𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Física: mudanças entre as edições

imported>Adailton
m (Revertidas edições por 200.161.200.179, para a última versão por 200.17.35.253)
Sem resumo de edição
Linha 94: Linha 94:


===Institutos===
===Institutos===
* [http://www.ift.unesp.br Instituto de Física Teórica da UNESP]
* [http://www.if.ufrj.br Instituto de Física da UFRJ]
* [http://www.if.ufrj.br Instituto de Física da UFRJ]
* [http://www.if.usp.br Instituto de Física da USP]
* [http://www.if.usp.br Instituto de Física da USP]

Edição das 17h01min de 3 de junho de 2006

Predefinição:Portal-física Física é a ciência do mundo natural que trata das componentes fundamentais do universo, as forças que eles exercem, e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physiké), que significa natureza. Às vezes, na física moderna, uma aproximação mais sofisticada dos elementos das três áreas supracitadas é consideradas: ela relaciona às leis de simetria e conservação, tais como aquelas pertinentes a energia, impulso, carga e paridade. Os Físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas das quais toda a materia é originada até o comportamento do universo material como um todo (cosmologia).

Como ciência, faz uso do método científico. Baseia-se essencialmente na matemática e na lógica quando da formulação de seus conceitos.

História da Física

Ver artigo principal: História da Física

Nos séculos XVII e XVIII, a Física estudava indistintamente o mundo animado e o mundo inanimado. Por isso era, simplesmente, a ciência da natureza.

Depois, tornou-se o estudo das propriedades e interações de matéria e energia; difere da Química ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria em geral, embora existam áreas que se cruzem como a físico-química.

Além disso, a correta delimitação do campo de estudos da Física fica cada vez mais difícil de ser estabelecida quando se citam outras áreas interdisciplinares como a Biofísica, a Geofísica, a Astrofísica etc.

Alguns dizem que físicos estão interessados em determinar a natureza do espaço, do tempo, da matéria, da energia e das suas interações. Esta definição excluiria certas áreas mais novas da física, que interagem com a química e a biologia.

Outros dizem que Física é a única ciência fundamental e que as divisões são convenções (portanto, artificiais), ainda que tenham utilidade prática. Seu argumento é simples: a Física descreve a dinâmica e configuração das partículas fundamentais do universo. O universo é tudo que existe e é composto destas partículas. Então todos os fenômenos, eventualmente abordados em outras ciências, poderiam ser explicados em termos da física destas partículas, o que configura o que se chama reducionismo ontológico. Sugere-se que até o cérebro humano poderia ser, assim, descrito pela física. As ciências consagradas de hoje se reduziriam da seguinte forma:

Divisões

Um sistema de divisão da Física pode ser feito levando-se em conta a magnitude do objeto em análise. A física quântica trata do universo do muito pequeno, dos átomos e das partículas que compõem os átomos; a física clássica trata dos objetos que encontramos no nosso dia-a-dia; e a física relativística trata de situações que envolvem grandes quantidades de matéria e energia.

A divisão mais tradicional, no entanto, é aquela feita de acordo com as propriedades mais estudadas nos fenômenos. Daí temos a Mecânica, quando se estudam objetos a partir de seu movimento ou ausência de movimento, e também as condições que provocam esse movimento; a Termodinâmica, quando se estudam o calor, o trabalho, as propriedades das substâncias, os processos que as envolvem e as transformações de uma forma de energia em outra; o Electromagnetismo quando se analisam as propriedades elétricas, aquelas que existem em função do fluxo de elétrons nos corpos; a Ondulatória, que estuda a propagação de energia pelo espaço; a Óptica, que estuda os objetos a partir de suas impressões visuais; a Acústica, que estuda os objetos a partir das impressões sonoras; e mais algumas outras divisões menores.

Áreas da física

em ordem alfabética:

Filosofia da física

Muito sobre a filosofia que envolve a física pode ser encontrado em Filosofia, Metafísica, Ciência e método científico. Entretanto, existem filosofias peculiares da Física.

Uma exemplo de filosofia física é o Determinismo Científico, que diz que tudo que existe não passa de partículas e que o movimento dessas partículas é determinado para sempre quando determina-se a posição e a velocidade da partícula no momento atual. Ou seja, conhecendo a posição de todas as coisas e a sua velocidade, poderia se conhecer todo o passado e o futuro.

Ver também

Ligações externas

Geral

Institutos

Departamentos

Professores e pesquisadores

Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Física.

Predefinição:Campos de estudo da Física Predefinição:Ciências-rodapé

af:Fisika als:Physik an:Fesica ar:فيزياء ast:Física be:Фізыка bg:Физика bn:পদার্থবিদ্যা br:Fizik bs:Fizika bug:Fisika ca:Física co:Fisica cs:Fyzika csb:Fizyka cv:Физика cy:Ffiseg da:Fysik de:Physik el:Φυσική en:Physics eo:Fiziko es:Física et:Füüsika eu:Fisika fa:فیزیک fi:Fysiikka fo:Alisfrøði fr:Physique fur:Fisiche fy:Natuerkunde ga:Fisic gl:Física gu:ભૌતિક શાસ્ત્ર he:פיזיקה hi:भौतिकी hr:Fizika hu:Fizika ia:Physica id:Fisika ie:Fisica io:Fiziko is:Eðlisfræði it:Fisica iu:ᐆᒫᑦᓱᓕᕆᓂᖅ ja:物理学 ka:ფიზიკა ko:물리학 la:Physica lad:Fisika lb:Physik li:Natuurkónde lt:Fizika lv:Fizika mk:Физика ms:Fizik nds:Physik nds-nl:Netuurkunde nl:Natuurkunde nn:Fysikk no:Fysikk oc:Fisica pl:Fizyka ps:فزيک ro:Fizică ru:Физика sa:भौतिकी sc:Fìsica scn:Fìsica sco:Naitural philosophy simple:Physics sk:Fyzika sl:Fizika sq:Fizika sr:Физика su:Fisika sv:Fysik sw:Fizikia ta:இயற்பியல் th:ฟิสิกส์ tl:Pisika tr:Fizik tt:Fizik ug:فىزىكا uk:Фізика vi:Vật lý vo:Füsüd xh:IFiziki zh:物理学 zh-min-nan:Bu̍t-lí-ha̍k zh-yue:物理學

talvez você goste