Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
(Sem diferença)
|
Edição das 11h56min de 5 de abril de 2005
A Idade Média foi o período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa em quatro "eras", a saber: a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. É normalmente considerada como tendo-se estendido entre o fim do Império Romano do Ocidente (século V, ver A história do declínio e queda do império romano) até à ascensão das monarquias nacionais e os início do ressurgimento demográfica e económico após a Peste Negra, os Descobrimentos Marítimos e o renascimento da cultura clássica conhecido precisamente como Renascimento, por volta do século XV, bem como a Reforma Protestante, começando em 1517. Alguns historiadores mencionam a tomada de Constantinopla pelos turcos (1453 d.C.) como marco de fim desta idade.
Certas sociedades, como o Japão, atravessaram períodos históricos de transição que chegam a ser denominados também como Idade Média.
O adjetivo relacionado com este período é: medieval (ver, por exemplo, música medieval.
A Idade Média é tida por muitos como a época das trevas por não ter tido nenhuma criação autônoma, de criação filosófica ou científica. Tal idéia é criticada hoje em dia por alguns (sobretudo católicos), pois dizer que a Idade das Catedrais foi desprovida de inovações não corresponde inteiramente à verdade (mas é verdade que a ciência conheceu um período de cerca de 1000 anos de falta de inspiração, em comparação com a produção científica clássica). As principais correntes filosóficas que influenciaram esse período foram as dos clássicos Platão e Aristóteles, os quais tiveram suas idéias cristianizadas por Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
A Idade Média, foi um período de aproximadamente mil anos que se caracterizou pelo predomínio do Cristianismo em todas as esferas da vida humana na Europa.
Datas marcantes para a transição da Civilização Clássica para a Idade Média
- 313 D.C. - Édito de Milão, o cristianismo deixa de ser perseguido
- 380 D.C. - Teodósio I torna o cristianismo a religião oficial do Império Romano
Datas que marcam o fim da Idade Média e Início da Era Moderna
1453 - Tomada de Constantinopla pelos turcos.
1498 - Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para a Índia.
1517 - Publicação das 95 Teses de Martinho Lutero - A partir daqui o norte da Europa irá tornar-se progressivamente protestante e independente da influência de Roma e da Igreja Católica.
1534 - O "Act of Supremacy" de Henrique VIII dá origem à Igreja Anglicana. A Inglaterra separa-se da influência de Roma e da Igreja Católica
Gastronomia
O Cristianismo começou a mudar os hábitos. Os conventos incentivavam o uso de frutas e legumes em refeições muito simples. Nos séculos VII e IX, a comida se sofisticou, passando a incluir massas, ovos recheados, carne e peixe. As Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, permitiram aos europeus entrar em contato com produtos do Oriente, logo incorporados na culinária: trigo-sarraceno, açúcar, anis, cominho, canela, gengibre, noz-moscada, açafrão, cebolinha e ameixa. Esses novos ingredientes possibilitaram o desenvolvimento da salsicharia e das técnicas de preparação de vinagre, mostarda e molhos especiais.
af:Middeleeue ast:Edá Media bg:Средновековие ca:Edat mitjana cs:Středověk cy:Canol Oesoedd da:Middelalder de:Mittelalter en:Middle Ages eo:Mezepoko es:Edad Media fi:Keskiaika fr:Moyen Âge he:ימי הביניים it:Medioevo ja:中世 kw:Oesow Kres la:Medium Aevum li:Middelieuwe lt:Viduramžiai lv:Viduslaiki nds:Medeloller nl:Middeleeuwen pl:Średniowiecze ru:Средние века simple:Middle Ages sl:Srednji vek sv:Medeltiden zh:中世纪