𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Astrofísica

Astrofísica é o ramo da Astronomia que lida com a Física do Universo, incluindo suas propriedades físicas (luminosidade, densidade, temperatura, composição química) de objetos astronômicos como estrelas, galáxias e meio interestelar, e também das suas interações. Na prática, todas as pesquisas astronômicas modernas envolvem uma quantia substancial da Física teórica e experimentos práticos.

A natureza físico-química da matéria

A Astrofísica além de determinar as constantes universais, é o ramo da física que demonstra a natureza dos corpos celestes através de instrumentação científica.

A razão da determinação de parâmetros tem fundamental importância sobre a busca do conhecimento a todos os eventos universais. Não se pode dissociar o tempo do espaço, da matéria e da energia, e estes são mensuráveis.

Perguntas da humanidade sobre a natureza do Cosmo

Qual é a idade do universo e das estrelas que o compõe? Sua composição? Como sabemos se as estrelas estão consumindo seu combustível e a que velocidade? O efeito da gravidade pode desviar a luz e distorcer o espaço?

Como a Astrofísica procura responder

Fazendo-se uma análise espectrográfica através do espectrofotômetro de absorção atômica temos como verificar se um astro está se movendo, em que direção e velocidade. Podemos saber se existe um desvio da luz causado pela gravidade de algum corpo próximo, a composição das estrelas e dos gases que estão dispersos, entre estas e o instrumento que faz a medição. Sempre quando verificamos o espectro de uma estrela, observamos que suas linhas espectrais desviam para o vermelho. Isto se dá, porque ela está se afastando, ao contrário, se estiver se aproximando, o desvio será para o azul. As falhas devido à absorção atômica indicam sua composição. A distância entre linhas espectrais indica vários parâmetros, inclusive a presença de gases e poeira entre a estrela e a Terra.

Outros exemplos de instrumentos usados em astrofísica são os aceleradores de partículas, entre outros equipamentos, estes podem determinar a composição inicial de nosso universo e o comportamento das partículas elementares a nível de microcosmo.

O telescópio óptico, o radiotelescópio, entre outros, também são exemplos do uso de instrumentação física experimental para a análise e dedução de parâmetros de corpos estelares.

As técnicas de análise

No início do século XX em torno de 1910-1912 começou o estudo espectral das galáxias. Em torno de 1917 o astrônomo holandês Willen de Sitter demonstrou teoricamente através da relatividade geral que o Universo se expandia, faltando apenas a comprovação "prática". Na mesma época foi constatado que em sua imensa maioria, as galáxias têm um desvio para o vermelho que aumenta progressivamente e proporcionalmente à distância.

Lei de Hubble-Homason

Edwin Powell Hubble e seu colega Milton L. Homason encontraram uma relação que aparentemente mostrava a proporção dos movimentos das galáxias e sua aceleração. Deduziram a equação conhecida como Lei de Hubble-Homason onde: "Vm=16r", "Vm" é a velocidade de afastamento da galáxia, dada em quilômetros por segundo, e "r" expressa a distância entre a Terra e a galáxia em estudo, dada em unidades de milhões de anos luz, esta descoberta é considerada o início da moderna astrofísica.

af:Astrofisika bg:Астрофизика ca:Astrofísica cs:Astrofyzika da:Astrofysik de:Astrophysik en:Astrophysics eo:Astrofiziko es:Astrofísica fr:Astrophysique gl:Astrofísica he:אסטרופיסיקה hr:Astrofizika hu:Asztrofizika it:Astrofisica ja:天体物理学 lv:Astrofizika ms:Astrofizik nl:Astrofysica pl:Astrofizyka ro:Astrofizică sl:Astrofizika sv:Astrofysik zh:天体物理学

talvez você goste