imported>Salebot (bot : reversão de 200.226.180.245 (vandalismo : -282), revertendo para a versão 12553544 de VolkovBot) |
|||
Linha 5: | Linha 5: | ||
Originário da baixa nobreza (daí o título de 'chevalier'), Lamarck pertenceu ao exército, interessou-se por [[história natural]] e escreveu uma obra de vários volumes sobre a [[flora]] da [[França]]. Isto chamou a atenção do Conde de Buffon que o indicou para o Museu de História Natural de Paris. Depois de ter trabalhado durante vários anos com plantas, Lamarck foi nomeado curador dos [[invertebrados]] (mais um termo introduzido por ele), e começou uma série de conferências públicas. Antes de [[1800]], ele era um essencialista que acreditava que as [[espécie]]s eram imutáveis. Mas graças ao seu trabalho sobre os [[moluscos]] da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo, e desenvolveu a sua teoria da evolução (apresentada ao público em [[1809]] na sua ''Philosophie Zoologique''). | Originário da baixa nobreza (daí o título de 'chevalier'), Lamarck pertenceu ao exército, interessou-se por [[história natural]] e escreveu uma obra de vários volumes sobre a [[flora]] da [[França]]. Isto chamou a atenção do Conde de Buffon que o indicou para o Museu de História Natural de Paris. Depois de ter trabalhado durante vários anos com plantas, Lamarck foi nomeado curador dos [[invertebrados]] (mais um termo introduzido por ele), e começou uma série de conferências públicas. Antes de [[1800]], ele era um essencialista que acreditava que as [[espécie]]s eram imutáveis. Mas graças ao seu trabalho sobre os [[moluscos]] da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo, e desenvolveu a sua teoria da evolução (apresentada ao público em [[1809]] na sua ''Philosophie Zoologique''). | ||
xupa essamanga | |||
==Fontes== | ==Fontes== |
Edição das 12h50min de 27 de outubro de 2008
Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck (Bazentin, 1 de agosto de 1744 — Paris, 28 de dezembro de 1829) foi um naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, uma teoria da evolução agora desacreditada. Lamarck personificou as idéias pré-darwinistas sobre a evolução. Foi ele que, de fato, introduziu o termo biologia.
Originário da baixa nobreza (daí o título de 'chevalier'), Lamarck pertenceu ao exército, interessou-se por história natural e escreveu uma obra de vários volumes sobre a flora da França. Isto chamou a atenção do Conde de Buffon que o indicou para o Museu de História Natural de Paris. Depois de ter trabalhado durante vários anos com plantas, Lamarck foi nomeado curador dos invertebrados (mais um termo introduzido por ele), e começou uma série de conferências públicas. Antes de 1800, ele era um essencialista que acreditava que as espécies eram imutáveis. Mas graças ao seu trabalho sobre os moluscos da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo, e desenvolveu a sua teoria da evolução (apresentada ao público em 1809 na sua Philosophie Zoologique).
xupa essamanga
Fontes
BIZZO, Nélio. Darwin- do telhado das Américas à teoria da evolução. São Paulo: Odysseus Editora, 2002. BRADLEY, J. Mach’s Philosophy of Science. London: Atholne Press, 1971. DARWIN, Charles. Origem das Espécies; Eugênio Amado. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1985.
FERRERIA, Marcelo Alves. Transformismo e Extinção de Lamarck à Darwin. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-24102007-150401/. Acesso em 12/Fevereiro/2008. FOUCAULT. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1966.
GOULD, Stephen Jay. Darwin e os grandes enigmas da vida; Maria Elisabeth Martinez. 2° edição. São Paulo: Martins Fontes, 1992. ______. A Galinha e seus dentes e outras reflexões sobre história natural; David Dana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. ______. Pilares do tempo: ciência e religião na plenitude da vida. F. Rangel. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. ______. The Structure of Evolutionary Theory. Massachusetts: The Belknap Press of Harward University Press; 2002. HORTA, Márcio Rodrigues. O impacto do manuscrito de Wallace de 1858. Revista Scientiae Studia, vol. 01, n° 02, 2003. Disponível em: http://www.scientiaestudia.org.br/revista/PDF/01_02_06_Marcio.pdf . Acesso em 13 de Fevereiro de 2008. KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas.São Paulo.Pioneira. 1992 MAYR, Ernst. The Growth of Biological Thought: Diversity, Evolution and Inheritance. Massachusetts: The Belknap Press of Harward University Press, 1982. PRATT, Mary L. Os Olhos do Império: relatos de viagem e transculturação. São Paulo: EDUSC, 1999 RADL, E. Historia de las Teorías Biológicas. Madrid: Revista de Occcidente, 1931. STRATHERN, Paul. Darwin e evolução em 90 minutos; Maria Helena Geordane; revisão técnica, Geraldo Renato de Paulo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
Ligações externas
- «O mundo de Lamarck (CNRS)» (em English e français)
- «"Sombras de Lamarck"» (em português), de Stephen Jay Gould
- «"Girafas, mariposas e anacronismos didáticos", texto de Isabel Rebelo Roque» (em português)
- «"The Imaginary Lamarck: A Look at Bogus "History" in Schoolbooks", texto de Michael T. Ghiselin» (em English)
an:Jean-Baptiste Lamarck ast:Jean-Baptiste Lamarck bg:Жан-Батист Ламарк bn:জঁ-বাতিস্ত লামার্ক br:Jean-Baptiste de Lamarck ca:Jean-Baptiste Lamarck cs:Jean Baptiste Lamarck cy:Jean-Baptiste de Lamarck da:Jean-Baptiste Lamarck de:Jean-Baptiste de Lamarck en:Jean-Baptiste Lamarck eo:Jean-Baptiste Lamarck es:Jean-Baptiste Lamarck et:Jean-Baptiste de Lamarck fi:Jean-Baptiste Lamarck fr:Jean-Baptiste de Lamarck he:ז'אן-בטיסט דה לאמארק hr:Jean-Baptiste Lamarck it:Jean-Baptiste de Lamarck ja:ジャン=バティスト・ラマルク la:Ioannes Baptista de Monet de Lamarck lt:Žanas-Baptistas Lamarkas ms:Jean-Baptiste Lamarck nl:Jean-Baptiste de Lamarck nn:Jean-Baptiste de Lamarck no:Jean-Baptiste de Lamarck oc:Jean-Baptiste de Lamarck pl:Jean-Baptiste de Lamarck ro:Jean-Baptiste de Lamarck ru:Ламарк, Жан Батист sk:Jean Baptiste de Lamarck sl:Jean-Baptiste de Lamarck sv:Jean-Baptiste de Lamarck tr:Jean-Baptiste Lamarck uk:Ламарк Жан Батист zh:让-巴普蒂斯特·拉马克