𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Organização: mudanças entre as edições

imported>Dreispt
Linha 28: Linha 28:
* Bilhim, João Abreu de Faria. Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas. ed. ISCSP, 2006.
* Bilhim, João Abreu de Faria. Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas. ed. ISCSP, 2006.


{{Referências}}
porcada x9 vai  toma  no  cuuhsahasuhuashuhasuha  camisa 12  so eu  uhasuhasuhuashh


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Edição das 17h18min de 7 de julho de 2010

Predefinição:Sem-notas Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informações. Em Administração, organização tem dois sentidos:

  • Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas.
  • Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho.

Segundo Montana (2003, p. 170) organizar é o processo de reunir recursos físicos e humanos essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa.

A estrutura de uma organização é representada através do seu organograma.

Segundo Maximiano(1992)uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.

Segundo Robbins (1990), a organização é "uma entidade social conscientemente coordenada, com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para alcançar um objectivo ou objectivos comuns". Uma organização é constituída por pessoas – para que ela mude, também as pessoas têm que mudar. No entanto, o ser humano é único e, como tal, cria o seu próprio pensamento individual, quer por antecipação, quer por reacção. A forma como estes pensamentos e correspondentes acções se reflectem no contexto organizacional poderá ganhar uma dimensão tal, que torna a reacção do sistema imprevisível .[1]

Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.

Organizar compreende atribuir responsabilidades às pessoas e atividades aos órgãos (unidades administrativas). A forma de organizar estes órgãos chama-se de departamentalização.

Do grego "organon", organização significa instrumento, utensílio. De acordo Bilhim (2006) "a organização é uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente contínua, tendo em vista a realização de objectivos comuns". Sobrevivência e crescimento (metas e objectivos) é o que a maioria ambiciona. Objectivos que exigem grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem entre eles relações de cooperação, acções formalmente coordenadas e funções diferenciadas, hierarquicamente hierárquica.

Teoria das Organizações

A teoria das organizações constitui uma disciplina próxima que tem por domínio específico a construção e testagem de teorias sobre as organizações, os seus membros e a sua gestão, as relações organização-envolvente e os processos organizativos. Os temas da teoria das organizações incluem a escolha estratégica, a dependência de recursos, a ecologia organizacional e a teoria institucional. Os seus desenvolvimentos mais recentes abarcam as perspectivas crítica, feminista, cognitiva e pós-moderna. Os desafios a que procura responder incluem a melhoria da qualidade, as alianças estratégicas, a implementação de novas tecnologias, os processos de governação e controlo, as reestruturações organizacionais e a diversidade estratégica global.

Referências

  • Lacombe, F.J.M.; Heilborn, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
  • Montana, Patrick J. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
  • Bilhim, João Abreu de Faria. Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas. ed. ISCSP, 2006.

porcada x9 vai toma no cuuhsahasuhuashuhasuha camisa 12 so eu uhasuhasuhuashh

Ver também

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Organização

Predefinição:Portal-administração


ar:منظمة arc:ܛܘܟܣܐ bg:Организация bs:Organizacija ca:Entitat cs:Organizace da:Organisation de:Organisation en:Organization eo:Organizaĵo es:Organización et:Organisatsioon fa:سازمان fi:Organisaatio fr:Organisation gl:Organización he:ארגון hi:व्यवस्था hr:Organizacija id:Organisasi it:Organizzazione ja:組織 (社会科学) ko:조직 (사회과학) la:Organizatio lt:Organizacija map-bms:Organisasi mk:Организирање nl:Organisatie nn:Organisasjon no:Organisasjon pl:Organizacja qu:Tantanakuy ro:Organizaţie ru:Организация sah:Тэрилтэ sh:Organizacija si:සංවිධානය simple:Organization sl:Organizacija sr:Организације sv:Organisation ta:அமைப்பு te:సంస్థ th:องค์กร tr:Organizasyon uk:Організація yi:ארגאניזאציע zh:组织 (社会学)

  1. Sítima, Oliveira, & Fernandes, 2005

talvez você goste