𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Comunicação: mudanças entre as edições

imported>Salebot
(bot : reversão de 83.240.167.174 (vandalismo : -179), revertendo para a versão 14072998 de Whooligan)
( texto trocado por 'olfdjgkhfjkgrenjfsbjdgwjebhfwhebjhwgfuswregftefsjhegfuighewbgfrjhegwgg bfbgrhwhegry24u3riwghyeruiwherukwhe'''whye rukwheukwherukwherukhwe fodasssss..........')
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=janeiro de 2009}}
olfdjgkhfjkgrenjfsbjdgwjebhfwhebjhwgfuswregftefsjhegfuighewbgfrjhegwgg
{{Comunicação}}
bfbgrhwhegry24u3riwghyeruiwherukwhe'''whye rukwheukwherukwherukhwe


'''Comunicação''' é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a [[teoria da informação]], [[comunicação intrapessoal]], [[comunicação interpessoal]], [[marketing]], [[propaganda]], [[relações públicas]], [[análise do discurso]], [[telecomunicações]] e [[Jornalismo]].


Também se entende a '''comunicação''' como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, [[fisiologia]], [[função]] e [[evolução]]) e sociais (por exemplo, [[jornalismo]], [[relações públicas]], [[publicidade]], [[Comunicação audiovisual|audiovisual]] e [[Mídia|meios de comunicação de massa]]).


A '''comunicação humana''' é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas [[símbolo|simbólicos]] como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a [[Internet|rede global de telecomunicações]], a fala, a [[escrita]] que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.


No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma [[Mídia|comunicação mediada]].


O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a [[Semiótica]], o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em [[signos]] conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal.


O termo '''comunicação''' também é usado no sentido de [[transporte]]s (por exemplo, a comunicação entre duas cidades através de [[Trem|trens]]).
fodasssss....... k merda e esta... todos pa desciclopedia JA!!!!!!
 
==História==
Vários aspectos da comunicação têm sido objeto de estudos. Na [[Grécia Antiga]], o estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, era um assunto vital para estudantes. No início do [[século XX]], vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas acadêmicas. A Comunicação começou a emergir como um campo acadêmico distinto em meados do século XX. [[Marshall McLuhan]], [[Theodor Adorno]] e [[Paul Lazarsfeld]] foram alguns dos pioneiros na área.
 
==Teoria da Comunicação==
Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas, como [[Filosofia]], [[Sociologia]], [[Psicologia]] e [[Lingüística]], têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "[[Teoria da Comunicação]]", um apanhado geral de idéias que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a [[Mídia|comunicação mediada]] - como fenômeno social. Entre as teorias, destacam-se o [[funcionalismo]], primeira corrente teórica, a [[Escola de Frankfurt]] (crítica à primeira e profundamente marxista) e a escola de [[Palo Alto]] (principal corrente teórica atualmente). O trabalho teórico na América Latina ganhou impulso na década de [[1970]] quando se passou a retrabalhar e transformar as teorias estrangeiras. Assim surgiu a [[Teoria das Mediações]], de [[Jesús Martin-Barbero]].
 
As teorias dão diferentes pesos para cada um dos componentes da comunicação. As primeiras afirmavam que tudo o que o ''emissor'' dissesse seria aceito pelo ''receptor'' (público). Daí surge a Teoría Crítica que analisa profundamente a transmissão/dominação ideológica na comunicação de massa ([[Theodor Adorno|Adorno]], [[Max Horkheimer|Horkheimer]]). Depois disso se passa a criticar o modelo. O receptor, dizem os estudiosos de Palo Alto, tem consciência e só aceita o que deseja. Do ponto de vista de Barbero, o que o receptor aceita (ou melhor, compreende) varia grandemente conforme sua [[cultura]], no sentido mais amplo da palavra.
 
==Formas e Componentes da Comunicação==
[[Imagem:Latin dictionary.jpg|right|thumb|200px|A escrita é uma forma de comunicação utilizada desde há milhares de anos]]
Os componentes da comunicação são: o [[emissor]], o [[receptor]], a [[mensagem]], o [[canal de propagação]], o [[meio de comunicação]], a resposta ([[feedback]]) e o [[ambiente]] onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do [[ruído]] e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao [[repertório]].
Quanto à forma, a Comunicação pode ser [[Comunicação verbal|verbal]], [[Comunicação não-verbal|não-verbal]] e [[Mídia|mediada]].
 
==Comunicação e Tecnologia==
A comunicação humana se desenvolve em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois pontos distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.
 
