𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Galileu Galilei: mudanças entre as edições

imported>Daniduc
m (Revertidas edições por 84.231.242.141, para a última versão por Leinad-Z)
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
{{desambiguação-redirect|Galileu}}
[[imagem:Galileo.arp.300pix.jpg|thumb|right|300px|Galileu Galilei]]
'''Galileu Galilei''' ([[Pisa]], [[15 de fevereiro]] de [[1564]] - [[Arcetri]], [[8 de janeiro]] de [[1642]]) foi um notável [[físico]], [[matemático]] e [[astrónomo]] [[italiano]], filho do compositor [[Toscana|toscano]] [[Vincenzo Galilei]]. É considerado um dos maiores [[gênio]]s da história da [[humanidade]], como [[Leonardo da Vinci]], [[Isaac Newton]] e [[Albert Einstein]], tendo seu QI estimado em cerca de 240.


== Biografia==
Na mocidade dedicou-se às letras, escrevendo sobre [[Dante]] e [[Tasso]]. Descobriu a [[lei dos corpos]] e enunciou o [[princípio da Inércia]]. Por pouco Galileo não seguiu a carreira artística. Um de seus primeiros mestres, [[Orazio Morandi]], tentou estimulá-lo a partir da coincidência de datas com [[Michelangelo]] (que havia morrido três dias depois de seu nascimento). O seu pai queria que fosse [[medicina|médico]], então desembarcou no porto de [[Pisa]] para seguir essa profissão. Mas era um péssimo aluno e só pensava em fazer experiências físicas (que, na época, era considerada uma ciência de sonhadores).
[[Aristóteles]] era o único que havia descoberto algo sobre a Física, ninguém o contestava, até surgir '''Galileu'''. Foi nessa época que descobriu como fazer a [[balança hidrostática]], que originaria o [[relógio de pêndulo]]. Tendo sabido  da construção do primeiro telescópio, na [[Holanda]], a partir de um folheto, construiu, em [[1609]], em [[Veneza]] a primeira [[luneta astronómica]] e fez com ela observações astronômicas: a composição estelar da [[Via Látea]] a partir de [[1610]], os satélites de [[Júpiter_(planeta)|Júpiter]], os “braços” de [[Saturno]] (não chegou a discernir os anéis), as manchas do [[Sol]] e as fases de [[Vênus]]. Todas essas descobertas foram comunicadas ao mundo no livro ''Sidereus nuntius'' (''Mensageiro das estrelas'') em [[1610]]. A observação das fases de [[Vênus]], levaram-no a adoptar o [[sistema de Copérnico]] (Heliocêntrico).
[[Image:Galileo moon phases.jpg|thumb|250px|left|[[Fólio]] de Galileu, onde retrata as fases da [[Lua]].]]
Pressionado pela Igreja, foi para [[Florença]], onde concluíu com seus estudos que o "Centro Planetário" era o [[Sol]] e não a [[Terra]], essa girava ao redor dele como todos os planetas. Galileu foi chamado a Roma em [[1611]] para defender-se da acusação de [[heresia]]. Foi condenado, porém, em [[1616]], teve que assinar um decreto do Tribunal da [[Inquisição]], declarando ser meramente hipotético o [[sistema heliocêntrico]]. Nessa declaração lê-se que os movimentos dos corpos no céu "já estavam descritos nos [[Salmos]]", no livro de Josua e em outras passagens da [[Bíblia]]. Por isso, Galilei deveria deixar estes temas para os pais da Igreja.
Apesar das admoestações, encorajado pela entrada em funções em [[1623]] de um novo Papa [[Urbano VIII]], um espírito mais progressivo e interessado nas ciências do que o seu predecessor, publicou nesse mesmo ano o ''Saggiatore'' (''Experimentador'') para combater a [[física aristotélica]] e estabelecer a [[matemática]] como fundamento das ciências exatas. No ''Diálogo dei massimi sistemi'' (''Diálogo sobre os grandes sistemas do universo'') em [[1632]], voltou a defender o sistema heliocêntrico. Colocou em discussão muitas idéias do filósofo grego [[Aristóteles]], entre elas o fato de que os corpos pesados caem mais rápido que os leves, com a famosa história de que havia subido na [[torre de Pisa]] e lançado dois objetos do alto. Essa história nunca foi confirmada, mas '''Galileu''' provou que objetos leves e pesados caem com a mesma velocidade.
