𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Lajeosa do Dão: mudanças entre as edições

imported>Rei-bot
(+cat utilizando AWB)
Sem resumo de edição
Linha 28: Linha 28:


Pode-se dizer que a '''Lajeosa do Dão''' é um exemplo de prosperidade e crescimento.
Pode-se dizer que a '''Lajeosa do Dão''' é um exemplo de prosperidade e crescimento.
É lá que se situa a empresa de exportação de Vinhos mais importante de Portugal.
É lá que se situa a empresa de exportação de Vinhos mais importante de Portugal.Mas isso nao quer dizernada.. não é por exportarem tintol que são mais que os outros.. é so bebados na lageosa.. cromos! toinos!


==Património==
==Património==

Edição das 10h31min de 25 de maio de 2007

Predefinição:Info/Freguesia A Lajeosa do Dão é uma freguesia portuguesa do concelho de Tondela, com 24,31 km² de área e 2 209 habitantes (2001). Densidade: 90,9 hab/km².

Foi elevada a vila em 30 de Junho de 1999, tendo a sua designação sido alterada de Lajeosa para Lajeosa do Dão.

Os seus limites inscrevem-se entre a ligeira depressão da ribeira de Asnes e a linha de cristas sobranceiras à margem esquerda do rio Dão, distribuindo-se os povoados que integram a freguesia por largas extensões (15 km²) sitas à direita do Dão – Caldas e Corujeiro, LAJEOSA, sede de freguesia, com maior densidade demográfica, Vinhal, Teomil, Salgueiral e aquela mais estreita faixa que assoma a margem esquerda – S. Gemil, Furadoiro e Penedo.

Pode-se dizer que a Lajeosa do Dão é um exemplo de prosperidade e crescimento. É lá que se situa a empresa de exportação de Vinhos mais importante de Portugal.Mas isso nao quer dizernada.. não é por exportarem tintol que são mais que os outros.. é so bebados na lageosa.. cromos! toinos!

Património

Tem um historial recente, com cerca de 250 anos documentados, no entanto possui a ANTA Arquinha da Moira, sepulturas antropomórficas, a Lage da Cabana e Santas Marinhas, que nos permitem pensar em origens mais afastadas situadas entre os 3000 e os 5000 anos.

talvez você goste