𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Enrico Fermi: mudanças entre as edições

imported>555
m (removendo fair use)
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
'''Enrico Fermi''' ([[1901]]-[[1954]]) foi um [[Físicos|físico]] [[Itália|italiano]]. Nasceu em [[Roma]] em 1901 e morreu de cancro em 1954. Foi um dos poucos [[físicos]] da era moderna a combinar a teoria com a experiência. Doutorou-se em [[Pisa]]. Após alguns anos na [[Alemanha]], regressou à Universidade de Roma, onde, em 1926, se dedicou à mecânica estatística de [[partículas]] que obedecem ao [[princípio de exclusão de Pauli]], como os electrões. O resultado é a chamada estatística de Fermi-Dirac, uma vez que [[Paul Adrien Maurice Dirac|Dirac]] chegou independentemente às mesmas conclusões. Em 1933 Fermi introduziu o conceito de [[interacção fraca]], que em conjunto com o recém postulado [[neutrino]], entrariam na teoria do decaimento beta. Juntamente com um grupo de colaboradores, Fermi começou uma série de experiências em que foram produzidos artificialmente núcleos radioactivos, pelo bombardeamento com [[neutrões]] de vários elementos. Alguns dos seus resultados sugeriram a formação de elementos transuranianos. De facto, o que eles observaram, e que mais tarde foi comprovado por Hahn, foi a [[cisão nuclear]]. Em 1938 Fermi recebeu o Prémio [[Nobel da Física]] por este trabalho. Foi então para os [[Estados Unidos da América|E.U.A.]], onde viria a participar no projecto Manhattan. Dirigiu o projecto de construção do primeiro [[reactor nuclear]] na Universidade de Chicago. Depois da Guerra, Fermi dedicou-se à [[Física das partículas]], a que deu contribuições importantes. O elemento de número atómico 100, descoberto um ano após a sua morte, recebeu o nome de [[Férmio]] em sua honra.
[[Imagem:Enrico Fermi 1943-49.jpg|thumb|250px|Enrico Fermi na década de 1940.]]
'''Enrico Fermi''' ([[29 de setembro]] de [[1901]] - [[28 de novembro]] de [[1954]]) foi um [[Físicos|físico]] [[Itália|italiano]]. Nasceu em [[Roma]] em 1901 e morreu de cancro em 1954. Foi um dos poucos [[físicos]] da era moderna a combinar a teoria com a experiência. Doutorou-se em [[Pisa]]. Após alguns anos na [[Alemanha]], regressou à Universidade de Roma, onde, em 1926, se dedicou à mecânica estatística de [[partículas]] que obedecem ao [[princípio de exclusão de Pauli]], como os electrões. O resultado é a chamada estatística de Fermi-Dirac, uma vez que [[Paul Adrien Maurice Dirac|Dirac]] chegou independentemente às mesmas conclusões. Em 1933 Fermi introduziu o conceito de [[interacção fraca]], que em conjunto com o recém postulado [[neutrino]], entrariam na teoria do decaimento beta. Juntamente com um grupo de colaboradores, Fermi começou uma série de experiências em que foram produzidos artificialmente núcleos radioactivos, pelo bombardeamento com [[neutrões]] de vários elementos. Alguns dos seus resultados sugeriram a formação de elementos transuranianos. De facto, o que eles observaram, e que mais tarde foi comprovado por Hahn, foi a [[cisão nuclear]]. Em 1938 Fermi recebeu o Prémio [[Nobel da Física]] por este trabalho. Foi então para os [[Estados Unidos da América|E.U.A.]], onde viria a participar no projecto Manhattan. Dirigiu o projecto de construção do primeiro [[reactor nuclear]] na Universidade de Chicago. Depois da Guerra, Fermi dedicou-se à [[Física das partículas]], a que deu contribuições importantes. O elemento de número atómico 100, descoberto um ano após a sua morte, recebeu o nome de [[Férmio]] em sua honra.


{{PremioNobel|área=Física|cat=Fermi, Enrico|ano=1938}}
{{PremioNobel|área=Física|cat=Fermi, Enrico|ano=1938}}

Edição das 18h32min de 11 de dezembro de 2005

Enrico Fermi na década de 1940.

Enrico Fermi (29 de setembro de 1901 - 28 de novembro de 1954) foi um físico italiano. Nasceu em Roma em 1901 e morreu de cancro em 1954. Foi um dos poucos físicos da era moderna a combinar a teoria com a experiência. Doutorou-se em Pisa. Após alguns anos na Alemanha, regressou à Universidade de Roma, onde, em 1926, se dedicou à mecânica estatística de partículas que obedecem ao princípio de exclusão de Pauli, como os electrões. O resultado é a chamada estatística de Fermi-Dirac, uma vez que Dirac chegou independentemente às mesmas conclusões. Em 1933 Fermi introduziu o conceito de interacção fraca, que em conjunto com o recém postulado neutrino, entrariam na teoria do decaimento beta. Juntamente com um grupo de colaboradores, Fermi começou uma série de experiências em que foram produzidos artificialmente núcleos radioactivos, pelo bombardeamento com neutrões de vários elementos. Alguns dos seus resultados sugeriram a formação de elementos transuranianos. De facto, o que eles observaram, e que mais tarde foi comprovado por Hahn, foi a cisão nuclear. Em 1938 Fermi recebeu o Prémio Nobel da Física por este trabalho. Foi então para os E.U.A., onde viria a participar no projecto Manhattan. Dirigiu o projecto de construção do primeiro reactor nuclear na Universidade de Chicago. Depois da Guerra, Fermi dedicou-se à Física das partículas, a que deu contribuições importantes. O elemento de número atómico 100, descoberto um ano após a sua morte, recebeu o nome de Férmio em sua honra.


ast:Enrico Fermi bn:এনরিকো ফের্মি ca:Enrico Fermi cs:Enrico Fermi da:Enrico Fermi de:Enrico Fermi en:Enrico Fermi eo:Enrico FERMI es:Enrico Fermi fi:Enrico Fermi fr:Enrico Fermi gl:Enrico Fermi he:אנריקו פרמי ia:Enrico Fermi id:Enrico Fermi it:Enrico Fermi ja:エンリコ・フェルミ ko:엔리코 페르미 lt:Enrikas Fermis ms:Enrico Fermi nl:Enrico Fermi no:Enrico Fermi pl:Enrico Fermi ro:Enrico Fermi ru:Ферми, Энрико sco:Enrico Fermi sk:Enrico Fermi sl:Enrico Fermi sr:Енрико Ферми sv:Enrico Fermi tr:Enrico Fermi zh:恩里科·费米

talvez você goste