Galileu era católico fervoroso, mas viveu numa época atribulada na qual a Igreja Católica endurecia sua doutrina para fazer frente à Reforma Protestante. A prisão de Galileu tornou-se um exemplo muito citado da "luta entre fé e ciência". Enquanto que na Itália e nas zonas católicas seus livros eram proibidos, Galilei publicou sem quaiquer problemas nos [[Países Baixos]], onde o protestantismo se tinha sobreposto ao catolicismo. Reza a lenda que, ao sair do tribunal após sua condenação, disse uma frase célebre: "''Epur si Muove!''", ou seja, "contudo, ela move-se", referindo-se à Terra. Passou os últimos anos de sua vida, retirado em sua vila, perto de [[Florença]], escrevendo em [[1634]] ''Discorsi e dimonstrazioni matematiche in torno a due nuove scienze'' (''Teorias e provas matemática sobre duas novas ciências''), obra fundamental da [[dinâmica]].
Morreu [[cegueira|cego]] e condenado pela Igreja, longe do convívio público. Obras de Galileu foram censuradas e proibidas pela igreja católica romana (ver: [[Index Librorum Prohibitorum]]). No entanto, Galileu conseguiu que uma de suas obras (sobre [[mecânica]]) posteriores à proibição fosse publicada em [[Leiden]], actual [[Holanda]], uma zona protestante, onde a [[Igreja Católica]] não tinha grande influência. 341 anos após a sua morte, em [[1983]], a mesma igreja, revendo o processo, decidiu pela sua absolvição.
== Principais realizações ==
* A [[luneta astronómica]], com a qual descobriu as montanhas da [[Lua]], os satélites de [[Júpiter_(planeta)|Júpiter]], as manchas [[sol]]ares e [[planeta]]s até então desconhecidos;
* A [[balança hidrostática]];
* O [[compasso]] geométrico e militar;
* Foi o primeiro a contestar as idéias de [[Aristóteles]];
* Descobriu que a [[massa]] não influi na [[velocidade]] da queda de corpos.
* Estudou as oscilações do pêndulo e criou o 1º mecanismo pendular
==A defesa do [[Heliocentrismo]]==
[[Imagem:GallileoTomb.jpg|right|thumb|Túmulo de Galilei em [[Florença]]]]
Autores medievais já especulavam que a Terra era redonda, (conferir [http://www.projetoockham.org/historia_terraplana_1.html aqui]), mas aceitavam erroneamente o [[geocentrismo]] como fora estruturado por [[Aristóteles]] e [[Ptolomeu]], esse sistema cosmológico ensinava que a Terra estava parada no centro do universo e os outros corpos orbitavam em círculos concêntricos ao seu redor. A [[Igreja Católica]] aceitava esse modelo, apesar de a esfericidade da Terra estar em aparente contradição com interpretações literais de algumas passagens bíblicas. Essa visão geocêntrica tradicional foi abalada por [[Nicolau Copérnico]], que em [[1514]] começou a divulgar um modelo matemático em que a Terra e os outros corpos celestes giravam ao redor do Sol. Nesse primeiro momento o heliocentrismo não encontra muitas críticas por parte do clero católico. Aliás, membros importantes da hierarquia clerical ficaram bem impressionados como o novo modelo e insistiram que essas idéias fossem melhor desenvolvidas.
Críticas sistemáticas de religiosos católicos só ocorreram quase um século depois, com Galileu Galilei. Convencido de que o modelo de Copérnico era verdadeiro, Galileu passou a sustentar aquela teoria através da observação dos astros no recém-inventado [[telescópio]]. O fato de apoiar o heliocentrismo como uma verdade literal (e não apenas como uma hipótese) acabou lhe rendendo muitos problemas com a [[Inquisição]]. Num primeiro julgamento, a Igreja limitou-se a ordenar que Galileu continuasse apresentando o heliocentrismo como uma mera hipótese (que ainda precisasse de mais comprovação) até que provas conclusivas surgissem. Galileu conteve-se alguns anos, desviando os seus estudos para outros temas. Porém, quando foi eleito um novo Papa, de espírito mais aberto para a ciência, Galileu voltou a dedicar-se ao tema. Num segundo julgamento ele acabou sendo condenado à prisão por tempo indeterminado, e viveu os nove últimos anos de sua vida em prisão domiciliar. Galileu continuou tendo acesso a instrumentos científicos; foi nesse período final que elaborou conceitos sobre o movimento dos corpos que são os fundamentos da [[dinâmica]]. Por outro lado, a obra mais polêmica de Galileu foi colocada no [[Index Librorum Prohibitorum|Index]], então um instrumento recém-criado. Além disso, de forma silenciosa o poder clerical fez com que a divulgação de seus outros textos fosse por um bom tempo impossível em grande parte dos países católicos.
Com a teoria heliocêntrica, Galileu tornou-se a única pessoa já condenada pela Inquisição por ter defendido teses estritamente ''científicas'' e é um exemplo muito citado em debates que falem de "''[[fé]] versus [[ciência]]''". Entretanto, esse evento envolve elementos muito mais complexos do que simplesmente uma controvérsia entre esses dois modos de ver o mundo. De fato, a condenação de Galileu é um tema tão complexo que há historiadores que dedicam toda a sua carreira a analisar somente esse ponto da história da ciência.
