𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Sancho II de Portugal: mudanças entre as edições

imported>Rui Malheiro
mSem resumo de edição
imported>Rui Malheiro
mSem resumo de edição

Edição das 12h22min de 27 de agosto de 2004

Sancho II, rei de Portugal

Sancho II de Portugal, quarto rei de Portugal, nasceu em Coimbra a 8 de Setembro 1207, filho do rei Afonso II de Portugal e de sua rainha Urraca de Castela. Sancho subiu ao trono em 1233 e foi sucedido pelo irmão Afonso III em 1247.

Por altura da sua coroação, Portugal encontrava-se envolvido num sério conflito diplomático com a Igreja Católica. Seu pai, o rei Afonso II, havia sido excomugado pelo Papa Honório III, pelas suas tentativas de reduzir o poder da Igreja dentro do país. Sancho II assinou um tratado de 10 pontos com o Papa, mas não fez muita questão em passá-lo à práctica, dando mais atenção à Reconquista da Península Ibérica. Sancho II conquistou várias cidades no Algarve e no Alentejo.

Sancho II provou ser um general capaz e eficiente, mas no campo admistrativo mostrou-se menos dotado. O rei manteve-se sobretudo interessado pelo lado militar do seu reinado e assim abriu o flanco para disputas internas e intrigas da nobreza. Com a situação da Igreja bastante comprometida, o Arcebispo do Porto fez uma queixa formal ao Papa, que no século XIII detinha poder de colocar e retirar coroas conforme os seus interesses. O Papa Inocêncio IV excomungou Sancho II e editou uma bula onde ordenava aos Portugueses que escolhessem um novo rei para substituir o herético. Em 1246, o irmão mais novo de Sancho Afonso, então a viver em França como Conde de Bolonha, foi convidado a ocupar o trono real. Afonso abdicou imediatamente das suas terras Francesas e marchou sobre Portugal. Sancho II foi forçado a abdicar em 1247 e exilou-se em Toledo onde morreu a 4 de Janeiro de 1248.


Precedido por: Reis de Portugal Sucedido por
Afonso II Sancho II de Portugal Afonso III

Predefinição:Biografias Tabela

de:Sancho II. (Portugal) en:Sancho II of Portugal pl:Sancho II ru:Саншу II

talvez você goste