimos anos, no entanto, empresas transnacionais vêm se instalando na Amazônia para explorar madeiras nobres destinadas à exportação. As águas costeiras do Pacífico da América do Sul, são as mais importantes para a pesca comercial. A captura de anchova chega a milhares de toneladas, e também é abundante o atum, dos quais o Peru é um grande exportador. A captura de crustáceos é notável, particularmente no nordeste do Brasil e no Chile. A industrialização e o processamento de alimentos é uma das atividades mais importantes do setor secundário. Outras indústrias se localizam nas proximidades das grandes cidades, como as refinarias de petróleo, as siderúrgicas de ferro e aço, cimento, manufaturas e fábricas de bens de consumo tais como tecidos, bebidas, carros, eletrodomésticos, equipamentos mecânicos e elétricos e plásticos.

O comércio intercontinental da América do Sul se realiza prioritariamente com os Estados Unidos, a Europa Ocidental e o Japão. O petróleo e seus derivados constituíram um componente importante desse comércio internacional, mas nos últimos anos se desenvolveu a tendência ao auto-abastecimento, com o Brasil acabando com suas compras no Oriente Médio, devido à auto-suficiência. O comércio dentro do subcontinente foi promovido, a partir de 1960, por instituições regionais de integração, dentre as quais as mais importantes são a Associação Latino-Americana de Integração(ALADI), o Bloco Andino, e em especial o Mercosul, formado inicialmente por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, ao qual aderiram depois o Chile e a Bolívia.

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Continentes

af:Suid-Amerika an:America d'o Sur ar:أمريكا الجنوبية ast:América del Sur be:Паўднёвая Амэрыка bg:Южна Америка bn:দক্ষিণ আমেরিকা bs:Južna Amerika ca:Amèrica del Sud cs:Jižní Amerika cv:Кăнтăр Америка cy:De America da:Sydamerika de:Südamerika el:Νότια Αμερική en:South America eo:Sudameriko es:América del Sur et:Lõuna-Ameerika manner eu:Hego Amerika fa:آمریکای جنوبی fi:Etelä-Amerikka fo:Suðuramerika fr:Amérique du Sud fy:Súd-Amearika ga:Meiriceá Theas gl:América do Sur gu:દક્ષીણ અમેરિકા haw:ʻAmelika Hema he:אמריקה הדרומית hr:Južna Amerika hu:Dél-Amerika ia:America del Sud id:Amerika Selatan is:Suður-Ameríka it:America meridionale ja:南アメリカ ko:남아메리카 la:America Meridionalis lb:Südamerika li:Zuud-Amerika lt:Pietų Amerika mk:Јужна Америка mr:दक्षिण अमेरिका ms:Amerika Selatan nds:Süüdamerika nl:Zuid-Amerika nn:Sør-Amerika no:Sør-Amerika oc:America del Sud os:Хуссар Америкæ pl:Ameryka Południowa ro:America de Sud ru:Южная Америка se:Lulli-Amerihkká sh:Južna Amerika simple:South America sk:Južná Amerika sl:Južna Amerika sr:Јужна Америка sv:Sydamerika ta:தென் அமெரிக்கா th:ทวีปอเมริกาใต้ tl:Timog Amerika tr:Güney Amerika uk:Південна Америка yi:דרום אמעריקע zh:南美洲 zh-min-nan:Lâm Bí-chiu

talvez você goste