Galileu viveu uma época atribulada na qual a Igreja Católica endurecia sua doutrina para fazer frente à [[Reforma Protestante]]. Durante a [[Idade Média]], muitos teólogos já haviam reinterpretado as escrituras de forma relativamente livre e constante sem que ocorresse nenhum incidente, mas depois do [[Concílio de Trento]] a Igreja passava a considerar esse tipo de comportamento inaceitável. A tese heliocêntrica exigia, portanto, que a Igreja reinterpretasse certas passagens da bíblia exatamente no momento em que ela estava menos disposta a fazê-lo. Galileu acabou condenado e a doutrina da Igreja permaneceu por muito tempo fiel ao geocentrismo.
::'''Nota:''' O presente texto aborda apenas algumas das muitas facetas da condenação de Galileu. Não foram mencionados, por exemplo, aspectos da [[personalidade]] de Galileu que muito contribuiram para o problema, nem fatos relevantes envolvendo modelos cosmológicos como o de [[Tycho Brahe]].
== Literatura Secundária ==
* "A filha de Galileu" é um romance de [[Dava Sobel]] editado pela primeira vez em [[1999]]. Trata-se da [[biografia]] de Galileu, baseando-se nas cartas escritas pela sua filha, [[freira]] [[Maria Celeste]].
* "Galileu Heretico" é um livro polêmico e inovador de Pietro Redondi,[[1991]], que subverte as posições clássicas relacionadas com o processo movido pelo Santo Ofício contra o filósofo e matemático [[Galileu Galilei]].
=={{Links externos}}==
{{commons|Galileo Galilei}}{{wikiquote}}
*[http://www.gfct.fisica.uminho.pt/ricardo/tfc/galileu.htm Biografia de Galileu Galilei]
*[http://www.imagick.org.br/pagmag/turma2/galilei.html Aspectos da personalidade de Galilei] num artigo que tem a virtude de tratar da controvérsia com a Igreja Católica tocando em facetas muitas vezes negligenciadas ou omitidas nos artigos sobre o cientista.
* [http://www.ifi.unicamp.br/~knobel/radar/newspro/fullnews.cgi?newsid1064890800,79727, O que defendia Galileu?] "''Parte da resposta a esta questão, e a mais divulgada, é o sistema copernicano. (...) Galileu defendia, entretanto, outras idéias, que, analisadas cuidadosamente, não somente revelam marcadamente seu pensamento, como mostram-se determinantes na sua condenação pelo Tribunal do Santo Ofício em 1633.''"
{{Biografias}}
[[categoria:matemáticos da Itália]]
[[categoria:físicos da Itália]]
[[categoria:astrónomos da Itália]]
{{Link FA|cs}}
{{Link FA|de}}
{{Link FA|en}}
{{Link FA|fr}}
{{Link FA|ja}}
[[als:Galileo Galilei]]
[[ar:جاليليو]]
[[bg:Галилео Галилей]]
[[bn:গ্যালিলিও গ্যালিলি]]
[[ca:Galileo Galilei]]
[[cs:Galileo Galilei]]
[[da:Galileo Galilei]]
[[de:Galileo Galilei]]
[[el:Γαλιλαίος Γαλιλέι]]
[[en:Galileo Galilei]]
[[eo:Galilejo]]
[[es:Galileo Galilei]]
[[eu:Galileo Galilei]]
[[fi:Galileo Galilei]]
[[fr:Galileo Galilei]]
[[gl:Galileo Galilei]]
[[he:גלילאו גליליי]]
[[hr:Galileo Galilej]]
[[hu:Galileo Galilei]]
[[id:Galileo Galilei]]
[[is:Galileo Galilei]]
[[it:Galileo Galilei]]
[[ja:ガリレオ・ガリレイ]]
[[ko:갈릴레오 갈릴레이]]
[[la:Galilaeus Galilaei]]
[[lt:Galilėjas Galilėjus]]
[[lv:Galileo Galilejs]]
[[mk:Галилеј]]
[[nds:Galileo Galilei]]
[[nl:Galileo Galilei]]
[[nn:Galileo Galilei]]
[[no:Galileo Galilei]]
[[pl:Galileusz]]
[[ro:Galileo Galilei]]
[[ru:Галилей, Галилео]]
[[scn:Galileu Galilei]]
[[sco:Galileo Galilei]]
[[simple:Galileo Galilei]]
[[sk:Galileo Galilei]]
[[sl:Galileo Galilei]]
[[sr:Галилео Галилеј]]
[[sv:Galileo Galilei]]
[[th:กาลิเลโอ กาลิเลอี]]
[[tr:Galileo Galilei]]
[[uk:Галілей Галілео]]
[[zh:伽利略·伽利莱]]

Edição das 14h17min de 20 de janeiro de 2006

talvez você goste