𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Campo elétrico: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 15: Linha 15:
<math>\mathbf{E}=\frac{\mathbf{F}}{q}</math> onde <math>|\mathbf{F}|=\frac{K.|Q|.|q|}{d.d}</math>  ([[Lei de Coulomb|lei de Coulomb]])
<math>\mathbf{E}=\frac{\mathbf{F}}{q}</math> onde <math>|\mathbf{F}|=\frac{K.|Q|.|q|}{d.d}</math>  ([[Lei de Coulomb|lei de Coulomb]])


Substituindo <math>F \Rightarrow E=\frac{K.|Q|}{d^2}</math>  (K é a constante dielétrica do meio)
Substituindo <math>F \Rightarrow E=\frac{K.|Q|}{d^2}</math>  (( K é a constante dielétrica do meio))


Nota-se, por essa expressão, que o campo elétrico gerado por uma carga é diretamente proporcional ao seu valor, e inversamente proporcional ao quadrado da distância.
Nota-se, por essa expressão, que o campo elétrico gerado por uma carga é diretamente proporcional ao seu valor, e inversamente proporcional ao quadrado da distância.

Edição das 15h30min de 3 de setembro de 2008

Predefinição:Sidebar with collapsible lists Um campo eléctrico é o campo de força provocado por cargas eléctricas, (electrões, protões ou iões) ou por um sistema de cargas. Cargas eléctricas num campo eléctrico estão sujeitas a uma força eléctrica.

A fórmula do campo eléctrico é dada pela relação entre a força elétrica F e a carga de prova q:

Unidade no SI,

Vetor campo elétrico

Campo elétrico gerado pela carga Q

O campo elétrico é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor. Para determinarmos a sua presença, colocamos uma carga de prova no meio. Se esta ficar sujeita a uma força, dizemos que a região em que a carga se encontra, está sujeita a um campo elétrico. O vetor campo elétrico tem sempre a mesma direção da força a que a carga está sujeita, e o sentido é o mesmo da força, se a carga de prova estiver carregada positivamente (Q > 0), ou contrária à força, se a carga for negativa (Q < 0). O módulo é calculado da seguinte forma:

onde (lei de Coulomb)

Substituindo (( K é a constante dielétrica do meio))

Nota-se, por essa expressão, que o campo elétrico gerado por uma carga é diretamente proporcional ao seu valor, e inversamente proporcional ao quadrado da distância.

Campo elétrico devido a uma carga elétrica

O campo elétrico sempre "nasce" nas cargas positivas (vetor) e "morre" nas cargas negativas. Isso explica o sentido do vetor mencionado acima. Quando duas cargas positivas são colocadas próximas uma da outra, o campo elétrico é de afastamento, gerando uma região no meio das duas cargas isenta de campo elétrico. O mesmo ocorre para cargas negativas, com a diferença de o campo elétrico ser de aproximação. Já quando são colocadas próximas uma carga positiva e uma negativa, o campo "nasce" na primeira, e "morre" na segunda.

Campo elétrico uniforme

É definido com uma região em que todos os pontos possuem o mesmo vetor campo elétrico, em módulo, direção e sentido. Sendo assim, as linhas de força são paralelas e equidistantes.

Para produzir um campo com essas características, basta utilizar duas placas planas e paralelas eletrizadas com cargas de mesmo módulo e sinais opostos. Um capacitor pode ser citado como exemplo de criador de campo eléctrico uniforme.

Campo elétrico uniforme

Linhas de força

As cargas de prova positivas encontram-se em movimento dentro de um campo elétrico. A partir da trajetória dessas cargas, traçam-se linhas que são denominadas linhas de força, que têm as seguintes propriedades:

  1. Saem de cargas positivas e chegam nas cargas negativas;
  2. As linhas são tangenciadas pelo campo elétrico;
  3. Duas linhas de força nunca se cruzam;
  4. A intensidade do campo elétrico é proporcional à concentração das linhas de força.

Campo elétrico gerado por uma esfera (oca) condutora

Quando uma esfera está eletrizada, as cargas em excesso repelem-se mutuamente e por isso migram para a superfície externa da esfera, atingindo o equilíbrio eletrostático. Assim, o campo elétrico dentro da esfera (em equilíbrio eletrostático) é nulo, já que não há uma força que atraia uma carga para dentro do corpo.

imagem

  1. (No interior da Esfera)
  2. (superfície exterior próxima da esfera)
  3. (distante da esfera), onde R é o raio da esfera.

Campo elétrico gerado por várias cargas pontuais

É calculado através de uma soma vetorial, que ajudará a chegar ao campo resultante.

Para um sistema constituído de várias cargas elétricas, todas elas interagem simultaneamente.


F²=(f1)²+ (f2)²+2×(f1)×(f2)×cosθ


História

Os estudos a respeito da electricidade estática, criadora dos campos eléctricos, remontam a Tales de Mileto. O filósofo e estudioso da natureza descreveu o fenómeno que consiste em uma barra de âmbar (seiva petrificada) que atrai pequenos objectos depois de esfregada com uma pele de coelho. No cotidiano, é o mesmo que esfregar uma caneta de plástico (material isolante) contra um pano ou o próprio cabelo. Em ambas as situações, o objecto fica electricamente carregado.

Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Wikidata/Referências".

  • Tipler, Paul A. - Física (4a Edição), Vol 2. Editora LTC

Ver também

Ícone de esboço Este sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

ar:حقل كهربائي be:Электрычнае поле be-x-old:Электрычнае поле bg:Електрично поле bs:Električno polje ca:Camp elèctric cs:Elektrické pole de:Elektrisches Feld el:Ηλεκτρικό πεδίο en:Electric field eo:Kampo (elektro) es:Campo eléctrico et:Elektriväli fa:میدان الکتریکی fi:Sähkökenttä fr:Champ électrique gl:Campo eléctrico he:שדה חשמלי hr:Električno polje hu:Elektromos mező id:Medan listrik it:Campo elettrico ja:電場 ko:전기장 lt:Elektrinis laukas lv:Elektriskais lauks mn:Цахилгаан орон nl:Elektrisch veld nn:Elektrisk kraft no:Elektrisk kraft pl:Pole elektryczne ro:Câmp electric ru:Электрическое поле sh:Električno polje sl:Električno polje sq:Fusha elektrike sr:Електрично поље su:Médan Listrik sv:Elektriskt fält ta:மின்புலம் th:สนามไฟฟ้า tr:Elektriksel alan uk:Електричне поле vi:Điện trường zh:電場

talvez você goste