==Dinamismo da Comunicação==
 
Comunicação é uma palavra de sentido amplo e como tal abre um leque de possibilidades em vários segmentos. Com o surgimento de novas tecnologias, além da sofisticação e aprimoramento de métodos de comunicação já existentes, afloram a cada dia novas alternativas tornando mais dinâmicas as possibilidades de comunicação.
 
Essa evolução na área de comunicação é parte integrante da própria evolução do homem e da sociedade, mesmo porque é sabido que a comunicação está diretamente ligado aos sentidos humanos. Então basta dizer que hoje é impossível o homem deixar seus sentidos de lado simplesmente ignorando-os e deixando de comunicar-se, ou seja, é impossível o homem viver isolado a margem da sociedade. Na verdade as pessoas e a sociedade em si estão procurando aprimorar esses sentidos.
 
Para despertarmos o interesse das pessoas em algum serviço ou produto há a necessidade de algum estímulo nestes sentidos e para tanto, necessitamos de alguma forma/meio de comunicação. Se estes sentidos estão evoluindo e se aprimorando, vale dizer que para despertarmos interesse das pessoas e da sociedade como um todo está cada dia mais difícil e técnico.
 
O óbvio é que tudo conspira contra as organizações, independentemente do tamanho dessas. É sabido que para despertar interesses há a necessidade de se comunicar de alguma forma. Os segmentos de mercado correspondem a minúsculas parcelas dessa sociedade e essas pequenas parcelas estão cada dia mais sensíveis e por conseqüencia exigentes. Daí vem a necessidade de usarmos não só todas as possibilidades de comunicação existentes mas fazer isso de forma correta no sentido de busca pertinente e individual de acordo com cada ramo de atividade, ou seja, atingir o segmento de mercado correto. Buscar não só os meios de comunicação corretos mas também utilizarmos a linguagem correta para cada tipo de [[mídia]]. Buscar não só o universo correto desses meios de comunicação mas também saber dosar as inserções em cada um deles. Com a evolução das novas tecnologias a palavra comunicação amplia ainda mais seu significado, chegando a níveis de dinamismo que transcendem as eras. Apesar disso, as decisões ainda são individuais dentro dessa sociedade.
 
==Telecomunicação==
[[Imagem:Modern telephone.jpg|right|thumb|200px|Telefone moderno sem fio]]
As [[Telecomunicação|telecomunicações]] dizem respeito às distintas tecnologias de comunicação à distância (do prefixo grego ''tele-'', distante), como [[Telégrafo|telegrafia]], [[Telefone|telefonia]], [[rádio (comunicação)|radiodifusão]], [[Televisão|teledifusão]] e [[internet]], entre outras, envolvendo transmissão de áudio (som), vídeo (imagens) e dados. Em telecomunicação, o termo comunicação tem os seguintes significados:
 
1. Transferência de informação, entre usuários ou processos, de acordo com convenções estabelecidas entre uma ou várias pessoas ou máquinas em que cada qual pode ser "emissor" e "receptor" respectivamente, processo que geralmente pode "retroalimentar-se" pela relação entre eles.
 
2. A área da tecnologia à qual concerne a representação, transferência, interpretação e processo de [[dados]] entre pessoas, lugares e máquinas.
 
==Comunicação Segmentada==
A Comunicação Segmentada é um desdobramento do modelo de [[Comunicação de Massa]]. Ela ocorre pelos meios de comunicação tradicionais como [[Jornal|jornais]], [[Rádio (comunicação)|rádios]], [[Televisão|TVs]], [[Cinema]], [[Cartazismo|cartazes]] ou [[internet]], porém, diferentemente do modelo de massa, atinge grupos específicos, classificados de acordo com características próprias e preferências similares. A Comunicação Segmentada tem a particularidade de atingir um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.
 
==Ensino de Comunicação==
O ensino de Comunicação como um campo de atividade profissional (ou seja, um conjunto de profissões) se dá formalmente em três níveis: '''técnico''', '''graduação''' e '''pós-graduação'''. No primeiro, em escolas de formação técnica, ensinam-se técnicas operacionais para execução de produtos de comunicação e o uso de equipamentos necessários à produção destes. No segundo, formam-se profissionais habilitados ao exercício de profissões de Comunicação, tanto com treinamento prático quanto com embasamento teórico. Já no terceiro, em ''latu'' ou ''strictu senso'', elaboram-se teses analíticas ou teóricas sobre a prática da Comunicação, temas correlatos ao campo e as relações comunicacionais no mundo.
 
