𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

MP3: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Linha 5: Linha 5:
O sistema empregado pelo MP3 também possibilita transmissões por ''[[streaming]]'', onde o arquivo pode ser interpretado à medida em que é feito o ''[[download]]'' (não é necessário que o arquivo chegue inteiro para iniciar a reprodução).  
O sistema empregado pelo MP3 também possibilita transmissões por ''[[streaming]]'', onde o arquivo pode ser interpretado à medida em que é feito o ''[[download]]'' (não é necessário que o arquivo chegue inteiro para iniciar a reprodução).  


O [[reprodutores de áudio|programa reprodutor]] de MP3 mais popular é o [[Winamp]], criado pela [[NullSoft]], que posteriormente foi adquirida pelo conglomerado [[AOL Time-Warner]]. O MP3 também pode ser reproduzido em programas como o [[Windows Media Player]] da [[Microsoft]], o [[Quick Time]] da [[Apple]], e o [[Real Media Player]] da [[Real Networks]].
O [[reprodutores de áudio|programa reprodutor]] de MP3 mais popular é o [[Winamp]], criado pela [[NullSoft]], que posteriormente foi adquirida pelo conglomerado [[AOL Time-Warner]]. O MP3 também pode ser reproduzido em programas como o [[Windows Media Player]] da [[Microsoft]], o [[Quick Time]] da [[Apple]], e o [[Real Media Player]] da [[Real Networks]], o xmms do linux.


==O que significa o 3 em MP3? Existem MP2 e MP1?==
==O que significa o 3 em MP3? Existem MP2 e MP1?==

Edição das 22h51min de 20 de junho de 2006

O MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) foi um dos primeiros tipos de arquivos a comprimir áudio com perda de dados, com eficiência, de forma quase imperceptível ao ouvido humano. Esta é medida em Kb/s (kilobits por segundo), sendo 128 Kb/s a qualidade padrão, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 90%, ou por outras palavras, a uma razão de 10:1 (10 para 1 do original).

O método de compressão se baseia em estudos sobre psico-acústica. Basicamente ele retira da música coisas que o ouvido humano não conseguiria perceber devido a fenômenos de mascaramento de sons e limitações da audição humana.

O sistema empregado pelo MP3 também possibilita transmissões por streaming, onde o arquivo pode ser interpretado à medida em que é feito o download (não é necessário que o arquivo chegue inteiro para iniciar a reprodução).

O programa reprodutor de MP3 mais popular é o Winamp, criado pela NullSoft, que posteriormente foi adquirida pelo conglomerado AOL Time-Warner. O MP3 também pode ser reproduzido em programas como o Windows Media Player da Microsoft, o Quick Time da Apple, e o Real Media Player da Real Networks, o xmms do linux.

O que significa o 3 em MP3? Existem MP2 e MP1?

Como foi dito, MP3 é uma abreviação de MPEG Audio Layer-3. O "layer" poderia ser definido como o nível da evolução do esquema de codificação de áudio (codec): quanto maior, mais recente, e consequente redução da dimensão dos arquivos de som, mantendo ou melhorando a qualidade de áudio. Assim sendo, MP3 é a mesma coisa que MPEG-3, o MP3 faz parte do padrão MPEG (tanto MPEG-1 quanto MPEG-2) assim como MP1 e MP2.

Os três são compatíveis entre si em escala hierárquica, ou seja, um programa capaz de interpretar MP3 também pode fazer isso com arquivos MP2 e MP1. Já interpretadores de MP2 só conseguem interpretar a si mesmo e a MP1.

Licenças e patentes

A Thomson Consumer Electronics controla o licenciamento da patente do MPEG-1/2 Layer 3 em diversos países que reconhecem patentes de software, tais como Estados Unidos da América e Japão. A Thomson decidiu cobrar royalties por essa patente, apesar da forte rejeição que tal medida poderá causar.

Em Setembro de 1998, o Instituto Fraunhofer enviou um comunicado a diversos desenvolvedores de programas MP3, informando-os que o licenciamento também era necessário para "distribuir e/ou vender decodificadores e/ou codificadores". O comunicado informava que os produtos não licenciados "infringiam os direitos sobre a patente do Instituto Fraunhofer e da Thomson. Para produzir, vender e/ou distribuir produtos que se utilizem do padrão MPEG-1/2 Audio Layer 3 e, portanto, de suas respectivas patentes, é necessário obter uma licença."

O patenteamento do padrão MP3, implicou em uma redução no desenvolvimento de programas de computador na área, e propiciou a popularização de padrões alternativos. A Microsoft, desenvolvedor do sistema operacional Windows, decidiu afastar-se do MP3 e criar o seu próprio padrão, o Windows Media Audio (WMA). A Wikipédia também não admite arquivos no formato MP3 por esse mesmo motivo. Até que a patente expire, os reprodutores e codificadores submetidos a licenças de software livre estão na ilegalidade. Pensando nesse problema, a comunidade do software livre criou um novo padrão, o Ogg-Vorbis, isento de patentes.

Ver também

Ligações externas

ar:MP3 ca:MP3 cs:MP3 da:MP3 de:MP3 en:MP3 eo:MP3 es:MP3 eu:MP3 fi:MPEG-1 Audio Layer 3 (MP3) fr:MPEG-1/2 Audio Layer 3 gl:MP3 he:MP3 hu:MP3 it:MP3 ja:MP3 ko:MP3 lb:MP3 nl:MPEG-1 Layer 3 no:MP3 pl:MP3 ro:MP3 ru:MP3 simple:MP3 sl:MP3 sv:MP3 th:MP3 tr:MP3 uk:MP3 vi:MP3 zh:MP3 zh-min-nan:MP3

talvez você goste