𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Equação quadrática: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
'''Equação quadrática''' em uma [[incógnita]] é [[sentença matemática aberta]] expressa na forma <math>ax^2 + bx + c = 0, com <math> a, b e c <math> pertencentes ao [[conjunto-universo]] adotado, sendo <math>a\ne0\<math>.
'''Equação quadrática''' em uma [[incógnita]] é [[sentença matemática aberta]] expressa na forma seguinte:


A restrição imposta de ser <math>a\ne0\<math> é de imediata compreensão: com efeito se ocorrer de ser <math>a = 0<math>, ''a equação em causa '''deixará de ser do segundo grau''', passando a ser tão-somente, equação do primeiro grau''. Também se pode considerar que tal restrição é necessária pelo fato de o coeficiente '''a''' figurar no denominador da '''fórmula que resolve a equação quadrática''', o que, contudo, é fato posterior.
<center><math>ax^2 + bx + c = 0\,\!</math>
 
sendo a, b e c pertencentes ao [[conjunto-universo]] adotado, e a diferente de zero.
 
A restrição imposta de ser '''a diferente de zero''' é de imediata compreensão: com efeito se ocorrer de ser <math>a = 0<math>, ''a equação em causa '''deixará de ser do segundo grau''', passando a ser tão-somente, equação do primeiro grau''. Também se pode considerar que tal restrição é necessária pelo fato de o coeficiente '''a''' figurar no denominador da '''fórmula que resolve a equação quadrática''', o que, contudo, é fato posterior.


Também é útil considerar que, em se tratando de equação, fala-se em '''incógnita''', não em '''variável'''.
Também é útil considerar que, em se tratando de equação, fala-se em '''incógnita''', não em '''variável'''.

Edição das 13h47min de 29 de novembro de 2006

Equação quadrática em uma incógnita é sentença matemática aberta expressa na forma seguinte:

sendo a, b e c pertencentes ao conjunto-universo adotado, e a diferente de zero.

A restrição imposta de ser a diferente de zero é de imediata compreensão: com efeito se ocorrer de ser Falhou ao verificar gramática (erro de sintaxe): {\displaystyle a = 0<math>, ''a equação em causa '''deixará de ser do segundo grau''', passando a ser tão-somente, equação do primeiro grau''. Também se pode considerar que tal restrição é necessária pelo fato de o coeficiente '''a''' figurar no denominador da '''fórmula que resolve a equação quadrática''', o que, contudo, é fato posterior. Também é útil considerar que, em se tratando de equação, fala-se em '''incógnita''', não em '''variável'''. '''Incógnita''' significa ''quantidade não-conhecida'', o que, de fato, é verdadeiro '''antes''' da solução da equação. É, também, por essa razão lógica, que a sentença matemática que descreve a equação é dita '''aberta''', naturalmente antes da solução. '''Variável''', por seu turno, é termo adequado à grandeza figurante numa função (ou relação, ''lato sensu''), pois que aí, de fato ela é tal: variável independente, variável dependente. Uma ou mais, conforme se trate de função ou relação a uma ou mais variável(is). '''Equação quadrática''' chama-se, também, '''equação do segundo grau''' e é [[equação polinomial|equação algébrica polinomial]] de grau dois, sendo-lhe aplicáveis toda a teoria e todas as propriedades das equações polinomiais. Na [[Matemática]], as '''equações do 2º grau''' ou '''quadráticas''' se apresentam na forma: <center><math>ax^2 + bx + c = 0\,\!} , onde .

Fórmula Resolvente

As raízes destas equações podem ser encontradas mediante a aplicação da fórmula resolvente, ou fórmula de Báskara, que é a fórmula obtida ao tentar obter o valor de :


Com efeito, podemos ver que esta equação é, de fato, equivalente à inicial:

Então temos por definição de módulo que:

  • Se

  • Se

Portanto,

A existirem as duas raízes, e respectivamente, a seguinte equação também é equivalente:

Delta

O polinômio dentro da raíz da fórmula resolvente é chamado de delta ou discriminante.

Dessa forma, a fórmula resolvente pode ser escrita na forma:

De acordo com o valor de delta, é possível tirar algumas conclusões sobre a equação.

  • Se , a equação terá duas raízes reais e distintas.
  • Se , a equação terá duas raízes reais e iguais.
  • Se , a equação terá duas raízes complexas.

O delta também é usado no estudo do sinal de uma função quadrática.

Soma e Produto

Outra forma de resolver equações é através da Soma (S) e Produto (P), dada pela fórmula:


Onde a soma das raízes equivale a e o produto delas corresponde a . Dessa forma, usamos as tentativas.


cs:Kvadratická rovnice da:Andengradsligning de:Quadratische Gleichung en:Quadratic equation es:Ecuación de segundo grado fi:Toisen asteen yhtälön ratkaisukaava fr:Équation du second degré he:משוואה ממעלה שנייה hu:Másodfokú egyenlet id:Persamaan kuadrat io:Quadratala equaciono is:Annars stigs jafna it:Equazione quadratica ja:二次方程式 ka:კვადრატული განტოლება ko:이차 방정식 nl:Vierkantsvergelijking pl:Równanie kwadratowe ru:Квадратное уравнение sk:Kvadratická rovnica sv:Andragradsekvation uk:Квадратне рівняння vi:Phương trình bậc hai zh:一元二次方程

talvez você goste