No [[Brasil]], a graduação em Comunicação é oferecida por instituições de ensino superior ([[faculdade]]s e [[universidade]]s) e está regulamentada nos cursos de [[bacharelado]] em '''[[Comunicação Social]]''' (neologismo criado para evitar o termo "de Massa"), divididos nas seguintes habilitações:
*[[Jornalismo]]
*[[Relações Públicas]]
*[[Rádio (comunicação)|Radialismo]] ou [[Audiovisual|Rádio & TV]] ou ainda [[Audiovisual|Imagem & Som]]
*[[Editoração|Produção Editorial]]
*[[Publicidade|Publicidade e Propaganda]]
*[[Cinema|Cinema & Vídeo]]
*[[Produção cultural]]
 
Em algumas universidades são oferecidos cursos de Comunicação Social Integrada, cuja grade curricular integra três habilitações: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.
Em [[Portugal]], o curso de Comunicação (ou Comunicação Social) é oferecido por instituições de ensino superior ([[faculdade]]s, [[instituto]]s e [[universidade]]s) e está regulamentada nos cursos de [[licenciatura]].
 
=={{Ver também}}==
* [[Comunicação de Massa]]
* [[Oratória]]
* [[Retórica]]
* [[Mídia]]
** [[Mídia Alternativa]]
** [[Editoração]]
** [[Cinema]]
** [[Televisão]]
** [[Propaganda]]
** [[Publicidade]]
** [[Internet]]
** [[Veículos de Comunicação]]
* [[Cultura de Massa]]
** [[Indústria Cultural]]
* [[Linguagem]]
** [[Análise do Discurso]]
* [[Comunicação Visual]]
** [[Design gráfico]]
** [[Design de cartazes]]
** [[Quadrinhos]]
* [[Jornalismo]]
** [[Imprensa]]
** [[Assessoria de Imprensa]]
* [[Relações Públicas]]
** [[Comunicação Organizacional]]
** [[Assessoria de Imprensa]]
* [[Democratização da Comunicação]]
* [[Folkcomunicação]]
 
=={{Ligações externas}}==
 
 
{{ciências-rodapé}}
 
[[Categoria:Comunicação| ]]
[[Categoria:Ciências sociais]]
 
[[an:Comunicazions]]
[[ar:اتصال]]
[[bat-smg:Kuomonėkacėjės]]
[[bg:Комуникации]]
[[br:Kemennadur]]
[[bs:Komunikacija]]
[[ca:Comunicació]]
[[cs:Dorozumívání]]
[[cy:Cyfathrebu]]
[[da:Kommunikation]]
[[de:Kommunikation]]
[[el:Επικοινωνία]]
[[en:Communication]]
[[eo:Komunikado]]
[[es:Comunicación]]
[[et:Kommunikatsioon]]
[[eu:Komunikazio]]
[[fa:ارتباطات]]
[[fi:Viestintä]]
[[fr:Communication]]
[[fur:Comunicazions]]
[[gl:Comunicación, función da linguaxe]]
[[gv:Çhaghteraght]]
[[he:תקשורת]]
[[hr:Komunikacije]]
[[hu:Kommunikáció]]
[[ia:Communication]]
[[id:Komunikasi]]
[[is:Samskipti]]
[[it:Communication]]
[[ja:通信]]
[[jv:Komunikasi]]
[[ka:კომუნიკაცია]]
[[ko:통신]]
[[lb:Kommunikatioun]]
[[li:Kommunikasie]]
[[lt:Bendravimas]]
[[lv:Saskarsme]]
[[mk:Комуникација]]
[[ms:Komunikasi]]
[[nl:Communicatie]]
[[nn:Kommunikasjon]]
[[no:Kommunikasjon]]
[[oc:Comunicacion]]
[[pl:Komunikacja interpersonalna]]
[[rm:Communicaziun]]
[[ro:Comunicaţii]]
[[ru:Общение]]
[[sah:Билсии]]
[[scn:Cumunicazzioni]]
[[sco:Communication]]
[[simple:Communication]]
[[sl:Komuniciranje]]
[[sq:Komunikimi]]
[[sr:Комуникација]]
[[su:Komunikasi]]
[[sv:Kommunikation]]
[[ta:தொடர்பாடல்]]
[[th:การสื่อสาร]]
[[tl:Komunikasyon]]
[[tr:İletişim]]
[[uk:Комунікація]]
[[ur:ابلاغیات]]
[[vec:Comunicasion]]
[[yi:קאמוניקאציע]]
[[zh:传播学]]

Edição das 17h55min de 5 de fevereiro de 2009

olfdjgkhfjkgrenjfsbjdgwjebhfwhebjhwgfuswregftefsjhegfuighewbgfrjhegwgg bfbgrhwhegry24u3riwghyeruiwherukwhewhye rukwheukwherukwherukhwe




fodasssss....... k merda e esta... todos pa desciclopedia JA!!!!!!

talvez você goste